2041 Como a Inteligência Artificial Vai Mudar a sua Vida nas Próximas Décadas (Kai-Fu Lee e Chen Qiufan)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Ficha Técnica:

Nome Original: AI 2041: Ten Visions for Our Future
Autores: Kai-Fu Lee e Chen Qiufan
País de Origem: China
Tradução: Isadora Sinay
Número de Páginas: 480
Ano de Lançamento: 2021
ISBN-13: 9780593238295
Editora: Globo Livros
SKOOB | GOODREADS | Compre na AMAZON

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 10º livro lido em 2023 e foi 2041 Como a Inteligência Artificial Vai Mudar a sua Vida nas Próximas Décadas (Kai-Fu Lee e Chen Qiufan). Ganhei este livro ano passado e a princípio não me interessou muito, mas como não quero ficar com livros não lidos na estante, decidi arriscar.

O livro é escrito por um dos maiores especialistas em inteligência artificial e traz uma realidade dominada pela tecnologia através de análises e contos no melhor estilo Black Mirror.


Saindo do clichê dos livros teóricos e cheios de conceitos incompreensíveis ao público leigo, Kai-Fu Lee, fundador da Google China e autor do best-seller Inteligência artificial, e Chen Qiufan, um dos grandes nomes do sci-fi, apresentam ao leitor dez contos que mostram de forma divertida concepções que podem se tornar uma realidade até 2041. Ainda que alguns deles pareçam saídos de um filme de ficção científica, outros serão facilmente reconhecidos pelo leitor como parte do seu cotidiano.

Cada conto de Chen Qiufan é acompanhado por uma análise de Kai-Fu Lee sobre como a tecnologia apresentada na trama fará em breve parte de nossas vidas. Com temas desde carros sem motoristas e robôs que farão todo o trabalho que consideramos entediante até novas formas de educação e de cuidados com aqueles que estão prestes a partir, os autores apresentam de maneira simples e direta temas que poderiam, de outro modo, soar complexos, ao mesmo tempo em que refletem sobre como a inteligência artificial já é uma realidade para nós.


2041 demonstra como o mundo pode ser daqui a duas décadas em uma obra dedicada não apenas aos leitores que se interessam por tecnologia, mas também a todos aqueles que desejam ter um vislumbre de como serão os próximos anos.

Eu gostei de todos os contos que o livro traz, mas dois me chamaram mais a atenção. O primeiro é um em que uma família contrata um plano de saúde com mensalidade volátil. Conforme o rastreamento e cruzamento de dados, o plano de saúde pode aumentar de valor se os membros da família forem negligentes com sua saúde. Como por exemplo, a mensalidade aumenta se o pai dirigir acima da velocidade, bem como se o filho ingere muito açúcar ou a mãe não se exercita. Isso tudo parece positivo porque afinal faz com que a família se cuide para não ter gastos altos com o plano. Porém, a mensalidade começa a aumentar quando a filha desta família se apaixona por um menino que acredita que o plano de saúde seja um risco para a vida dela. Assim, o conto traz a reflexão de quanto a tecnologia de rastreamento de dados pode interferir em assuntos tão pessoais quanto um relacionamento romântico.


Um outro conto curioso foi o que trouxe a tecnologia de escaneamento da vida médica de cada cidadão, bem como se cada um está em dia com suas vacinas. O autor acredita que isso é fundamental para o bem coletivo de qualquer sociedade e impede que pessoas não vacinadas entrem em determinados locais, através deste escaneamento. Isso tudo fica bem complicado quando por questões pessoais, uma mulher deixa de tomar uma das vacinas e precisa pegar um voo de emergência.

Cada conto traz uma análise bem fluida e simples e a leitura se mostrou muito gostosa.

Eu gostei!


Um pouco sobre os autores:


Kai-Fu Lee
é um cientista da computação, empresário e escritor taiwanês. Ele atualmente mora em Pequim, China. Lee desenvolveu um sistema de reconhecimento de fala contínuo e independente do locutor como seu trabalho de  Ph.D. na Carnegie Mellon University.

Chen Qiufan, também conhecido como Stanley Chan, é um escritor, colunista e roteirista chinês de ficção científica. Seu primeiro romance foi The Waste Tide, que "combina realismo com alegoria para apresentar o hibridismo de humanos e máquinas”.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.