Séries do meu coração #70 Abbot Elementary

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023



Oi gente que ama livros, hoje venho com mais um post da coluna Séries do Meu Coração e compartilharei com vocês meu amor por mais uma série apaixonante.

A série do mês é Abbott Elementary.

Meu interesse pela série surgiu quando o ator Tyler James Williams, o amado Chris da imortal Todo Mundo Odeia o Chris ganhou o prêmio de melhor ator em série de comédia no último Globo de Ouro em janeiro de 2023 e então me deparei com uma das melhores séries de humor dos últimos tempos.

Comédia no estilo mockumentary (quando se quer simular um documentário), a série do streaming Star+ acompanha um grupo de professores da pior escola pública da Filadélfia que se esforça em ensinar apesar das dificuldades.

Esta série é transmitida pelo canal ABC nos Estados Unidos e há um certo prazer em acompanhar as reações que defendem que a TV aberta tem seus dias contados ou está agonizando. No momento em que uma série como Abbott Elementary aparece, vemos como os argumentos a favor desta ideia são frágeis.

A série segue o dia a dia de um grupo de professores da Abbott Elementary, uma escola pública de perfil majoritariamente negro na cidade de Filadélfia, cuja ausência de recursos do poder público é a tônica da instituição. Nesse equilíbrio entre o humor e uma honestidade quase crua, capaz de celebrar o papel preponderante dos educadores e criticar as falhas do sistema, encontramos a força de uma série que se constrói aos poucos.


O formato não é novo e, convenhamos, tem sido uma espécie de zona de conforto na comédia estadunidense contemporânea, especialmente desde o sucesso de Brooklin 99.

Ainda assim, a série da ABC tem muito valor. A produção entrega ao público uma comédia que trafega entre o otimismo e o hiper-realismo. Isso significa dizer que Abbott Elementary está mais interessada em usar o humor para fazer crítica social do que para entreter? A resposta é não. A produção obviamente faz piada das políticas públicas de educação na “maior nação do mundo”, mas sua “militância” parte do humor e não do panfleto.


Quinta Brunson, criadora, roteirista e protagonista da série, é um nome pouco conhecido no Brasil. Nos Estados Unidos, além de atriz e dubladora de animações como Big Mouth, é uma comediante de stand-up de relativo sucesso, inclusive na televisão, onde comandou programas do gênero. Na série, Quinta é Janine, uma professora que acredita imensamente no papel transformador da educação e que é possível fazer mais e melhor por seus alunos.

A indiferença do sistema em que trabalha obriga que tenha desenvoltura o suficiente para motivar seus colegas, já que Ava (interpretada pela hilariante Janelle James), a diretora egocêntrica da escola tem zero tino para o cargo.


Sua condução da escola é desastrada, porque está mais interessada em viver o que acredita ser sua vocação para o estrelato. Por essa razão, Ava contrata (usando dinheiro público, é claro) uma equipe para filmar um documentário sobre a rotina da Abbott Elementary, que passa a seguir os professores e colher depoimentos sobre sua atuação.

Cada personagem torna Abbott Elementary uma série divertidíssima. Não há espaço para idealizar a profissão, ainda que, como dito em um dos episódios, eles sejam “administradores, assistentes sociais, terapeutas e segundos pais”.

Nesse equilíbrio entre o humor e uma honestidade quase crua, capaz de celebrar o papel preponderante dos educadores e criticar as falhas do sistema, encontramos a força de uma série que se constrói aos poucos, como quem descobre onde está pisando e até onde pode ir.

Ainda há espaço para que Abbott Elementary seja lapidada, mas, conforme dito no início desta crítica, também mostra que a TV aberta segue pulsando.

Eu adorei intensamente!

Trailer:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.