21.7.20

PostCast #005 Projeto Humanos


Hoje resolvi trazer pra vocês um formato diferente de podcast, chamado de storytelling. Ao contrário dos podcasts anteriores que são no formato de conversa em grupo, meio parecido com uma mesa de bar, o PROJETO HUMANOS é dedicado a contar histórias reais de pessoas reais, como se fosse um áudio book. Alguns episódios possuem entrevistas e depoimentos, o que torna a história mais próxima de nós ouvintes. Produzido por Ivan Mizanzuk (@mizanzuk), desde 2015, e é uma produção do AntiCast (eles produzem vários podcasts).

O PROJETO HUMANOS possui quatro temporadas cada uma com uma história diferente e duas temporadas a parte, com crônicas e especiais.

A primeira temporada é FILHAS DA GUERRA, conta a história de Lili Jaffe, uma iugoslava judia que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz e escreveu um diário sobre suas experiências lá. Este diário foi publicado no livro O que os Cegos Estão Sonhando?, lançado em 2012 pela Editora 34, graças à sua filha, a escritora Noemi Jaffe. É uma crônica muito delicada diante de um tema tão sério quanto pode ser falar sobre a Segunda Guerra Mundial.

O CORAÇÃO DO MUNDO é a segunda temporada do Projeto Humanos. Composta por 14 episódios, buscou contar histórias de brasileiros e refugiados que se envolveram com conflitos no Oriente Médio, desde o 11 de Setembro até a Guerra da Síria. É trazido para perto da gente essas histórias que parecem alocadas em países tão distantes.

A terceira temporada é O QUE FAZ UM HERÓI e traz histórias de pessoas que, em algum momento, viram-se forçadas a se tornarem heróis. 6 histórias independentes entre si de épocas diferentes, mas todas no Brasil

Até essa temporada, o projeto tinha um objetivo definido de quantidade de episódios e com temática mais palpável pros ouvintes. Mas a quarta temporada revolucionou não só o podcast e a vida do Ivan como os caminhos de um crime de quase 30 anos atrás. Retirei a descrição abaixo do site do podcast porque eu não faria melhor:
Se você era criança no Paraná em 1992, você tinha medo das “Bruxas de Guaratuba”. No dia 06 de Abril de 1992, na cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná, o menino Evandro Ramos Caetano, de apenas 6 anos de idade, desapareceu. Poucos dias depois, seu corpo foi encontrado sem as mãos, cabelos e vísceras. A suspeita: foi sacrificado num ritual satânico. Essa morte acabou por aumentar o medo de pais por todo o estado do Paraná, que enfrentava naquele momento um surto de crianças desaparecidas. Teriam seus filhos sofrido o mesmo destino trágico de Evandro? Em Julho de 1992, sete pessoas são presas em Guaratuba, e confessam que usaram o menino em um ritual macabro. Mas o caso estava longe de ser encerrado – assim como a culpa daquelas pessoas estava longe de ser devidamente esclarecida. O Caso Evandro, popularmente conhecido no Paraná como As Bruxas de Guaratuba,  é o tema da 4ª temporada do Projeto Humanos. Seu lançamento se dá em partes, a primeira parte estreando no dia 31 de Outubro de 2018. Após o 24º episódio, a temporada entrará em uma pausa para produção dos episódios finais. No total, a temporada deverá terminar com algo entre 27 e 30 episódios. Os episódios são sempre lançados nas quartas-feiras.
Essa temporada é dividida em Partes, cada uma sendo dedicada a um tema específico do caso. São elas:

Parte 1: O Caso Evandro – Episódios 1 a 6

Parte 2: As Confissões – Episódios 7 a 12

Parte 3: Coisas Estranhas e Argumentos da Acusação – Episódios 13 a 16

Parte 4: Álibis e Testemunhas de Acusação – Episódios 17 a 24

Parte 5: O Corpo – [em produção]

Parte 6: O que Restou – [em produção]

Eu me lembro vagamente de ouvir falar sobre esse caso quando era criança, eu tinha mais ou menos a mesma idade do Evandro e as crianças eram assustadas com essas notícias pra obedecerem os pais.

Tive contato com o podcast no começo ano passado quando já estava por volta do episódio 10 do CASO EVANDRO e me apaixonei pela narrativa e pela forma como o Ivan conta as histórias, afinal são histórias reais e merecem muito respeito.

Quando foi publicado o episódio 24, uma reviravolta se deu na internet e eu espero muito que no processo da investigação do desaparecimento também. Por enquanto estou na espera ansiosa da finalização e de notícias sobre o caso. A temporada fez tanto sucesso e é tão relevante que a Globoplay gravou uma série que deve ir ao ar esse ano ainda.

Como o blog é sobre livros, acredito que esse podcast vai arrebatar vocês como me arrebatou.

Vocês podem ouvir os episódios no Spotify e no site do projeto AQUI. No site vocês também encontram matérias extras sobre os casos, como fotos e áudios completos.

E aí, ouçam e me contem o que acharam!

Até semana que vem!!

4 comentários:

  1. Eu já conhecia esse podcast e até salvei nos meus favoritos, mas sempre esqueço de começar a ouvir. Tinha até me esquecido dele de novo.
    Adorei seu post e vou já criar vergonha nessa minha cara e começar logo de uma vez!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Laís.
    Não sou muito uma pessoa de podcast, mas achei esse projeto bem interessante.
    Vou dar uma pesquisada e tentar ouvir alguma coisa para ver se me animo!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camis, Vale muito a pena, além de ser real, está mudando a história da vida das pessoas que tem suas histórias contadas.
      Bjos

      Excluir