21

Belgravia (Julian Fellowes)

Ficha Técnica:
Nome Original: Belgravia
Autor: Julian Fellowes
Tradução: Rachel Agavino
País de Origem: Reino Unido
Número de Páginas: 368
Ano de Lançamento: 2016
ISBN-13: 9788551000076
Editora: Intrínseca
SKOOB

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 64º livro lido em 2016 e foi Belgravia (Julian Fellowes). Depois de duas experiências muito positivas com romances de época este ano, parti para a leitura deste livro aqui com as expectativas nas alturas.


O livro inicia em 1815, na Bélgica, com a família Trenchard recebendo o convite nobre para o tradicional baile em homenagem ao duque Wellington. Este convite fez com que James Trenchard se sentisse  muito honrado, porque apesar dele ser um homem em ascensão financeira, por ser um comerciante, ele não possuía o título necessário para este tipo de evento e isso o deixou muito satisfeito. Ele não quer apenas prosperar economicamente, mas quer um reconhecimento social também e para isso, acaba estimulando que sua filha Sofia, se envolva com o sobrinho da duquesa, com o objetivo de se tornar uma nobre. Esse envolvimento não é de todo aprovado pela mãe de Sofia, mas, ainda assim, é feito. Então, no baile, um grande evento histórico acontece e muitos jovens são obrigados a deixar a festa para cumprir com sua missão, deixando para trás sonhos e expectativas. As duas famílias, de Sofia e de Bellasis, são alinhavadas com acontecimentos e mergulharão em segredos, que será o fio condutor de toda a trama.


Um espaço de tempo então se dá na narrativa e reencontramos os Trenchard em 1841, gozando de grande conforto econômico, porque James soube investir seus ganhos e agora, vivendo em Londres, observa a sociedade londrina se manter diante de aparências. A sua nora, Susan, acaba encontrando a duquesa em um chá e a partir disso, segredos e mistérios da fatídica noite do baile, começam a ser esmiuçados. 

O livro então se desenvolve sobre o passado e o presente, ligando as duas famílias neste segredo em comum.

Eu gostei bastante do livro. Foi uma leitura diferenciada em muitos aspectos, sobretudo na forma em o autor descreveu a sociedade e as tradições, de forma que eu conseguia visualizar os personagens se movimento sobre isso. O pano de fundo histórico também foi muito bem inserido no enredo e despertou em mim a curiosidade em saber mais sobre esta época e os desdobramentos políticos que isso teve sobre o mundo.



O autor é mundialmente conhecido pela série de sucesso Downton Abbey e embora eu ainda não tenha assistido nenhum episódio, pude entender porque a série fez tanto sucesso. A riqueza e fidelidade em detalhes históricos, dão credibilidade ao texto e fazem você acreditar que tudo aquilo de fato aconteceu e que você, enquanto leitor, é uma testemunha da história.


Confesso que fiquei um pouco desapontada com o segredo das famílias, porém, isso não diminuiu em nada a maravilhosa experiência de leitura que eu tive com o livro e as horas que pude passar, imersa nessa narrativa, foram prazerosas e inesquecíveis.

Recomendo o livro para quem gosta do gênero, com certeza, apreciará do primeiro ao último parágrafo. Recomendo, sem medo de errar, para quem não leu muita coisa dentro deste estilo, porque é uma forma de conhecer melhor as características narrativas que definem o gênero. 

Eu amei!!!


Um pouco sobre o autor: Julian Alexander Kitchener-Fellowes,  é o Barão Fellowes de West Stafford, DL, nascido no Cairo, em 17 de agosto de 1949. Se tornou roteirista, produtor de televisão, escritor e ator. Fellowes é casado desde 1990 com Emma Joy Kitchener, que trabalha com caridade e também como editora de histórias em Downton Abbey. Eles vivem em Dorset e têm um filho, Peregrine Charles Morant Kitchener-Fellowes, nascido em 1991. Belgravia é o seu priemrio livro publicado no Brasil.

Comentários
21 Comentários

21 comentários:

  1. Estou muito ansiosa para ler, sobretudo que sei que é o mesmo criador de Downton Abbey.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivi
    Sou apaioxonada por romances de época e fico extremamente curiosa sobre esse enredo, especialmente porque gosto de acompanhar cenas como você comentou, segredos de uma noite, entre as famílias e a sociedade de modo geral. Com certeza deve ser uma leitura interessante por conta dos detalhes.
    Ainda nao assisti Downtoy Abbey, mas só ouço comentários positivos a respeito.
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Ivi,
    Adoro romances de época e estou muito curiosa par ler esse livro, pois acho que vou curtir. Você não é a primeira pessoa que diz que o segredo da família te desapontou, mas, apesar desse ponto negativo, acho que toda a história é bem incrível e merece ser lida.
    Adorei sua resenha e só posso dizer que fiquei ainda mais curiosa para ler o livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Eu estou como você em uma maré de sorte com os romances de época so tenho lido livros bons.
    Não conhecia esse livro ainda adorei a resenha.
    Bju.
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  5. Oii Ivi, tudo bem? Que resenha mais linda! Adoreeei saber tua opinião sobre o livro, pois estou com ele aqui e será minha próxima leitura. Eu adorei a premissa, mas lendo sua resenha vejo que o livro é bem mais do que a sinopse faz parecer. Espero de verdade gostar bastante dessa leitura também <3 A edição está tãaao bonita! Intrínseca caprichou demais *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Nunca li nenhum romance histórico e não é um gênero que me traz muita curiosidade. Não conhecia o livro e nem o autor, mas a história não me agrada muito.
    Mas que bom que gostou da leitura, mesmo os segredos das famílias terem decepcionado você.
    Não sabia que o autor era o criador da série Downton Abbey. Também nunca assisti, mas nesse eu já tenho mais interesse em assistir. Primeiro porque foi muito bem falado e porque tem a maravilhosa da Maggie Smith no elenco, rsrs.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Sua resenha está maravilhosa.
    Eu ainda não conhecia esse autor. Livros com fundo histórico são sempre emocionantes e faz a gente questionar um pouco como as coisas mudaram, ainda não peguei nenhum livro deste tipo que envolva romance e deois da sua resenha estou pensando em pegar ele <3
    Beijos,

    ResponderExcluir
  8. Ivi-flor,
    Saudades das suas resenhas. Eu gostei do enredo deste livro, sabe? Mas confesso que não pretendo lê-lo. Não faz exatamente o meu tipo de leitura. Mesmo assim, reconheço que a narrativa do autor certamente é madura para atender com tantos detalhes a realidade social e política das diferentes épocas que aborda. Gosto muito disso, esse tipo de qualidade me atrai. Pena que o segredo entre as famílias a desapontou um pouco, mas parece que a leitura foi bastante proveitosa. :)

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha!
    Eu to lendo esse livro, e apesar de não gostar muito do gênero, Belgravia definitivamente me fez mudar de opinião em relação à romances de época. Senti como você disse: deu vontade de conhecer mais sobre essa época.
    Ainda não terminei, mas pelo que li, sei que vou amar o final também, pois o autor me encantou e soube conduzir muito bem a trama.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Desconhecia a obra e mal sabia que havia uma série do autor kkkk
    Devo viver no mundo da lua mesmo.
    Gosto bastante de romances de época e fiquei curiosa (e levemente desapontada) para conhecer o segredo entre as famílias.
    Não sou lá muito fã de história, mas da forma como você descreveu a narrativa acerca dos acontecimentos conseguiu despertar meu interesse.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Quando eu vi esse livro na livraria fiquei de cara... Downton Abbey foi muito bom, assisti a todos os episódio e não tem como não amar. Esse livro como todos comentam não deixa a desejar. Estou bem curioso para ler essa obra e me deliciar e reviver a emoção e o prazer sentido no seriado (equidade literária). Parabéns pela resenha... Até mais

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ivi

    Eu recebi esse livro e estou ansiosa para ler. Confesso que quando recebi o exemplar fiquei meio assustada, pois os capítulos grandes me deixaram receosa, mas de todas as resenhas que li até agora, nenhuma falou que o livro era cansativo ou algo do tipo.
    Espero que o segredo das famílias não me desaponte como aconteceu com você!
    E essa edição está lindíssima! <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem?
    Quando comecei a ler a resenha, pensei que se tratava de um livro de romance histórico. Antes eu tinha receio de ler esse gênero, um ceto medo de não entender a linguagem e pa. Então conheci Julia Quinn e me apaixonei, ela escreve em uma linguagem de fácil entendimento e bem atual sem deixar de representar os costumes e cultura da época.
    Conforme fui lendo sua resenha percebi que o livro não é bem assim, não segue muito o estilo da JQ ne? Me pareceu ser mais suspense, mistério. Dei uma certa desapontada porque realmente amo romances e comecei achando que esse seria o foco principal, mas me conta, vai ter esse lance de casaisinhos nesse livro ? Qual é o segredo deles?

    Se não puder comentar aqui porque é spoiler, manda por email. katherslynne@gmail.com

    Beijoooos

    umremediochamadoler.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. OI, Ivi!
    Já li algumas resenhas desse e QUERO MUITO LER. Parece que o autor se dedicou bastante pra escrever essa história. Amo histórias bem construídas, com riquezas de detalhes, etc.
    Tenho pouca experiência com romances de época, quero começar a ler mais do gênero ainda este ano.
    Sua resenha só me fez querer ler mais o livro, vai ficar na minha listinha de desejos, hahahahaha.
    Beijos.

    A World to Read

    ResponderExcluir
  15. Adoro livros que se desenvolvem assim, com partes do passado e do presente, acho fascinante. Que legal que o pano de fundo histórico foi bem trabalhado e até te despertou curiosidade de saber mais. Que pena que ficou um pouco desapontada com o segredo das famílias, mas que bom que amou mesmo assim, porque será uma das minhas próximas leituras.

    ResponderExcluir
  16. Oi Ivi, não conhecia o livro, mas pela temática pude ver que provavelmente gostaria da leitura. Adoro quando os livros despertam nossa curiosidade a respeito de fatos reais da época. Normalmente quando isso acontece acabo fazendo mesmo uma pesquisa dos acontecimentos. Vou anotar sua dica.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Olá, Ivi! Tudo bem por aí?

    Eu não gosto de romances, mas os de época têm um brilho maravilhoso, não é? São, na maioria das vezes, muito ricos em detalhes. A premissa do livro é bem interessante, mas é uma pena que você tenha se decepcionado com o segredo. É muito chato quando criamos expectativas e nos decepcionamos. Parabéns pela resenha!

    Beijão!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  18. A edição desse livro está impecável. Eu estou com ele aqui e será uma das minhas próximas leituras. Comecei a ler a sua resenha cheia de medo de pegar algum spoiler mas gostei bastante da maneira como você falou do livro e só despertou ainda mais o meu interesse por ele. Espero não ficar desapontada também com o segredo. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Só essa edição já faz com que minhas expectativas sejam altas, gosto de romances de época, acho bacana quando o autor consegue unir o presente e o passado de uma maneira esclarecedora e que não seja confusa, alem de conseguir inserir bem o leitor na trama. Quero ler, mesmo que o segredo não seja tão surpreendente

    ResponderExcluir
  20. Gosto de romances de época, mas esse sequer chamou minha atenção. Deve ser porque li já uma história parecida. Não será colocado em minha meta de leitura, mas sua resenha está bastante bem escrita.
    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem? :)
    Achei essa capa maravilhoooooosa <3 E vc já vai no 64º livro? :o Meu Deus, minha meta para este ano é 60 livros. Você merece os meus parabéns :)
    Não gosto muito desse tipo de livro, mas seria um livro que eu teria na minha estante só por conta da capa :P
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014