23.6.20

Post Cast #001 Vamos Falar de Podcast


Olá, queridos!! Hoje vamos começar uma coluna apresentando podcasts diferentes toda semana.

Mas antes, vou falar um pouco sobre a história dos podcasts e como você faz para ouvir.

Assim como a TV, o rádio e o jornal, o podcast é uma mídia de transmissão de informações, nos últimos anos essa mídia cresceu muito no mundo e no Brasil.

O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda. Você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio. É o formato moderno da maioria das mídias, como música e vídeos, você tem um menu de opções a sua escola, de diversos assuntos, e ouve online ou baixa para ouvir no seu celular/computador.

Até uns anos atrás, não existiam player de podcast, era preciso entrar no site do podcast, baixar o arquivo mp3 ou permanecer na página para ouvir, mas com a evolução tecnológica e os diversos aplicativos, agora está muito mais fácil.

Podemos dizer que os podcasts têm como base o conceito de áudio marketing, representando uma boa oportunidade de comunicação, com a proposta de levar mais informação, educar o público, além de produzir materiais que sejam criativos e entretenham o público, em formato de áudio.

O principal objetivo do podcast é compartilhar conteúdo, simples assim! Na prática, escolhe-se um tema e cria-se um programa ou um episódio para compartilhar o que se sabe sobre esse assunto.


Os podcasts são muito bons para quem tem uma rotina intensa, pois é possível ouvi-lo a qualquer hora do dia e realizando outras atividades, muito diferente de vídeos e textos, em que é preciso parar um tempo e focar a atenção somente no material.

Mas, como se faz para ouvir um podcast?

É possível ouvir um episódio do podcast escolhido de maneira online, acessando o site do negócio que o fornece, entrando na página de podcasts, que muitas vezes está no blog, e dar o play. A única limitação dessa opção é que não é possível ouvir offline, pois o dispositivo precisa estar conectado na internet para que o áudio possa carregar e ser tocado.

Outra maneira muito comum de ouvir um podcast é nas plataformas de áudio, pois muitos deles são disponibilizados por lá. Algumas oferecem, inclusive, a possibilidade de baixar o episódio no computador ou no smartphone para ouvi-lo offline. Geralmente, isso depende da aquisição de uma conta paga.

Existem diversos aplicativos para você ouvir podcast, podemos dizer que os principais são Spotify, Apple Podcasts, Castbox, Podcast Addict, Tuneln, Google Podcasts, Deezer, Pocket Casts, Stitcher e WeCast.

Eu, particularmente, prefiro utilizar o Spotify porque já sou assinante há muitos anos, mas cada pessoa vai se identificar com uma plataforma diferente.

Ano passado o Spotify declarou do 2019 era o ANO DO PODCAST e promoveu pelo mundo um evento chamado SPOTIFY FOR PODCASTERS SUMMIT e eu consegui participar. A maioria dos presentes eram produtores de podcast, em sua maioria pequenos podcasts, e as palestrar eram sobre desenvolver os podcasts e como monetizar.

Por hoje é isso, semana que vem volto com a primeira indicação!!

12 comentários:

  1. Olá :)
    Excelente ideia de divulgar podcasts!
    Para falar a verdade já ouço falar de podcasts à algum tempo, mas nunca tive curiosidade para ouvir nenhum... Pode ser que as suas dicas me ajudem a entrar no mundo dos podcasts.
    Beijo
    Mundo da Fantasia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podcast é um vício pra mim, ouço mais do que música!!!
      Espero que goste das dicas que trarei daqui pra frente!!
      bjos

      Excluir
  2. Adorei a sua iniciativa de abordar esse assunto. Curto podcasts embora faça uns dias que não esculto a nenhum. Realmente é uma fonte de informação rápida e por vezes divertida. Vou ficar de olho pra ver o que vem por aí : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem podcast sobre todos os assuntos e é sempre bom conhecer novidades né?
      Espero que goste das dicas!!
      bjos

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Que bacana essa postagem, super informativa. Eu assino o Spotify há anos, mas só esses dias que fui escutar um podcast, hahaha. Adorei o post, ansiosa pelas dicas!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a ouvir um pouco antes de entrar pro Spotify e morro de amores pela quantidade de podcasts que tem por lá!
      Espero que goste das dicas!!
      bjos

      Excluir
  4. Oi, Laís, tudo bem?

    Eu me considero o louco do podcast! Amo ouvir e produzir os episódios!
    Os meus favoritos são os de notícia como o Café da Manhã e O Assunto e alguns sobre o mundo geek, como o NerdCast!

    Adorei a postagem!
    http://marcasliterarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos juntos então haha
      Eu ouço o Café da Manhã tomando o café todo dia, já se tornou um hábito.
      Espero que goste das dicas!!
      bjos

      Excluir
  5. Oi, Laís.
    Confesso que não sou fã de podcasts não... Não tenho o costume de ouvir e são poucos os que me chamam a atenção. Talvez seja o fato de que não consigo manter a concentração para ouvir os programas. Acabo me distraindo e perco o fio da meada! Rs...
    Mesmo assim, gostei bastante do seu post e vou acompanhar as dicas. Quem sabe encontro algum que me prenda!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo ouvir lavando louça ou quando estou em trem e metro, porque são momentos em que o cérebro fica ocioso. Talvez vc só precise encontrar um jeito de ouvir que te permita focar enquanto faz outra atividade, como caminhar por exemplo.
      Espero que goste das dicas!
      bjos

      Excluir
  6. Oi Laís, tudo bem ?
    Eu vejo que o Podcast é uma coisa que vem e volta, tenta pegar mas não sei.
    Tenho dois amigos que tem... Eu já pensei em fazer, porque eu gosto bastante de falar sobre assuntos aleatórios, mas ainda não me aprofundei no assunto.
    Gostei bastante das diacs.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que tenho acompanhado, de uns 4 anos pra cá o mundo dos podcasts só cresceu, principalmente pra quem como eu gosta de ouvir o que quer na hora que quer.
      Acredito que isso ainda é um tipo de serviço bem nichado, mas que cresce a cada ano.
      Espero que goste das dicas!!
      bjos

      Excluir