25

Tag: PONTUAÇÃO LITERÁRIA



Oi gente que ama livros, hoje venho com a Tag: PONTUAÇÃO LITERÁRIA, que consiste em escolher alguns livros a partir da pontuação da linguagem escrita. Essa tag foi criada pelo MarcosPaulo e eu a encontrei no canal da Viviu. Eu acrescentei as aspas, pontuação que não tinha na tag original.

Vamos às questões:

1. Interrogação: um livro que te pôs questionamentos ou te deixou com mais dúvidas. 
Não querendo polemizar, mas para mim não existe resposta melhor pra isso do que a BÍBLIA (vários autores). Não é com a fé cristã que tenho dúvidas ou críticas, porque se eu ainda acredito em alguma coisa é que fé é fé. Ou seja, se desdobra sobre si mesma e não precisa, ou não pressupõe de provas ou coerência. Porém a Bíblia é para mim um livro curioso a partir do ponto em que muita gente acredita que a coletânea de histórias que ela apresenta são em sua maioria, verdadeiras. Um livro que fala do amor mas que em várias partes dissemina o preconceito e a intolerância é, na minha opinião, um livro digno de ponto de interrogação.

2. Exclamação: um livro com uma história impressionante, forte, boa demais!  
E eu peguei o livro MENINO DE OURO (Abigail Tartelin)sabendo que era uma história forte e de alguma maneira, eu sabia que eu ia gostar da leitura, mas por mais expectativas positivas que eu pudesse ter, o livro conseguiu ir muito além do desejado. A história de um menino perfeito, dentro de uma família perfeita, com uma vida perfeita foi realmente chocante para mim. Conforme o livro se desenvolve e a autora descasca as camadas de uma vida de aparências, eu fui ficando cada vez mais envolvida com a força e originalidade da história. Um livro que me impressionou a cada página avançada. Uma leitura intensa e muito proveitosa. Adorei!!!!
Resenha AQUI.
3. Vírgula: um livro com pausas nas horas certas. Um livro que deixou bons ganchos para os próximos capítulos.
Minha escolha para um livro com bons ganchos para os próximos capítulos é o UGLY LOVE (Colleen Hoover). O livro que é escrito sob as perspectivas do casal principal, consegue criar aquele clima de expectativa quando um capítulo se encerra, até porque os capítulos possuem um espaço de tempo de 6 anos entre um e outro e é difícil decidir se você quer saber o que de fato acontece na atualidade ou se você quer descobrir o que aconteceu no passado. Adorei a dinâmica dos capítulos e isso deixou o livro mais interessante do que a própria história já era.
Resenha AQUI.
4. Parênteses: um livro como muitos detalhes, explicações e ou que tenha uma leitura travada. 
Embora o livro seja incrível e a sua história tenha ficado na minha cabeça por semanas, o livro 127 HORAS (Aron Ralston), foi um livro que teve sua dose de explicações desnecessárias e descrições cansativas. O depoimento do aventureiro que ficou preso em uma fenda por 127 horas e teve que decepar o próprio braço para sobreviver é uma história muito boa, mas o autor se deteve a alguns detalhes que me deram sono. Ainda assim, eu recomendo para quem gosta de uma história consistente de superação e amor à vida.

5. Ponto final: um livro que fechou com chave de ouro e ou com final bem amarrado.
Um livro que me vem à mente quando penso em um final perfeito e sem pontas soltas é o MEMÓRIAS DE UM AMIGO IMAGINÁRIO (Mathew Dicks). O livro nos conta a história de Max, um menino com Aspenger, mas esta história é contada sob o ponto de vista do seu amigo imaginário. O livro nos fala da relação maravilhosa que existe entre eles e, de como o seu amigo irá ajudá-lo a sair de uma situação muito complicada. O livro é sensível, forte, bonito e com um final maravilhoso. Adorei e recomendo para todo tipo de leitor.
Resenha AQUI.


6. Travessão: um livro de diálogos. 
Embora os diálogos no livro sejam de uma forma diferente, por e-mails, o livro @MOR (Daniel Glattauer) é sem dúvida um livro de diálogos. Emmi e Leo se conhecem virtualmente em função de um e-mail enviado ara o endereço errado e a partir daí os dois desenvolvem uma amizade através de troca de mensagens que ao longo de semanas, se torna intensa e viciante. Um não consegue viver sem conversar com o outro. Eu adorei esse livro e a sua sequência também manteve o nível de inteligência e originalidade. Recomendo para quem gosta de uma abordagem séria sobre o amor, a vida e as responsabilidades.
Resenha AQUI.

7. Reticências: um livro que terminou em aberto e ou antes da hora.

Na minha opinião, o livro AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL (Stephen Chbosky), foi um livro que terminou e me deixou a sensação que o final não estava completo. O livro que fala da insegurança de um adolescente em um colégio novo e com o agravante de traumas emocionais, teve a sua conclusão um tanto quanto superficial. Tudo ficou em aberto: a superação do Charlie, o personagem principal; o posicionamento da família após descobrir os motivos que levaram Charlie a ter os seus surtos; o futuro dos amigos mais próximos; Enfim, o livro deixou muita coisa no ar, mas ainda assim foi uma leitura que eu particularmente gostei bastante.
Resenha AQUI.

8. Ponto e vírgula: um livro que o epílogo se sobressai ao último capítulo. 
O OUTRO LADO DA MEIA NOITE (Sidbey Sheldon), é um bom exemplo de livro que o epílogo consegue estraçalhar o leitor, ainda que o último capítulo, as últimas frases tenham sido incríveis. Quando você já se satisfez com o que seria um fim justo, o autor vem com um detalhe impressionante que faz você gritar um palavrão e exclamar: Claaaaaaaaaaaro!!!! Toda vez que penso neste livro, no triângulo amoroso de Catherine, Larry e Noelle, esse final me vem a mente e reafirma em mim minha admiração pelo querido e inesquecível Sidney Sheldon. Pra quem nunca leu nada do autor, essa é uma boa indicação para começar a conhecer sua obra recheada de livros ótimos.

9. Dois pontos: um livro com dois pontos de vista. Um livro de interpretação dúbia.
Acho que um livro que pode ter uma dupla interpretação e ambas serem interpretações legítimas é o livro COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ (Jojo Moyes). O livro aborda um tema muito polêmico e uma boa parte dos leitores pode acreditar que o personagem Will foi um corajoso pela opção extrema que ele escolheu. Em contrapartida Lou merecia uma chance também e Will foi muito egoísta em não se importar com todo os esforço que ela fez por ele. É um livro que te faz pensar e que te faz questionar o que você sempre acreditou ser certo e absoluto. Sempre indico, porque realmente é um livro bom demais.
Resenha AQUI.
10. Aspas: Um livro recheado de boas citações. Livro que você marcou muitos quotes. 
DEZENOVE MINUTOS (Jodi Picoult), acredito eu, foi o livro que eu mais marquei quotes. A lateral de páginas do livro ficou amarela de tantos post-it que eu coloquei e isso se deu a escrita brilhante da autora, bem como de algumas explicações interessantes que ela dava conforme determinados assuntos eram levantados na narrativa. O livro que fala sobre bullyng, sobre violência, sobre descaso é construído de uma maneira maravilhosa e foi para mim o livro que as vezes eu tinha marcar mais de uma citação interessante na mesma página. 
Resenha AQUI.


Estas foram as minhas respostas e agora quero conhecer as respostas de vocês. Deixem nos comentários e se responderem nos seus blogs, mandem o link para que eu possa conferir.
Beijos

Comentários
25 Comentários

25 comentários:

  1. Concordo cegamente que a Bíblia é o melhor livro onde encontramos todas as respostas.
    Há alguns livros que eu ainda não ouvir falar, mais lendo sua resenha me despertou um grande interesse em lê-los <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, vc realmente leu o que eu escrevi sobre a Bíblia. Não, ela não é uma livro de respostas para mim, pelo contrário, é o livro mais confuso que eu já conheci.

      Excluir
    2. Me expressei de um jeito diferente.

      Excluir
    3. "Concordo cegamente" entendeu a expressão Ivi?

      Excluir
  2. Concordo com o final de As Vantagens de Ser Invisível, faltou um final mais concreto, mas acredito que essa foi a intenção do autor, deixar o leitor pensando e criando suas próprias teorias. Quero MUITO ler Memórias de Um Amigo Imaginário *-*
    Adoro a escrita do Sidney, ainda não li esse livro.

    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaby, super indico o Memórias de Um Amigo Imaginário, o livro é muito bom. E concordo com vc, AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL fica com um final aberto para que possamos refletir. bj

      Excluir
  3. Adorei o número 5. Sinto falta muitas vezes de livros que consigam fechar bem a historia, com tudo bem amarradinho, explicadinho. Vou anotar aqui na lista!!

    ResponderExcluir
  4. Você tem que ver se acredita em Deus ou não, porque se acha a bíblia duvidosa, então Deus também deve ser na sua visão, porque é nela que se revela a existência Dele. Eu também tinha duvidas, mas orei, pedindo sabedoria pra entender e estou entendo, o erro das pessoas é jugar a partir de um ponto de vista incrédulo, se não acredita é um livro de fantasia, se acredita a bíblia é realmente a resposta, o modo de vida certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acredito em deus e a Bíblia é para mim apenas um livro com outro qualquer.

      Excluir
  5. Este quadro e demais !
    Acheii interessante sua opiniao em relaçao ao feliz As vantagens de ser invisível

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia essa tag, mas achei muito interessante e adorei as suas respostas. Me identifiquei com As vantagens de ser invisível e Como eu era antes de você.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  7. Caramba! Eu AMO "As vantagens de ser invisível", Mas concordo totalmente que ficou muito em aberto. Principalmente o quesito da recuperação do Charlie, acho que isso poderia ter sido muito mais desenvolvido, porque é um assunto muito pesado. Enfim, fora esse e "Como eu era antes de você", não lemos muitas coisas em comum, só que eu fiquei com muita vontade de ler "Memórias de um amigo imaginário" e "Menino de ouro". Eu, particularmente, adoro ler essas tags justamente porque passo a saber de vários livros bons ao mesmo tempo e essa tag foi recheada de coisas que me chamaram bastante a atenção.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ivi, tudo bem?

    Mais uma TAG que eu não conhecia. Achei muito legal o fato de você ter acrescentado as aspas e a descrição sobre as quotes! Acho que o livro no qual eu mais usei post-its, considerando que só comecei a usa-los quando criei o blog ano passado, é O Sorriso da Hiena.
    Concordo com você sobre a Bíblia. É um livro muito contraditório. Eu já tive alguns desentendimentos com a minha irmã em relação a isso, pq ela é muito católica e tem uma visão muito fechada em relação a certas situações. Eu acredito veementemente em Deus, não acho que estamos aqui pq evoluímos do macaco e na minha família há prova concreta da existência Dele e de Sua graça, mas eu não preciso ter uma religião para acreditar em Deus. Só preciso ter fé. A religião afasta as pessoas.

    Beijos e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ivi,tudo bem?
    Não conhecia essa tag ainda mas a achei extremamente criativa. Fiquei particularmente interessada pelo livro O Outro Lado da Meia-Noite, pois adoro histórias que nos surpreendem até o último momento. Não li nada do autor ainda mas sempre ouvi elogios aos seus livros e,como você disse,esse parece ser uma boa opção para conhecê -lo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Ivi,
    Ainda não conhecia essa TAG, mas achei bem interessante.
    Nunca li a Bíblia e não posso dar minha opinião, mas, pelas poucas histórias que li, não tive a mesma impressão que você.
    Como eu era antes de você tem mesmo esse sentido ambíguo. Eu achei o Will corajoso e não acho que ele foi egoísta pois, mesmo sendo corajoso, mudou a vida de Lou.
    Um livro que marquei muitos quotes foi Como eu era antes de você.
    Vou anotar essa TAG para responder!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Gostei muito dessa tag, bem diferente hahahaha.
    Gostei muito da escolha de O lado feio do amor, pois realmente os ganchos que ele deixa são desesperadores, e faz o leitor ficar querendo que a hsitória continue correndo, para saber o que vai acontecer.
    Os outros que indicou eu não li, pois isso não sei opinar :P

    ResponderExcluir
  12. Olá Ivi!
    Essa TAG é muito boa e eu adorei.
    Dos livros que você citou eu só li Como Eu Era Antes de Você e realmente tem dois pontos de vista. E apesar de compreender o final, queria que tivesse sido diferente. O)s outros não li ainda, mas quero muito ler Ugly Love, todos falam muito bem da escrita da autora.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. OIe Ivi, tudo bom?

    Adorei a TAG, nunca tinha vista em outros blogs, é bem criativa.
    Eu li o outro lado da meia noite, e é sensacional, alias todo livro dele é perfeito para mim, adoro a escrita e a forma de conduzir o enredo.
    Como eu era antes de vocÊ realmente cabe nessa categoria, tanto que está tendo algumas discussões sobre esses pontos de vista agora que o filme saiu.

    =)

    ResponderExcluir
  14. Oie Ivi, tudo bom? Adorei a tag e suas respostas. As Vantagens é um de meus livros favoritos, mas concordo que o final não é lá muito fechadinho. A cada vez que tu comenta sobre Dezenove Minutos eu fico mais e mais curiosa com a leitura! Espero de verdade ter a oportunidade de lê-lo. Ugly Love é mesmo ótimo, e o ritmo frenético, li em questão de poucas horas.

    Beijooos
    Gaby
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Interessante essa tag! De todos citados eu só li @mor, e gostei muito. Acho demais a narrativa ser por e-mails, muito diferente e cativante. Ainda não li o segundo, nem lembrava mais que tinha, rsrs.
    As vantagens de ser invisível é uma obra que eu quero muito ler, pois a trama parece bem comovente. Pena saber que ele se encaixa na categoria final aberto. rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Amei essa tag, mas tinha tinha visto antes. Não vou opinar sobre nenhum livro, pois não li nenhum deles, mas conheço vários e tenho alguns. Aliás, você me fez lembrar do Menino de ouro, tenho há um tempão e não li, que vergonha.


    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  18. Olá.
    É uma TAG bem diferente e que eu nunca tinha visto, adorei a ideia e os livros escolhidos, que apesar de não ter lido todos, sei o bastante da história para ter uma ideia geral sobre o assunto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Que tag diferente e interessante rs'
    A Bíblia é um mistério pra mim, e fico bem curiosa com todas as histórias. dos livros citados li poucos, acredito que só tenha lido "As Vantagens de ser invisível" foi uma leitura diferente mas não achei incompleto, acredito que se fosse mais explicado se tornaria uma leitura cansativa e bem triste, não sei. Como eu era antes de você tem um assunto bem polemico mesmo, mas eu tento entender ambos os lados foi uma decisão difícil para Will acredito eu, mas acho que temos que levar em conta sua situação e como aquilo o deixava infeliz. Enfim, gostei da tag e sua respostas e escolhas estão ótimas, conheci outros livros e isso é muito bom!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014