O Pacto da Branquitude (Cida Bento)

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

#093 - 2025
Ficha Técnica:
Título Original: O pacto da Branquitude
Autora: Cida Bento
País de Origem: Brasil
Editora: Companhia das letras
Número de Páginas: 168
Ano de Publicação: 2022
ISBN-13: 9786559212347
Sinopse: Diante de dezenas de recusas em processos seletivos, Cida Bento identificou um padrão: por mais qualificada que fosse, ela nunca era a escolhida para as vagas. O mesmo ocorria com seus irmãos, que, como ela, também tinham ensino superior completo. Por outro lado, pessoas brancas com currículos equivalentes – quando não inferiores – eram contratadas. Em suas pesquisas de mestrado e doutorado, a autora se dedicou a investigar esse modelo, que se repetia nas mais diversas esferas corporativas, e a desmistificar a falácia do discurso meritocrático. O que encontrou foi um acordo não verbalizado de autopreservação, que atende a interesses de determinados grupos e perpetua o poder de pessoas brancas. A esse fenômeno, Cida Bento deu o nome de "pacto narcísico da branquitude". Neste livro, a cofundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) reúne sua experiência para apresentar evidências desse acordo tácito e nos convidar a deslocar nosso olhar para aqueles que, a fim de se manter no centro, impelem todos os outros à margem.


Um pouco sobre a autora:
 Maria Aparecida da Silva Bento (São Paulo, 1952), conhecida como Cida Bento, possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Faria Brito, mestrado em Psicologia pela Universidade Pontifícia Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (IPUSP). Desde o seu doutoramento, tem dialogado com a temática da branquitude e a formação da sociedade brasileira. Cida Bento é ativista e participa de manifestações e campanhas de igualdade racial no país. Suas contribuições versam sobre a necessidade de pensá-la por meio das implicações individuais e coletivas, sobretudo de pessoas brancas privilegiadas em uma sociedade permeada pelas violências raciais.

Seus trabalhos publicados no Brasil:
  • Ação afirmativa e diversidade no trabalho - desafios e perspectivas
  • Inclusão no trabalho: desafios e perspectivas
  • Psicologia Social do Racismo
  • Cidadania em preto e branco
  • Racismo no trabalho: o movimento sindical e o estado
  • A cor do silêncio
  • Experiências inovadoras de maximização das oportunidades de trabalho para negros e mulheres
  • O branco na luta antirracista: limites e possibilidades
  • O Pacto da Branquitude

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

49 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Instagram

Lidos 2025

Filmes

Meus Livros

Viagens

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Facebook

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.