Cabeça de galinha no chão de cimento (Ricardo Domeneck)

segunda-feira, 7 de abril de 2025

#027 - 2025
Ficha Técnica:
Título Original: Cabeça de galinha no chão de cimento
Autor: Ricardo Domeneck
País de Origem: Brasil
Editora: Editora 34
Número de Páginas: 128
Ano de Publicação: 2024
Isbn: 978-6555251715
Sinopse: Com uma dezena de livros publicados no Brasil nos últimos vinte anos, antologias na Holanda, Alemanha e outras a caminho, Ricardo Domeneck, nascido no interior paulista e radicado em Berlim, é uma das vozes mais autênticas da poesia brasileira contemporânea e uma referência na lírica amorosa homoerótica. Cabeça de galinha no chão de cimento aprofunda outra senda de sua produção: a do retorno às origens, aos ancestrais, às memórias da infância e adolescência no interior, fortemente contrastadas pelo tempo e pela experiência de vida no exterior, numa tentativa de compreensão de seu lugar e de seu estar no mundo. Nesse exercício psicanalítico e antropológico, vêm à tona anseios, conflitos e traumas, bem como elos e intuições poderosas, que aqui se desdobram numa lírica dos afetos e da alteridade ― seja em relação aos antepassados, a poetas de sua geração ou a outras espécies animais ―, sempre atravessada pelo erotismo, que, como já apontou o crítico Gustavo Silveira Ribeiro, atua em sua poética como “um campo de força a partir do qual pensar não só os seus próprios gozos e lástimas, mas também algumas das contradições mais agudas do seu tempo”.



Um pouco sobre a autor:
Ricardo Domeneck nasceu na cidade de Bebedouro em 1977. É um escritor e artista visual brasileiro, que vive e trabalha em Berlim, Alemanha. Estreou como escritor em 2005 e em 2024 ganhou o prêmio Jabuti.

Alguns de seus livros publicados são: 
  • Carta aos anfíbios (Editora Bem-Te-Vi, 2005)
  • A cadela sem Logos (Cosac Naify/7Letras, 2007)
  • Sons: Arranjo: Garganta (Cosac Naify/7Letras, 2009)
  • Cigarros na cama (Berinjela/Modo de Usar & Co., 2011)
  • Ciclo do amante substituível (7Letras, 2012)
  • Medir com as próprias mãos a febre (7Letras, 2015)
  • Manual para melodrama (7Letras, 2016)
  • Sob a sombra da aboboreira, contos (7Letras, 2017)
  • Odes a Maximin (Garupa Edições, 2018)
  • Doze Cartas (Garupa Edições, 2019)
  • O morse desse corpo (7Letras, 2020)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

48 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Instagram

Lidos 2025

Filmes

Meus Livros

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Facebook

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.