23.10.17

Personagens Que Amam Ler #2 Charly – As Vantagens de Ser invisível


Oi gente que ama livros, hoje vou apresentar para vocês mais um personagem literário que como nós, ama ler. E o personagem de hoje é o Charly do livro As Vantagens de Ser invisível (Stephen Chbosky).

Charly é um personagem que pode irritar e envolver o leitor porque ele é muito sensível, e em função disso, muitas cenas do livro são dele chorando, mas se existe um ponto alto em todo o desenvolvimento dele dentro do enredo, é que ele ama ler.

O livro irá nos contar sobre o primeiro ano do Charly no Ensino Médio e como ele irá se comportar não sendo popular e se aproximando de alunos que, como ele, também não são os mais amados da escola e já em uma das primeiras cenas, o professor de literatura propõe um desafio de leitura para a classe e apenas Charly encara. E a partir disto, este professor irá sempre lhe emprestar livros que Charly lerá em uma velocidade incrível.

O livro que é totalmente escrito de forma epistolar, através de cartas endereçadas para alguém que não conhecemos, também traz um aspecto que apenas leitores entenderiam: em dado momento da narrativa podemos acreditar que o destinatário daquelas cartas poderia ser o escritor Charles Dickens, mas isso é apenas uma suposição.

Achei essa peculiaridade da história bem original e imaginei se eu escrevesse cartas contando sobre a minha vida, qual escritor eu escolheria para compartilhar isso. O primeiro nome que me vem a mente é sempre o John Boyne, mas também imaginei Jodi Picoult e Martha Medeiros.

Charly ganhou vida nos cinemas na pele do carismático ator Logan Lerman, que deu ao personagem toda a sensibilidade que o papel exigia. Essa característica literária ficou bem desbotada ao longo da produção cinematográfica, mas, ainda assim, o filme é ótimo e traz no elenco a linda Emma Watson e o talentosíssimo Ezra Miller.

Enfim, se você ainda não leu o livro porque não se interessou pelo enredo, saiba que vale a pena ser lido por causa desta característica do protagonista que como muitos de nós, encontra na literatura, uma oportunidade de esquecer tudo o que lhe aflige.

Espero que vocês tenham gostado do Charly e deixem nos comentários se já assistiram ao filme ou leram o livro. Me contem também de outros personagens apaixonados por livros. Estou muito animada em trocar as impressões com vocês.

Beijos 

23 comentários:

  1. Já li o livro e amo o Charlie, e adoro a forma como o livro é contado. Gosto muito das dicas de livro que ele dá durante o livro, e pretendo ler ainda!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ivy!
    Curti bastante o post, ainda não conhecia o personagem por não ter lido o livro (pior que eu tenho ele aqui. rsrs). Bom saber das facetas dele, isso incentiva a leitura!
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  3. Este livro foi uma recomendação do meu irmão, eu li e simplesmente amei. Depois de um tempo vem ele com o filme para assistirmos e não foi diferente. O filme e o livro possuem uma leveza que me faz sorrir só em lembrar, preciso reler para reviver Charlie em minha memória.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ivi!
    Eu me identifiquei muito com o Charlie, principalmente no quesito gostar de ler.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivi
    Eu quero ler esse livro a bastante tempo, mas combinei de ler ele com um amigo. Em novembro leremos. Estou bem ansiosa.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?

    Eu gosto muito desse personagem, tanto do livro, quanto do filme. Adoro a personalidade dele e a forma como ela encara a vida nesse livro. Este é um dos livros que mais gostei de ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oie!

    Eu assisti ao filme e não gostei muito, espero que quando eu ler a obra goste mais, até porque todos que leram falaram bem, então quando eu tiver a oportunidade irei realizar a leitura dessa obra com certeza!

    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ivy! Tudo bem?
    Eu já li este livro e assisti ao filme e amo os dois. O Charly é um personagem incrível e, uma das coisas que achei mais interessante quando li, é o fato dele aceitar o desafio do professor e ver quanto a leitura influencia na vida dele.
    No filme, esse aspecto realmente se perde um pouco. Ainda assim, algumas das minhas cenas favoritas envolvem diálogos dele com o professor de literatura.
    Adorei o post, viu?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá tudo bem? Eu ainda não li o livro e não assisti o filme. Gostei muito desse desafio que esse professor propos para sala queria participar também

    ResponderExcluir
  10. Quando assisti ao filme, fiquei completamente alucinada, pois ele é daqueles que, quando você o termina, sente que algo mudou na sua vida, mas quando terminei o livro, nossa, foi como se eu quisesse por em prática todas as mudanças de pensamento que me ocorreram. Foi uma surpresa.
    Adorei sua resenha <3
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi menina, tudo bem? Acredita que tenho o livro, mas acabei vendo o filme há algum tempo e ainda não li. Confesso que o filme inteiro me cansou muito, só fez sentido quando chegou ao final, porque entendi muito do que estava acontecendo. Sempre falo, que quero parar outras leituras um pouquinho pra ler o livro e acabo deixando pra depois. Mas adorei o foco que você deu à personagem nesse post. Tem vários outros livros que tem personagens assim, que encontram na leitura seu refúgio.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?

    Eu adoro As Vantagens de Ser Invisível, tanto o filme, quanto o livro. Uma das coisas que mais gostei foi ser um livro em formato de cartas, um pouco diferente do que estou acostumada. Depois de um tempo, até parecia que ele estava escrevendo para mim, então me senti próxima à ele. Além disso, o Charly ama ler, quer coisa melhor? Eu anotei várias indicações nesse livro para conhecer depois, já que ele era um leitor ávido.
    Eu, particularmente, escreveria para a Agatha Christie, mas acredito que ela acharia enfadonha a minha vida, pois não tem nenhum mistério para ela resolver, rs. Por outro lado, anotei os nomes dos seus autores favoritos, pois ainda não conheço muitos trabalhos deles e preciso dar um pouco mais de atenção para ver se gosto também (vai que eles também, em um futuro próximo, se transformem em meus escritores favoritos?).

    Enfim, adorei a coluna, fiquei interessada em conhecer outros personagens que também amam ler :)
    Abraços.

    https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Eu amo o Charly! Esse livro foi um dos meus cinco primeiros na vida literária. Eu realmente gosto bastante do filme do filme também, achei a escolha de elenco maravilhosa. Enfim, adorei o seu post ❤️

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Amei essa coluna aqui no seu blog <3 Eu amo livros cheios de referências literárias e com esse não foi diferente! Anotei vários títulos citados por ele ao longo da trama e confesso que já li alguns deles desde que fiz a leitura de As vantagens. O personagem de fato pode fazer o leitor se apaixonar por ou se irritar com ele. O meu caso foi o primeiro <3 rs
    Amei mesmo o post <3
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. A gente sempre acaba tendo uma quedinha pelos personagens mais geek, né? rs
    Pelo menos eu sou assim.
    Charlie então é o amor da vida toda.
    Adorei seu post, achei muito criativo.
    Beijos
    www.manuscrito.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oieee!!!
    Ai menina eu to louca pra ler esse livro, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade.
    Adoro quando o autor escreve um personagem que seja assim, semelhante a nós, pois a identificação é meio que instantânea.
    Conheço o Charly por causa do filme e tenho que dizer que foi amor a primeira vista haha

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Olá Ivi,
    Já li As vantagens de ser invisível, mas sabe quando você se sente fora do ninho? Eu me sinto assim porque não soube amar esse livro. Fiquei contente por você tê-lo citado, pois ele ama mesmo ler. Sinto vontade de reler para ver o que vou achar.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom?
    AMO o filme, mas ainda não li o livro, apesar de tê-lo na minha estante, rs. Assisti logo que saiu pois amo a Emma Watson e não poderia deixar de conferir. Amei sua resenha!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ivi!
    Nunca tive curiosidade de ler o livro justamente por ser tratar de uma narrativa epistolar, livros assim não me prendem. Dificilmente conhecerei o personagem, mas gostei do post!
    Beijos,
    Rafa -blog Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir
  20. Tenho muita vontade de ler esse livro, e até tinha ele aqui antes de presentear uma pessoa com ele.
    Mas adorei o quadro do seu blog que mostra personagens que amam ler, acho super legal quando autores colocam personagens assim em suas histórias, e mais legal ainda quando colocam referencias a Harry Potter e a outros livros que amo

    ResponderExcluir
  21. Oiee Ivi ^^
    Assim que li o título da postagem, já lembrei do Brick, personagem da série The Middle...impossível não me lembrar dele...haha'
    Sabe que eu não gostei tanto de As vantagens de ser invisível? Achei uma história interessante e tudo o mais, mas o livro não me agradou tanto. O filme até que foi, mas não me vejo assistindo-o novamente.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Ola lindona ainda não li nem assisti o filme ainda, como nos identificamos com esses personagens que tem a mesma paixão por livros como nós né, assim que lemos pensamos putz igualzinha a mim kkk. Amei a postagem. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  23. Que lindeza!!! "Personagens que amam ler". Amei isso, Ivi! E amei conhecer mais do Charly através do seu post! Gosto de personagens sensíveis e penso que um personagem que ama ler pode impulsionar novos leitores para essa paixão também! :)

    BJs

    ResponderExcluir