8

Baía da Esperança (Jojo Moyes)

Ficha Técnica:
Nome Original: Silver Bay
Autora: Jojo Moyes
Tradução: Vera Ribeiro
País de Origem: Inglaterra
Número de Páginas: 301
Ano de Lançamento: 2015
ISBN-13: 9788580578737
Editora: Intrínseca

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 82º livro lido em 2016 e foi Baía da Esperança (Jojo Moyes). Sou muito fã desta autora e me dei conta que eu ainda não tinha lido nenhum livro dela este ano e tratei de resolver essa pendência com este livro aqui.

O livro nos traz três personagens muito incisivos: Kathlen, Liza e Mike. 

Kathlen é um senhora de 76 anos que administra o hotel Baía da Esperança, um estabelecimento de família em uma pequenina cidade litorânea na Austrália, chamada Silver Bay. No passado, o Baía da Esperança foi maior, porém, depois de um incêndio, a estrutura diminuiu e com a cidade não recebe muitos turistas, o hotel funciona como uma pousada. Quando Kathlen tinha 17 anos, ela ficou muito conhecida em todo o país porque pescou um tubarão enorme e todos a apelidaram de domadora de tubarões.


Liza é a sobrinha de Kathlen. Ela morava em Londres, mas após uma grande tragédia, ela e a filha Hannah, foram morar com a tia em Silver Bay. Liza é uma mulher discreta, fechada e de poucos amigos e apesar do relacionamento com a filha e a tia serem de muita cumplicidade e carinho, estes são sentimentos que ela não demonstra com mais ninguém.

E temos o Mike, um inglês que trabalha no ramo imobiliário e vai para Silver Bay, para estudar a cidade e as condições para que a empresa que ele trabalha, construa um grande resort e um parque de esportes aquáticos na região. A questão é que Silver Bay é a rota de passagem da migração de baleias e a baía é o habitat de uma população de golfinhos e a instalação de um empreendimento deste porte, com certeza, afetará diretamente a vida dos animais do local.


O livro então se desenvolverá em Mike conquistar a confiança das pessoas da região que a princípio, nem desconfiam da sua motivação ali e lentamente, ele se envolve com Liza. Mas ela possui um passado obscuro e um grande segredo não permite que ela tenha grandes aspirações para o futuro com outra pessoa.

Em um primeiro momento, a narrativa me deixou um pouco cansada. As primeiras 10 páginas deste livro falam da vida marinha e isso foi pouco interessante para mim, mas a partir do momento que a autora começou a mostrar qual o propósito da história, não consegui mais largar o livro. Os personagens são muto cativantes e foi impossível não se envolver com a sabedoria da Kathlen, a inocência de Hannah e o romance tímido e conturbado de Mike e Liza.

O segredo de Liza é assustador e muito, muito triste. Em vários momentos eu chorei em função da carga traumatizadora que ela carregava. Porém, em momento algum, embora depois de ler eu tenha percebido um certo clichê, eu desconfiei de como a história se esclareceria. Foi emocionante acompanhar o passo a passo de como tudo se resolveu no final.

Eu adorei o livro e cada página me fazia reafirmar minha admiração pela autora. A forma como ela descreve o local, o mar, os animais e a vida na praia, faz um sentido enorme quando o livro chega ao seu clímax. Os personagens, sempre muito bem desenvolvidos e envolventes, ganharam meu coração de um jeito avassalador, mas de tudo que o livro traz, o que mais marcou meu coração, foi o fato daquela família pequena e simples, que vivia com os rendimentos limitados de um pequeno hotel, não se deixam engolir pela ambição que o capitalismo pode incutir nas pessoas.

A narrativa é cheia de sentimentos muito nobres e cada argumento que a autora inseriu no enredo, para passar a sua mensagem, foi bem embasado e isso deu ao livro uma consistência poderosa.


Recomendo sem medo de errar. Aos românticos, encontramos uma história de amor que envolve superação e perdão. Aos apreciadores de uma narrativa adulta e sem enrolação, o livro nos traz uma história sem furos. E para aqueles que desejam ler alguma coisa da Jojo Moyes, mas não querem começar pelos supersucessos que deixaram a autora conhecida mundialmente, esta é uma excelente indicação.

Eu amei, apaixonadamente!!!

Observação: A leitura deste livro cumpre com os item 20 do Desafio Literário 2016. O item 20 seria a leitura de um livro muito lindo e eu não tenho outra palavra para resumir este livro aqui. Lindo, intenso, especial e inesquecível.
Se vocês tiverem sugestões para os outros itens que eu ainda não cumpri, aguardo ansiosamente!!!


Um pouco sobre a autora: Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres, no Reino Unido. Estudou jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent até 2002, quando publicou o seu primeiro romance, e resolveu dedicar-se à escrita o tempo inteiro. Seus livros publicados no Brasil são:
  • Em Busca de Abrigo (Resenha AQUI)
  • A Última Carta de Amor (Resenha AQUI)
  • Como Eu Era Antes De Você (Resenha AQUI)
  • A Garota Que Você Deixou Pra Trás (Resenha AQUI)
  • Um Mais Um (Resenha AQUI)
  • A Casa das Marés (Resenha AQUI)
  • Baía da Esperança (Resenha AQUI)
  • Depois de Você (Resenha AQUI)
  • O Navio das Noivas (Resenha AQUI)
  • Nada Mais a Perder (Resenha AQUI)
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Oi Ivi, eu não li nada da Jojo Moyes ainda, ando meio contra a corrente dos livros best-sellers, mas tenho muita vontado de ler. Acho que eu também me cansaria de ler 10 páginas sobre vida marinha, porém fiquei curiosa em saber se Mike vai mesmo conseguir convencer os moradores a aceitarem seu investimento imobiliário. Meio arriscado, ainda mais porque vai afetar a biodiversidade local (tirei essa conclusão risos). Vou anotar sua dica, adorei sua resenha! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivi,
    Sou apaixonada pela escrita da autora e gostei muito de ler sua opinião sobre esse livro, que está na lista há um tempo.
    Achei muito legal a questão de a autora ter mostrado, nas primeiras páginas, como é a vida Marinha e me pergunto se Mike conseguirá convencer a população, pois esse tema é bastante polêmico, afinal, estamos invadindo, cada vez mais, o espaço dos animais.
    Estou me perguntando qual o segredo da Liza e se ele me deixará como você ficou.
    Vou tentar encaixar entre as próximas leituras rápido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. De tanto que se fala da Jojo eu me sinto super saturada com os seus livros - e não sei porque para dizer a verdade.
    Ler a resenha desse livro me deixou na melhor das expectativas, acho que finalmente alguma das histórias da autora me deixou curiosa e querendo descobrir mais detalhes sobre os personagens, o cenário e os demais detalhes. E você ainda diz que é um livro lindo??? Colocando agora mesmo na lista de leituras!!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivi, o único livro que li da Jojo foi Como eu era antes de você e fiquei tão traumatizada com o final que mesmo tendo o livro Depois de você fiquei sem coragem para ler com medo de chorar de novo.
    Ai leio essa sua resenha e vejo que a Lisa tem um segredo muito tristr e que te fez chorar e eu já fiquei aqui com o meu coração na mão...achei a história bem interessante e fiquei curiosa para saber mais. Então vou respirar fundo , comprar lencinhos e colocar esse livro nas minhas próximas leituras.
    Bjd

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Menina acredita que eu tenho até vergonha de dizer que eu não tive a oportunidade até hoje de ler nenhum livro da Jojo?
    Adorei a sua resenha e que capa mais fantástica é essa? A sua paixão pela autora é nítida e isso impulsiona o leitor a ter mais vontade de ler as suas histórias.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Ainda não li nada da Jojo, não por falta de interesse, mas sim de oportunidade, acabei acumulando vários livros para ler e isso me impediu um pouco de comprar mais livros, Como eu era antes de você é um da minha futura lista de compras, e Baia da esperança confesso que já coloquei até no carrinho para comprar e acabei desistindo por conta que o peso na consciência falou mais alto... Mas sem dúvidas é uma ótima leitura!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Só tive oportunidade de ler um livro da autora que foi o maior sucesso rs' gostei da narrativa e de como ela nos prende na história.. fiquei curiosa com esse livro e tem tudo para me conquistar.. adoro personagens com grandes segredos, isso me deixa numa aflição e fico louca para de alguma forma tentar ajudar rs' só nós leitores mesmo.. enfim, gostei da sua resenha, linda e muito bem escrita, me deixou bem curiosa com a leitura!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não tive a opirtunidade de ler esse livro mais conhecendo a autora, sei como é. Estou querendo muito ler ainda mais agora depois de ver sua opinião. Saber que a trama é adulta e sem furos é uma coisa maravilhosa, sem falar nesses sentimentos nobres que a autora soube tão bem empregar no livro, que você bem apontou. Enfim, o livro já está nos desejados, espero gostar tanto como vocé.

    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014