23

O Pequeno Príncipe (Antoine Saint Exupery)

FICHA TÉCNICA
Nome original: Le Petit Prince     
Autora: Antoine Saint Exupery
Tradução: Ferreira Goulart
País de origem: França
Número de páginas: 96
Ano de Lançamento: 1943
ISBN-13: 9788581303079
Editora: Agir

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 18º livro lido em 2016 e foi O PEQUENO PRINCIPE (Antoine Saint Exupery). Este foi um dos primeiros livros que eu li na vida e decidi reler porque no Desafio Literário 2016, um dos quesitos era um livro que tivesse uma raposa e uma rosa e eu sinceramente, não tinha ideia de outro livro que tivesse essas duas figuras de forma pertinente no livro, então essa acabou por ser a minha escolha.


O livro nos traz um aviador que teve problemas sérios com seu avião e foi forçado a pousar no deserto do Saara. Ele então fica na imensidão de areia, tentando consertar o avião e do nada, parece um garoto pedindo para que o aviador, desenhe um carneiro. O aviador, na infância, havia sonhado com a possibilidade de ser um desenhista, mas como seus primeiros desenhos não foram compreendidos pelos adultos, ele desistiu deste sonho. Após algumas orientações do garoto misterioso, o aviador desenha o carneiro da forma que ele quer e então, passa a lhe contar quem ele é, de onde veio e o que ele busca.


Esta é uma das histórias mais conhecidas do universo. Este livro só perde para a Bíblia e para o Alcorão em número de idiomas para o qual foi traduzido, logo, não é pertinente que eu resuma sua trama porque todos conhecem. Porém, ao contrario de muitas pessoas, não considero este livro, um livro infantil, ainda que seja ilustrado – aquarelas do próprio autor – e que tenha uma linguagem bem simples e leve. O livro é uma metáfora forte da existência humana e conforme o garoto misterioso conta sobre os planetas pelos quais passou e que tipo de pessoas ele conheceu, você entende o que exatamente ele quer ensinar.
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”
A primeira vez que eu li o livro eu tinha 10 anos e já naquela época, me emocionei bastante com a escrita bonita e emocionante que o livro traz. Com analogias bem explicadas e o desenvolvimento dos personagens de forma bem incisiva, conseguimos amar profundamente o pequeno menino de trajes reais que envolve o aviador com muita curiosidade e carisma.

O final do livro é triste, muito melancólico mesmo, mas ainda assim, bem desenvolvido e dá ao enredo muita credibilidade. É um livro que possui uma magia bonita em seus capítulos, uma sensibilidade intensa em suas descrições e uma bonita lição para a vida.


Mais uma vez, me emocionei com a história e sempre a indico para as amigas professoras e mães porque eu acredito que é um livro que toda criança precisa conhecer, ainda que eu ache que não é exatamente uma história infantil.
“Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.”
A história ganhou o mundo em duas adaptações cinematográficas. Na verdade, eu conheço duas, não sei se existe mais, e também virou seriado infantil. As duas versões para o cinema são muito bonitas e merecem ser conferidas, ainda que a mais recente, tenha tido uma liberdade poética no desenvolvimento.

Eu adorei!!!

Observação: A leitura deste livro cumpre com o item 6 do Desafio Literário 2016. O item 6 seria a leitura de um livro que tivesse no enredo uma raposa e uma rosa. Ele cumpre com outros itens também, mas selecionei apenas este. Se vocês tiverem sugestões para os outros itens, aguardo ansiosamente!!!


Um pouco sobre o autor: Antoine Jean-Baptiste Marie Roger Foscolombe, Conde de Saint-Exupéry, popularmente conhecido como Antoine de Saint-Exupéry, nasceu em Lyon, França em 29 de junho de 1900 e faleceu em 31 de julho de 1944 em local indefinido. Foi um escritor, ilustrador e piloto francês, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe. Seus livros publicados no Brasil são:
O aviador
Correio do Sul
Voo Noturno
Terra dos Homens
Piloto de Guerra
O Pequeno Príncipe
Carta a um refém
Cidadela
Comentários
23 Comentários

23 comentários:

  1. Oi, Ivi!
    Eu fui ler esse livro depois de adulta e me apaixonei pela história. Ele tem tantas citações lindas que é difícil escolher só uma.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivi, bom, há muito o que se falar desse livro. Eu li a obra no ano passado, e é claro que me apaixonei perdidamente. É aquela obra que você carrega para a vida inteira e quer indicar para todos os seus amigos. As mensagens encontradas no texto são inesquecíveis e dá vontade de reler inúmeras vezes. Eu assisti o filme também e adorei, como já é de se imaginar. O final do livro é mesmo muito melancólico, mas vale muito a pena a leitura. É impossível não se emocionar né... Adorei a sua resenha, por sinal, conseguiu transparecer bem suas percepções. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ivi
    Você é uma das tantas que indicam esse livro. É uma pena que eu ainda não tenha lido ele, mas minha curiosidade é imensa. Creio que ele não deva mesmo ser totalmente infantil, pela mensagem que ele deve passar para qualquer idade. ÓTima indicação.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amiga O PEQUENO PRINCIPE acabou virando que um clássico entre os jovens e adultos né? Eu ainda não tive a chance de fazer a leitura dele e nem sei do que se trata pra falar a verdade. EU vejo várias resenhas e até acho fofinho oque contam como tu fez aqui, mas ainda não li mesmo. QUero ver se pego o meu pocket para ler de uma vez, porque já estou ficando ultrapassada rs

    Agora dizem que a edição especial é linda.
    Queria ter escolhido ele na editora quando pedi, mas a burra fez o contrário rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/memorias-literarias-7-por-que-nao.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivi
    Adoro esse livro. Acho que a simplicidade das palavras e a profundidade da mensagem.
    Também li há muito tempo e quero reler assim que tiver oportunidade, pois tenho certeza de que terei outra visão!
    Amei a resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi *--*

    Meu Deus que preciosidade essa edição sua, guarde como se fosse um tesouro. Nunca li pequeno príncipe e sinceramente me sinto até mal pois é bem curtinho o livro. Fico impressionada o quanto esse livro é curtinho e ainda assim emociona as pessoas. Esse ano irei ler.

    Bjos

    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Eu adoro a sua saudação. hahhahah Bom, eu li esse livro na minha adolescência, e como para muitos, ela me marcou muito. Faz um tempo que quero relê-lo, mas ainda não tive tempo, a fila está grande, Graças a Deus. hahahah Curti muito a sua resenha, e em breve, espero conseguir lê-lo novamente.

    Beijos,
    Dai | Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Tentei ler o livro no ano retrasado, mas infelizmente não fluiu. Não sei o que houve, vejo todo mundo gostando e muitas vezes amando essa história, fiquei me sentindo um alien por não ter conseguido terminar, ainda pretendo dar uma chance, mais pra frente. Quem sabe livre das expectativas o livro funciona pra mim né?

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  9. Oi Ivi,

    Ao contrário de todo mundo que leu esse livro na infância, só tive a oportunidade de conhece-lo a pouco tempo, adulta. Embora ache que ele não tenha idade, sinto que teria aproveitando mais a leitura naquela época do que agora.

    Mas, de qualquer forma, o livro é lindo e tem reflexões que independem idade.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Ivi, tudo bem?
    Eu só tive oportunidade de ler esse livro maravilhoso ano passado e me arrependo de não ter feito antes essa leitura.
    O livro é cheio de significado e beleza e deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas.
    Amei a história do Pequeno Príncipe e pretendo reler futuramente.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Ivi

    Leu 18 livros em apenas 2 meses?! Está de parabéns. Nossa.

    Apesar de ser um livro extremamente famoso, eu ainda não tive a oportunidade de ler O Pequeno Príncipe, por mais que muitas pessoas insistam para que eu o faça. Ainda assim, tenho apenas que discordar da sua defesa sobre o livro não ser infantojuvenil: ele ser uma alegoria ou metáfora não tiram seu apelo juvenil, apenas conferem um sofisticação maior à narrativa. E livros infantojuvenis podem muito bem ser sofisticados.

    De resto, parabéns pelo texto. E pelo cuidado em também deixar informações sobre o autor.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Melhor livro do mundo❤

    Li quando tinha 6anos e já reli muitas vezes e sempre choro com a raposa e o principezinho 💙

    Beijos
    Joanice Oliveira

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Eu adorei ter lido O Pequeno Principe, é um livro muito bonito! Eu li a versão da Geração Editoral e me apaixonei por ele <3
    É lindinho demais, e as ilustrações dão um toque especial para a escrita. Acho que é uma leitura valida para todas as idades!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oii!
    Ahh li ano passado e amei muito <3 Tantas lições bacanas e inesquecíveis! Um livro simples,mas com uma história incrível! Amooo muito *-* Ótima resenha!

    Beijão!
    http://loucaspaginasblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. O Pequeno Príncipe é um livro maravilhoso e cheio de lições de simplicidade. Sou apaixonada e tenho uma edição muito linda em casa *-*
    Vire e mexe eu o pego para ler!
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  16. Que fofaaa, leu o livro com 10 anos e se emocionou, e hoje o leu novamente, deve ser uma delicia reviver os sentimentos, lembrar da primeira vez que o leu. ♥
    Acredita que eu ainda não li o livro? Tenho vergonha de admitir kkkk
    Vou ser mamãe do Enzo e vou aceitar a dica, vou ler para ele. <3
    Ameiiii a resenha

    ResponderExcluir
  17. Oi Ivi, eu me sinto uma E.T por não ter lido esse livro ainda, acredita? hahah esse é um clássico que eu preciso ler esse ano, sem contar que tem o filme que não assisti também. Não vejo a hora de me emocionar com esse livro!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-sombras-do-mundo.html

    ResponderExcluir
  18. Olá, eu devo comprar esse livro no mês que vem e quero muito lê-lo, espero que seja uma boa leitura e que eu consiga entender o motivo de tantas pessoas gostarem de O pequeno príncipe.

    ResponderExcluir
  19. Olá!!
    Esse é um dos clássicos que quero tanto ler! Já comecei pelo celular, mas desisti pois queria o livro físico. Pretendo ler esse ano, é rapinho né?! Já ouvi falar tanto da história que com certeza vou amar! E deixa para meu filho!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  20. Oiie Ivi,

    Esse é um livro que todos os leitores deveriam ler, é uma lição de vida. Quando comecei gostar mesmo de leitura esse foi o primeiro livro que li. Deveriam ser obrigatório na escola, de tão essencial. Espero lê-lo outras vezes.

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi.

    Eu AMOOOOO esse livro, quando terminei a leitura ele foi direto para os meus favoritos. É linda a mensagem passada, recomendo para todos, tento fazer com que todos mundo que conheço e gostam de ler, leiam o Pequeno Príncipe, é um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida!

    ResponderExcluir
  22. Acho que não tem como falar em um livro com uma raposa e uma rosa sem lembrar O Pequeno Príncipe, né? Acho que Saint Exupery estava em um momento de rara inspiração quando escreveu essa obra-prima! Este é, seguramente, um dos melhores livros que já li. E o melhor de tudo é que é um livro que atinge todas as idades. Ótima escolha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  23. Olá

    Eu li esse livro acho que já tem uns 6 anos,gostei muito da leitura,me emocionei,o livro é lindo tanto a história como a diagramação,concordo com o que você citou,o livro não é infantil,mas infelizmente nem todo mundo que ler entende, gostei da resenha.

    Bjss

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014