LGBTQIA um livro pra cada letra

sexta-feira, 23 de junho de 2023


Oi gente que ama livros, hoje venho indicar livros com muita representatividade, usando a sigla LGBTQIA para trazer livros com universos diferenciados dentro do movimento. Esta é a quinta vez que trago essas indicações, que viraram tradição aqui no blog.

Vamos conferir?


L – Livro com personagem lésbica: Livre Pra Te Amar (Marcela Brazão)

Sinopse: Luciana e Kelly não conseguem ficar no mesmo lugar sem discutir. Enquanto uma é brincalhona, implicante e prioriza a carreira, a outra é certinha, quieta e sonha com uma família e filhos. Nos últimos quatro anos elas mantiveram o convívio forçado por carinho a uma única pessoa: Camila. Tudo muda quando Kelly precisa de uma fisioterapeuta para ajudar com as dores crônicas e, também, de uma namorada de mentirinha por uma única noite para escapar da ex-noiva. Luciana concorda com a trégua para ajudar Kelly, afinal, é a chance perfeita de beijar a mulher mais linda e insuportável que já conheceu. A proximidade inesperada transforma antipatia em paixão. Contudo, ambas precisarão fazer escolhas que podem afetar essa relação e também o futuro juntas. Será que o sentimento entre elas sobreviverá mesmo com as diferenças?




G – Livro com personagem gay: O Primeiro a Morrer no Final (Adam Silveira)
Sinopse: m Os dois morrem no final, obra que já vendeu mais de 100 mil exemplares no Brasil, acompanhamos a história emocionante de Mateo e Rufus, dois jovens que decidem compartilhar seus últimos momentos e viver uma vida inteira em um único dia. Agora, Adam Silvera retorna com maestria ao universo que conquistou fãs no mundo inteiro, em uma trama que se passa sete anos antes do primeiro livro. Na noite de 30 de julho de 2010, as pessoas se reúnem em diversas cidades dos Estados Unidos para a inauguração da Central da Morte, um serviço controverso capaz de informar se seus usuários terão um encontro prematuro com a morte ao longo das próximas 24 horas. Orion Pagan espera há anos que alguém lhe diga quando vai morrer. Só assim ele conseguirá aproveitar um pouco a vida, sem o temor de não saber quando a doença grave que tem no coração o fará partir dessa para a melhor. Receber uma ligação da Central da Morte é a última coisa que Valentino Prince deseja. Após deixar o Arizona e se mudar para Nova York, ele mal pode esperar para viver esse novo capítulo de sua história e realizar seus sonhos. Sob as luzes da Times Square, Orion e Valentino se conhecem, e a conexão entre eles é imediata. Mas, á meia-noite, a primeira ligação da Central da Morte anuncia que um dos dois vai morrer em breve. Embora não saibam como ― ou quando ― o dia vai terminar, eles só têm uma certeza: querem ficar juntos até o fim. O primeiro a morrer no final é uma história pungente e arrebatadora que narra o impacto indelével que deixamos na vida daqueles que amamos, a fugacidade do tempo e a força dos momentos que nos transformam para sempre.

B – Livro com personagem bissexual: Delilah Green não está nem aí (Ashley Herring Blake) 
Sinopse:
Delilah Green jurou nunca mais voltar a Bright Falls, a cidade onde cresceu. Lá não há nada para ela, só as lembranças da infância solitária e do desprezo da madrasta e da irmã postiça, Astrid. Em Nova York ela tem uma carreira como fotógrafa em ascensão e uma mulher diferente em sua cama todas as noites. Mas quando Astrid usa chantagem emocional e um cheque polpudo para forçá-la a fotografar seu casamento e a maratona de eventos preparativos, Delilah acaba concordando em voltar. Seu plano é chegar, fotografar e ir embora de fininho. Só que assim que ela reencontra Claire Sutherland, uma das insuportáveis – e lindas – amigas de infância de Astrid, percebe que talvez haja, sim, algo divertido para se fazer em Bright Falls. Criando a filha de 11 anos praticamente sozinha ao mesmo tempo que gerencia uma livraria e lida com um ex nada confiável, Claire só quer uma vida sem surpresas. E a chegada repentina de Delilah é uma surpresa e tanto. Em meio a todas as questões mal-resolvidas do passado e os problemas do presente, o desejo que nasce entre as duas se torna cada vez mais evidente. E elas não sabem se terão força para resistir aos encantos uma da outra. Pior ainda: estão começando a achar que não querem mesmo resistir...

T – Livro com personagem trans: Vozes Trans (Jonas Maria, Koda Gabriel, Brenda Bernsau, Limão, Lune Carvalho, Thati Machado, Amara Moira)
Sinopse:
"Vozes Trans" é o segundo livro da série Vozes e, assim como o primeiro, se faz resistência. Um grito de liberdade de pessoas trans constantemente silenciadas, que reivindicam seu protagonismo e ampliam suas vozes pela escrita. Através de ilustrações de Lune Carvalho e quatro histórias de ficção, es autores Brenda Bernsau, Jonas Maria, Koda Gabriel e Limão narram a trajetória de personagens em busca de seus sonhos e de se verem representades. O livro conta, ainda, com posfácio de Amara Moira.








Q – Livro com personagem Queer*: Ela, videogames e muito sobre nós (Koda Gabriel)

Sinopse: Todo mundo precisa de um clichê pra se sentir representado. Uma história pra sorrir bobo e desejar uma situação como aquela na sua vida. Bom, agora você pessoa trans tem um clichê pra chamar de seu. Com muita representatividade LGBT+, Ela, videogames e muito sobre nós conta a história de Ariel, uma pessoa não-binária que acabou de sair do armário para todos do seu colégio. Ele conhece Cristina, uma menina trans super divertida e de bem com a vida e juntos eles aprendem mais sobre si mesmos e sobre o mundo enquanto fazem você se derreter de amor. Paixonite na medida certa, porque todo mundo merece um romance pra chamar de seu.






I - 
Livro com personagem Intersexo: Menino de Ouro (Abigail Tarttelin).
Sinopse: A família de Max não permitiria nenhum desvio na imagem perfeita que havia construído. Karen, a mãe, é uma advogada renomada, determinada a manter a fachada de boa mãe, esposa e profissional. Steve, o pai, é o exemplo do chefe de família presente em sua comunidade, favorito a um importante cargo público. O ponto fora da curva é Daniel, o caçula, que, para os padrões da família Walker, é “estranho”: não é carinhoso, inteligente ou perfeito como Max. Melhor aluno da escola, capitão do time de futebol, atlético, simpático, sucesso entre as garotas: Max, o primogênito, é o menino de ouro. Ninguém poderia dizer que sua vida não é perfeitamente normal. Ninguém poderia dizer que Max esconde um segredo. Ele é diferente, especial. Max é intersexual: nasceu com os dois conjuntos de cromossomos, XX e XY e, portanto, é menino e menina. Ou nenhum dos dois. É a partir do olhar de cada pessoa que orbita a vida de Max que a autora Abigail Tarttelin compõe a sua narrativa em Menino de Ouro. Cada uma das personagens esboça seu dia a dia, suas inseguranças e conquistas, e, principalmente, seu relacionamento com Max. Apesar da dimensão de seu segredo, Max parece à vontade com sua vida. Seus questionamentos sobre sexo, relacionamentos e até sobre rejeição são tantos quanto um adolescente de 15 anos poderia ter. O cenário muda drasticamente quando Hunter, seu melhor amigo desde a infância, volta do passado e abusa de sua confiança da pior maneira que poderia. Max se vê forçado a explorar seu segredo radicalmente, e percebe que muito mais foi escondido desde o seu nascimento. Por que sua família nunca conversou sobre suas opções? Quais eram elas? Como seria seu futuro? Como os outros lidariam com ele agora: seus amigos, seus parentes... Sua namorada? Quem é Max, realmente? Em seu romance de estreia, Abigail Tarttelin trata de forma sensível, mas direta, as questões da identidade e do que consideramos “ser normal”. A autora traz à tona questionamentos sobre até que ponto o gênero sexual define uma pessoa e suas relações, por dentro e por fora. "Emocionante e maravilhosamente escrito... Uma exploração corajosa e profunda da identidade social e sexual" - Sahar Delijani, autora de Filhos do Jacarandá "Tarttelin descreve de modo sensível a maneira como uma criança intersexuada lida com as elevadas emoções da adolescência." - Entertainment Weekly "Corajoso e intenso" - Publishers Weekly

A – Livro com personagem Assexual: Apito Final (Rafaela Silva)
Sinopse: Após ser campeão em um dos maiores campeonatos do mundo, Francisco falou abertamente sobre sua sexualidade. Sendo o primeiro jogador em um clube grande a dizer que é gay e assexual. Uma semana depois, ele é convocado para a Copa do Mundo no Brasil, mas o desafio não será apenas no campo, porque, ao chegar na cidade maravilhosa, o camisa 7 descobre que precisará dividir o quarto com nada mais e nada menos que João Pedro, o seu maior rival dentro e fora dos campos. Nesta novela, ambos vão entender que embora joguem em clubes rivais, podem sim serem amigos — ou além disso — para um objetivo maior: ganhar a copa do mundo. Mas quem disse que um gol não pode ser marcado do lado de fora do estádio?






Essas foram as minhas escolhas para responder este post e gostaria de saber quais seus livros favoritos abordando estes temas. Deixem nos comentários porque vou adorar conferir.

Beijos

*Queer é uma palavra inglesa, que em português significa excêntrico. É uma palavra usada para designar pessoas que não seguem o modelo de heterossexualidade ou binaridade de gênero.















Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.