19

Desafio Mulheres da Literatura Parte 1


Oi gente que ama livros, hoje venho falar para vocês da experiência de participar do desafio criado pelo blog Queria Estar Lendo, para homenagear as mulheres dentro da literatura. Usando a hastag #MulheresdaLiteratura, cada dia do mês de março, os participantes devem postar no Instagram, uma foto específica e quero compartilhar com vocês as minhas escolhas até o dia 15.

1 - O primeiro livro escrito por uma mulher que você leu. Foi o livro A Mina de Outro da saudosa Maria José Dupret. Li este livro com 8 anos e ainda tenho o meu exemplar. O livro conta a aventura de algumas crianças que se perderam em um túnel no Pico do Jaraguá. O Livro tem ilustrações lindas e uma história de aventura muito original. Ainda tenho muito carinho pela história e pela experiência vivida ao ler o livro e sempre recomendo para crianças desta faixa etária. Ainda hoje, é publicado e faz parte da série O Cachorrinho Samba. Essa série é uma excelente indicação para crianças a partir dos 7 anos.

2 - O seu livro preferido escrito por uma mulher. Quando penso em livros preferidos, acho impossível não pensar no livro Como Eu Era Antes de Você da Jojo Moyes. É uma história mega conhecida dentro da atual blogosfera literária, mas se por acaso, você ainda não teve a oportunidade de ler e gosta de drama e romance, não tenha dúvida, você irá apreciar bastante este livro. Além de romance, o livro fala sobre a pureza da amizade e de um amor que não espera nada em troca, apenas reciprocidade. Um livro que levanta um tema polêmico e delicado, com personagens que te envolvem e deixam uma saudade eterna.

3 - O seu livro preferido protagonizado por uma mulher. Acredito que a maioria dos livros que leio, tem mulheres como foco central da trama, então este quesito foi difícil selecionar um livro, acabei por escolher um dos primeiros livros com abordagem adulta que eu li e foi A Ira dos Anjos do imortal Sidney Sheldon. Este livro nos traz a Jennifer Parker, advogada espetacular que passa por todo tipo de situação durante a trama. Erra, acerta, erra de novo, e assim, se mostra tão crível e humana que fica difícil não admirá-la. Existem momentos em que é impossível não julga-la, mas ainda assim, não dá pra não torcer por ela. Este é um dos livros que eu mais amo na vida!!!

4 - Sua autora preferida. Impossível escolher apenas uma e eu ficaria muito frustrada se não citasse aqui pelo menos as 4 autoras que mais amo. Tenho até mais nomes para mencionar, mas estas 4 escolhidas, são sem dúvida, as minhas favoritas. Martha Medeiros e sua inteligência maravilhosa ao falar da vida, do dia a dia e de criar romances tão bem construídos. Colleen Hoover e seus dramas intensos e inesquecíveis. Marian Keyes e suas heroínas tão atrapalhadas e carismáticas e Jodi Picoult que consegue escrever histórias tensas, densas e marcantes. Amo estas 4 mulheres!!!

5 - Um livro com uma amizade forte entre mulheres. A Cidade do Sol do querido Khaled Hosseine é com certeza o livro que traz o tema da amizade entre duas mulheres de uma forma muito forte. Marian e Laila são mulheres no Afeganistão, esposas de um mesmo marido cruel, produto de uma política cega. Juntas, elas vivem se apoiando, na esperança de um dia, descobrirem o que é felicidade. O livro traz ainda uma descrição do que é, sobretudo, ser mulher em um regime intolerante e isso não tem nada a ver com religião, mas com política. É um livro forte e triste, mas maravilhoso! Um livro que deixa bem claro sobre que base uma amizade deve ser construída.

6 - Um livro com uma heroína que salva a si mesma. Escolhi a Sophie, do livro A Garota Que Você Deixou pra Trás, da Jojo Moyes para falar de uma protagonista que arrisca tudo para salvar a sua pele e rever o marido, que é prisioneiro de guerra durante a primeira guerra mundial. Sophie arriscou seu nome e sua integridade física para conseguir sair viva daquele caos e ainda que todos ao redor a questinassem, se manteve firme. Mais uma vez, Jojo Moyes desenvolveu uma narrativa muito consistente, com personagens fortes e desenvolvidas para conquistar o público. Além d eum excelente cenário histórico. Livro perfeito!!!

7 - Um livro com uma heroína que não tem medo de armas. Jogos Vorazes da Susanne Collins. Para mim foi impossível pensar neste quesito e não associar a figura da Katniss Everdeen. Confesso que não tenho uma admiração muito grande pela protagonista de uma das trilogias mais bem sucedidas do mundo, mas não dá pra negar que ela realmente não tinha medo de armas e todas as suas atitudes comprovaram isso, do inicio ao fim da história. Embora tenha ressalvas para com a Katniss, essa é a minha trilogia distópica favorita. A premissa da trama é violenta e quase impossível de acreditar, mas o paralelo político que a autora fez, dá muita consistência para o enredo dos três livros!

8 - Um livro de romance escrito por uma mulher. Proposta Indecente da Patricia Cabot. Eu ainda não li este aqui, mas como adoro essa capa e como ele está na minha estante esperando a sua vez pacientemente, decidi aproveitar o quesito de hoje para falar dele. Payton é apaixonada pelo capitão Drake e sonha em ser capitã de seu próprio navio, mesmo que isso seja um “sonho masculino”. Drake só percebe seus sentimentos por Payton na véspera de seu casamento com outra. Quando o barco dos noivos parte rumo às Bahamas, ele é atacado e resta a Payton se infiltrar num navio pirata para salvar a vida do seu amado. Espero ler em breve e tenho quase certeza que irei gostar.

9 - Um livro de romance policial escrito por uma mulher. Eu Vejo Kate da Claudia Lemes não é apenas “um livro de romance policial”. Ele é O livro! A história que a autora desenvolveu, além de original, é incrivelmente intensa. Kate é uma escritora que deseja publicar um livro com a biografia de um serial killer, Nathan Bardel, que já foi executado por seus crimes. Porém, novos crimes começam a acontecer perto de Kate, com as mesmas características do homicida morto. Quem estaria agora matando? Gente, esse é um livro pra devorar!!! Muito forte e violento, mas consistente e sem furos na trama. Perfeito!!!

10 - Um livro de fantasia escrito por uma mulher. Quando pensei neste quesito, apenas o bruxinho de Hogwarts me veio a mente e claro, sua talentosa criadora, J. K. Rowling. Acho muito inocente da minha parte falar desta série, mas se caso você passou os últimos 20 anos embaixo de uma pedra, saiba que a saga Harry Potter, trata-se de uma fantasia que envolve elementos mágicos e possui milhares de fãs em todo planeta. Mais que isso, Harry Potter é um legado, um compromisso. 

11 - Um livro sobrenatural/sci-fi escrito por uma mulher. Li este livro a pouquíssimo tempo e me encantei com a escrita da Kelly Shimohiro. O livro O Estranho Contato nos traz uma história de ficção cientifica enxuta e direta, com personagens juvenis e com um desfecho que deu vontade de querer saber mais e mais do universo criado. Adorei a história de capa a capa!!

12 - Um livro de terror escrito por uma mulher: Para preencher este quesito, escolhi um livro que não funcionou muito bem para mim, talvez porque os elementos inseridos na trama, não me chamem muito a atenção. A Garota Mais Fria de Coldtown, da Holly Black, traz vampiros sanguinários no enredo e uma busca frenética por salvação. Eu particularmente não gostei, mas sei que muito gente curtiu!

13 - Um livro com a mocinha na capa. Aqui temos Procura-se Um Marido da carismática Carina Rissi e que traz essa noivinha na capa. Alicia, a protagonista da trama, precisa casar-se para poder usufruir da herança que seu avô lhe deixou e além disso, precisa amadurecer. Ela acaba encontrando alguém que também precisa casar e juntando a fome com a vontade de comer, temos um casamento. O enredo é um pouco manjado e previsível, mas isso não diminui o prazer da leitura porque a escrita da Carina é maravilhosa.

14 - Um livro com uma heroína que não se conforma em ser o que esperam dela. No livro A Guardiã da Minha Irmã, da Jodi Picoult, a pequena Anna de apenas 13 anos, foi concebida para doar células para a irmã Kate que tem leucemia desde os dois anos. Ela passou a vida inteira doando sangue e células e agora ela tem que doar um dos seus rins para que a irmã não morra. Ela decide parar com isso. O livro é muito bom, com o ponto de vista de todos os personagens envolvidos no drama e com um final tão inesperado e cruel, que quase não acreditei enquanto lia. Mega recomendo!!!

15 - Um livro escrito por duas (ou mais) mulheres. Este foi um dos quesitos mais difíceis desta primeira quinzena de desafio e escolhi um livro que ainda não li, mas já está na fila. Nunca Jamais é um romance escrito por Colleen Hoover e Tarryn Fisher e estou mega curiosa para conferir esse duo literário. A Colleen, eu já amo e agora, quero conhecer a trama sabendo que ela escreveu algo em parceria. Espero que eu aprecie!!!

Estes foram os quesitos cumpridos até o dia 15 e no inicio do próximo mês, publico como foi a segunda quinzena. Por agora, afirmo que estou adorando participar!!!

Beijos.
Comentários
19 Comentários

19 comentários:

  1. Oi, Ivi. Tudo bem?
    Ainda não conhecia o desafio, gostei muito. Suas indicações também são ótimas, li poucos dos que citou mas a maioria está na minha lista de leitura.
    Amoooo demais A Cidade do Sol, fortíssimo!
    HP então nem se fala, é de fato mais do que uma saga.
    Eu Vejo Kate e Nunca Jamais são os que estou mais ansiosa para ler e pelo que comentou já coloquei A Guardiã da Minha Irmã aqui na minha lista, acho que vou gostar. :)
    Volto aqui depois pra ver as outras indicações.

    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivi!
    Não tinha visto esse desafio em nenhum outro blog, e confesso que achei muito interessante. Foram poucos os livros citados que eu já li, mas vou aproveitar pra dar uma pesquisada em alguns títulos mencionados e que me chamaram atenção através dos seus comentários.
    Adorei o post e com certeza irei ler a segunda parte! ^-^

    Um super beijo e uma ótima semana! :*
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi
    Eu não sabia desse desafio, se não até participaria também. Achei a iniciativa incrível, assim como achei ótimo os livros que você citou. Deve ter sido ótimo participar mesmo.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. O primeiro livro que eu li foi escrito por uma mulher, bem famosa na literatura nacional: Eva Furnari. Dois livros que você citou eu quero muito ler: Como eu era antes de você (preciso tentar ler antes de sair o filme!) e Eu Vejo Kate. E não gosto da Katniss e achei Jogos Vorazes a maior enrolação bem sucedida da história, não vejo motivo pra história ter 3 livros, pra mim poderia ser apenas 1 juntando o primeiro com o terceiro.

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  5. Oie essa é a primeira vez que vejo esse desafio, super curto a premissa. Pena que não soube antes, queria ter aderido. Desejo muito sucesso em suas publicações. Conheço alguns dos livros que fotografou e dentre eles estão algumas das minhas melhores leituras... Gostei muito mesmo do desafio...nos mulheres merecemos todo reconhecimento e homenagem.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  6. Ivi muito bacana esse desafio menina o protagonista de a Ira dos Anjos é maravilhosa e como sofre coitada. Ainda não li nada da Jojo pretendo reverter isso logo. Martha Medeiros e seus textos maravilhosos adoro. Colleen amoo. Amei todas as indicações. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Amiga tenho que confessar que adorei essa sua TAG e fiquei até interessada em fazer em meu blog. Talvez eu venha a fazer viu? porque é sempre bom dar uma variada nas postagens. Adorei os livros que tu escolheu. Eu também ainda não li Proposta Idencente. Eu tenho esse e um outro na minha estante, mas quero ainda pegar outro livro da Patricia Cabot antes de começar a ler, porque tem um livro anterior a um desses ai. Que tem uma moça de vestido vermelho na capa. Agora não vou me lembrar o nome, mas tá na minha lista e espero gostar, apesar que já o tenho em ebook, mas mesmo assim...hahahahah....Outro livro que preciso ler URGENTEMENTE é da Carina Rissi, ainda não li nada dela e todos falam maravilhas. Eu tenho todos os livros delas, menos os novos que sairam de cada série. Mas assim que completar já vou começar a ler, mas queria mesmo autografa-los antes sabe? Quero muito conhecer a autora e espero poder ler com ainda mais gosto depois de ter todos eles com dedicatória rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-enquanto-bela-dormia.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Ivi
    Também estou fazendo esse desafio lá no instagram!
    Engraçado porque escolhemos os mesmos livros nos dias 9,10 e 15!
    Não tem como não amar Eu vejo Kate e HP!
    Adorei saber que você está participando. Vou esperar para ver os outros dias.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ivi! Tudo bem?
    Nossa, estou impressionada com este desafio! Eu acho que nunca conseguiria fazê-lo, pois percebi que infelizmente a maior parte dos livros que leio são escritos por autores homens. Entre os livros citados por você, os únicos que eu já li são os da saga Harry Potter, mas fiquei muito curiosa agora para ler Eu Vejo Kate e A Guardiã da Minha Irmã. Lembro que quando eu era adolescente sempre ia à biblioteca da minha cidade e via o livro A Cidade do Sol lá, mas nunca me despertou a atenção. Agora, depois de saber um pouco mais sobre o enredo, mudei de ideia e também me senti curiosa em lê-lo. Dicas anotadas! Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  10. Nossa que desafio bacana! E com vários livros bons que você escolheu... Principalmente a Ira dos Anjos e jogos vorazes que são Livros inesquecíveis para mim.
    Depois coloca seus livros dos próximos 15 dias de março que estou curiosa.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  11. Adorei suas respostas! E gostei que tem dois livros da Jojo Moyes nelas (que já virou minha escritora favorita, depois da J.K.)! O legal é que você colocou quase todos os livros que tenho vontade de ler, e seu post só me fez ficar com mais curiosidade pra ler ainda! Uns eu já conhecia, como Cidade do Sol, os da J.K., da Jojo e Jogos Vorazes, mas gostei dos outros que não conhecia também! Ótimo post!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  12. Oie Ivi!
    Gostei das indicações! Muitas delas eu já li, e outras tenho curiosidade para conferir. Jogos Vorazes é um que apenas conheço o filme, mas ainda não li o livro. Como eu era antes de você é lindo, e não vejo a hora de assistir o filme. Nunca Jamais chegou essa semana, e vou começar a leitura no feriado.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Oi, eu vi esse desafio e achei ótima ideia, só não estou participando pois acho que não conseguiria cumprir todos os desafios, já que leio mais livros de escritores masculinos. Alguns que você citou eu já li e dou enfase aqui no Como Era Antes de Você, que é simplesmente maravilhoso. Meus parabéns por estar conseguindo cumprir os desafios
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ivi-linda, adorei a tag. O fato de ela ser comprida permite recomendar vários livros ao mesmo tempo (rs). Eu não posso deixar de notar que Jojo Moyes foi citada duas vezes. Fico muito feliz por isso, pois é um novo talento contemporâneo que parece estar crescendo cada vez mais, não? Ainda não li nada dela, mas pretendo fazê-lo em breve. Quero muito ler Eu Vejo Kate, por ser um thriller nacional. Interessa-me muito! Amei ver Sidney Sheldon citado aqui, me meio às mulheres, haha. Um homem caracterizando uma mulher de forma que levou-a a ser indicada por você. Só revela o talento dele.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Nossa, o primeiro livro que eu li de uma mulher eu não vou lembrar, mas lembro que gostava bastante dos livros da Giselda Laporta Nicolelis e da Graziela Bozano Hetzel ♥ Não sei se conseguiria escolher minha autora favorita, ou o meu livro favorito de autora...hehe' provavelmente roubaria e colocaria uns cinco em cada categoria *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Eu achei esse desafio muito interessante, mas eu tenho certeza de que eu teria dificuldade em escolher as autores e livros, pois são muitas coisas boas, e eu sou super indecisa rsrs. Uma das minhas autoras favoritas também é a Colleen Hoover, e eu não sei se poderia escolher um livro favorito.

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Que desafio legal, eu não conhecia ele antes e achei ele bem interessante e legal por valorizar as mulheres na literatura. Dos livros apresentados eu apenas li a trilogia de Hunger Games e Harry Potter, mas eu gostaria muito de ler os livros Como eu era antes de você e os da Colleen Hover.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  18. Olá Ivi.

    Não conhecia o desafio ainda mais adorei as categorias a serem preenchidas, vou fazer lá no blog, creio que a a maior parte dos livros da minha estante seja escrito por autoras.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiee! Já tinha lido algo sobre o desafio e achei muito bacana! Suas escolhas também e interessaram muito. Sua lembrança sobre o primeiro livro escrito por mulher, achei muito dez!! Espero que tenha sido divertida a participação no projeto! <3

    abraços!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014