3

Tag: As 5 Melhores Adaptações Para O Cinema - Bel Sanz


As adaptações de livros para o cinema, como podemos ver, é bastante comum. Vários livros ótimos, e alguns nem tanto, foram levados para a telona. Alguns bem fiéis, outros parece que só aproveitaram os nomes das personagens e o título, e a grande maioria com diferenças tão mínimas que fez com que os amantes da leitura não perdessem o sono.

Eu gosto de adaptações, mas confesso que sinto certo receio por algumas cujo livro tenho um certo "ciúme". Sei que alguns de vocês me entenderão.

Nessa tag eu escolhi 5 adaptações que não deixaram nada a desejar aos livros. Saí do cinema leve e feliz!

Seguem minhas escolhas:

UM SONHO DE LIBERDADE (The Shawshank Redemption, 1994)
O filme conta a história de um banqueiro que fica preso durante 20 anos por ter matado a esposa, apesar de ele sempre atestar o contrário. Na prisão ele consegue a proteção de guardas que estão envolvidos com lavagem de dinheiro.
Esse filme é baseado no conto de Stephen King, "Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank, presente no livro "As quatro estações".
Já devo ter assistido esse filme milhares de vezes e jamais vou enjoar. Um dos melhores filmes que já assist e um dos poucos que não deixam nada a desejar ao livro.


A CASA DOS ESPÍRITOS (La casa de los espiritus, 1982)
Essa história baseada no livro de Isabel Allende conta a história de três gerações de mulheres em uma narrativa que percorre todo o século XX. HIstórias marcantes e conflituosas, abordando problemas pessoais intermeados pela evolução política e social no Chile. A autora usa fatos de sua própria família mesclados com fatos ficcionais. Tanto o livro merece ser lido, como o filme visto.



O CÓDIGO DA VINCI (The Da Vinci Code, 2006)
No livro de Dan Brown, primeiro com o seu protagonista mais famoso, Robert Langdon, o curador do museu do Lovre é assassino antes de um encontro onde desvendaria um segredo à Langdon. Todas as pessoas que compartilhavam esse segredo são mortas. O curador antes de sua morte havia espalhado pistas sobre o mistério e ninguém melhor que Robert Langdon para decifrá-las. Com a ajuda da neta do curador, Robert corre para desvendar os enigmas e descobrir o segredo que fez com que tantas pessoas fossem mortas.
O livro é maravilhoso. Dan Brown consegue nos envolver na história e seguimos com Langdon na busca do mistério. O filme segue a linha, sem fazer com que a adrenalina se perca. Vale a pena também assistir ao DVD "Verdades e mistérios do Código da Vinci".


ANJOS E DEMÔNIOS (Angels & Demons, 2009)
Outro livro de Dan Brown que foi adaptado para o cinema e que, a meu ver, foi uma adaptação muito feliz. Sim, tem algumas partes diferente do livro e quem leu o livro com cuidado logo vai identificar, mas não atrapalhou em nada a história, pelo contrário, o filme ficou ótimo, como o livro.
Uma substância extremamente perigosa é roubada e o cientista responsável pelo seu desenvolvimento e estudo, é assassinado. Um simbolo Illuminatti é queimado no corpo do cientsta morto fazendo com que acreditem que uma antiga sociedade secreta ainda existe. Robert Langdon percorre a cidade do Vaticano em busca da sociedade e do assassino. Toda a história se passa durante  a eleição de um novo Papa e junto a esse mistério, se desenrola também o fato de que os cardeais que estão competindo no Conclave estão sendo assassinados. Leiam o livro, vejam o filme, vale a pena.



A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS (The book thief, 2013)
Essa foi uma das adaptações em que fiquei com muito medo de assistir ao filme. Essa história de Markus Zusak, que eu li muito antes de cogitarem ir para o cinema, é um dos melhores livros que já li na vida. Ele está fácil em um lugar no meu top 10 de melhores livros já lidos. Até o momento de começar o filme estava apreensiva, mas tudo isso se mostrou em vão. A história foi muito bem adaptada, os atores escolhidos, sem exceção, foram ótimos. Eu só achei que o filme acabou muito rápido, que algumas passagens poderia ser um pouco mais estendida, mas credito isso ao fato de ter amado o filme, e me distraido com ele, e por isso gostaria de ter ficado um pouco mais no cinema e acompanhar mais a vida de Liesel.
Não assistiu no cinema? Corre e aluga o DVD, baixa o filme na Internet, faz qualquer coisa, mas não deixe de assistir, vale cada minuto.


Então, essas foram algumas das adaptações que eu assisti dos livros que eu li e indiquei para vocês. Quem lembra de alguma outra, me fala no comentário para que eu também possa assistir, ok?

A Ivi já respondeu essa tag e vocês podem conferir as escolhas dela AQUI.

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Um sonho de liberdade é um dos meus filmes favoritos.... preciso ler o conto....
    Meu top de adaptação começa com Harry Potter <3
    Muito boa lista Bel

    ResponderExcluir
  2. O único filme que assisti dos que você citou foi A Menina que Roubava Livros, e ainda nem li o livro, mas quero ler assim que puder. Espero ver as outras adaptações e ler seus livros. Me sinto decepcionada quando percebo que não li nada de Stephen King e Dan Brown ainda, mas pretendo mudar logo isso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Bel
    O único que li foi A menina que roubava livros, mas ainda não assisti a adaptação. É um dos meus favoritos e tenho medo de me decepcionar. Já assisti, mas não li, os dois livros citados do Dan Brown. Adoraria poder lê-los.
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014