2

Encerramento da MARATONA LITERÁRIA #EuSouDoidera

Oi gente que ama livros, hoje venho com o encerramento da MARATONA LITERÁRIA #EuSouDoidera. Essa maratona tinha como meta ler 5 livros em 15 dias e eu estabeleci para mim, o critério de fazer releituras de livros que, não tinha resenha no blog ou livros que eu estava com saudade de ler e com as escolhas feitas, parti para a leitura muito animada.

Reler estes livros foi uma deliciosa aventura. Foram livros que de alguma maneira marcaram uma determinada época da minha vida. Me reencontrar com estes personagens e com as tramas desenvolvidas foi como reencontrar velhos amigos que eu não via a algum tempo e reacender detalhes que o tempo tratou de apagar destas histórias. Foi emocionante para mim porque, embora eu tenha escolhido livros que eu gosto muito, não imaginava me emocionar novamente de forma tão intensa, uma vez que eu já conhecia todo o enredo e desfecho.

Todos os 5 livros que eu escolhi reler me fizeram chorar, me tocaram mais uma vez e em alguns, fiz até novas reflexões. E cada um deles, à sua maneira, teve um papel significativo na minha trajetória de leitora e reler suas páginas, fez que com que eu confirmasse o motivo pelo qual eu os amo tanto.


Este livro foi meu primeiro contato com a escrita de John Boyne. Por ser este livro, o maior sucesso do autor, isso não causa estranheza, mas ao ler a história de Bruno e seu amigo Shmuel, eu sabia que não conseguiria ficar sem ler outras coisas do Boyne e isso se confirmou ao ler seus outros livros, porém este livro sempre será especial para mim em função da minha reação para com a originalidade da história e também, para com o final impactante e corajoso que o autor deu à obra.
Música escolhida: EVERYBODY HURTS - R.E.M.

Este é um dos meus livros prediletos da vida toda. Marcou o início do meu vício em leitura e foi o primeiro livro que me fez chorar em função do sofrimento da protagonista. Antes de começar a ler este livro, eu sabia que ia gostar da história, já tinha lido outros livros do autor e acreditava que ele não me decepcionaria, mas foi impactante sentir em mim a dor que a personagem sente ao atravessar a trama.
Música escolhida:I Could Not Love You More - Bee Gees
  • QUERIDO JOHN (Nicholas Sparks)

Escolhi este livro pelo fato de ainda não ter resenha no blog e por se tratar de um dos livros mais populares do Sparks, achei que era minha obrigação incluí-lo nesta maratona. Mas a releitura deste livro foi mais que obrigação. Detalhes da história que eu já não lembrava e  outras situações que eu havia me apegado ao filme inspirado na obra original que na verdade eram diferentes e faziam muito mais sentido no livro. Adorei reler e reencontrar John e Savannah, mas adorei lembrar das características do pai do John e de reviver as aventuras de um soldado em plena guerra do Iraque.
Música escolhida:Paperweight - Querido John (Schuyler Fisk and Joshua Radin)
  • O CAÇADOR DE PIPAS (Khaled Hosseini)

A saudade deste livro era enorme e quando comecei a reler, me lembrei exatamente da época em que o li pela primeira vez. Este livro marcou minha volta à leitura e eu acho que se tivesse sido um livro inferior à este, eu não teria recuperado minha paixão por ler. Li este livro em setembro de 2007, quando estava retornando ao trabalho após minha licença maternidade. Durante a gravidez eu não li nada porque sentia um sono absurdo e depois que meu filho nasceu, achava impossível parar e ler alguma coisa. Então, quando minha rotina de mãe e profissional foi restabelecida, foi este livro que me fez relembrar o quanto ler é algo importante na minha vida.
Música escolhida: Música clássica no Afeganistão

Quem me conhece e me acompanha aqui no blog sabe que eu sou fanática pelo Ricky Martin. Já reli este livro 19 vezes e tenho certeza que será um livro que sempre voltará para minha lista de leitura porque se trata da auto-biografia do meu ídolo e, reler o livro em que ele conta sua história é como estar conversando com ele na sala da minha casa. Logo, nunca vou abrir mão disto. Adianto que se eu não fosse fã dele, ainda assim indicaria o livro porque o homem por trás do popstar tem uma história de vida incrível, mas claro que eu não leria mais de uma vez, mas como sou admiradora e apaixonada pelo homem e pelo PopStar, acho perfeitamente compreenssível o fato de reler o livro tantas vezes, ainda que seja apenas uma vez por ano. Confesso que entre um livro e outro, releio alguns capitulos deste livro... Coisa que só fã é capaz de fazer!
Música escolhida: Vida (Ricky Martin)

Meta batida, resenhas a caminho.
Essa maratona foi tão boa quanto a primeira e eu espero que outras possam vir porque a pressão da data somada à livros maravilhosos, se tornou para mim uma aventura inesquecível. Adorei e espero que gostem das resenhas que postarei ao longo do mês.

Beijos
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Dos seu livros escolhidos, já havia lido três: O menino de pijama listrado, Querido John e O caçador de pipas.
    Os três são excelentes livros e não fico surpresa de vc dizer que novamente se emocionou tanto com essas leituras. Eles tratam de histórias incríveis das quais também pretendo ler novamente no futuro. Fico feliz que vc tenha alcançado sua meta e espero ansiosa pelas resenhas!

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiii
    Não li nenhum dos livros que você escolheu.
    Não sou muito de reler meus livros, são tantos que nem cabe tempo, hahaha.
    Participei da maratona e nao consegui cumprir minha meta... =(
    Li 3 e meio, hahaha, mas valeu!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014