O Livro Secreto do Banheiro Feminino (Jo Barret)

sábado, 2 de setembro de 2023

Ficha Técnica:

Título Original: The Men's Guide to the Women's Bathroom
Autora: Jo Barret
Tradução: Beatriz Velloso
País de Origem: Estados Unidos
Editora: Essência
Número de Páginas: 320
Ano de Publicação: 2007
ISBN: 9780061128615
SKOOB | GOODREADS | Compre AMAZON

Oi, gente que ama livros! Hoje trago a resenha do 54º livro que li em 2023, "O Livro Secreto do Banheiro Feminino" (Jo Barret). Este livro foi a minha segunda escolha para a Maratona de Releituras deste ano. Li este livro pela primeira vez em 2011 e tinha uma lembrança divertida dessa história.

O livro apresenta Claire St. John, uma mulher de 34 anos, divorciada, que está naquela fase desesperadora de achar que nunca mais encontrará "o" cara. Recentemente, ela descobriu que seu marido tinha uma amante, o que a fez largar sua vida em Nova York, sua promissora carreira como advogada, e retornar a Austin, sua cidade natal, para tentar a vida como escritora.


Seu ex-marido Charles ainda conseguia fazê-la atacar um pote de sorvete (com uma colher grande), mas Jake, o cara com quem ela vinha saindo há algum tempo, estava ocupando um espaço em seu coração. Apesar de receosa, ela estava tentando fazer dar certo e, dessa vez, pretendia seguir à risca os melhores conselhos que já ouvira na vida: aqueles que ouvira dentro do banheiro feminino, que também a inspiraram no tema de seu primeiro livro.

Quando li este livro pela primeira vez, dei muitas gargalhadas e, nesta releitura, a experiência foi a mesma. Me vi gargalhando a ponto de lacrimejar com as situações e interações na vida de Claire, que pareceram muito semelhantes às minhas e às das minhas amigas.


Claire é uma personagem que passa por uma fase complicada, com altos e baixos, mas que nunca deixa de lado o bom humor e a esperança de melhorar as coisas. A narrativa é feita a partir de seu ponto de vista, e os pensamentos voláteis, confusos e contraditórios mostram uma mente inquieta e desesperada, no típico estilo do chick-lit, sem, contudo, cair em clichês. Algo que torna as passagens mais interessantes é a inclusão de capítulos do livro que Claire está escrevendo durante a história, mas isso, em alguns momentos, pode tornar a leitura cansativa.

Além de Claire, outras personagens também se encaixam no perfil "mais de trinta anos e solteira", como suas amigas Laura, Lessie e Heather, com histórias paralelas que complementam a trama. No entanto, entre tantas outras figuras e enredos, é difícil lembrar exatamente quem é quem. Mas o amigo gay de Claire rouba a cena, e embora o estereótipo tenha me incomodado um pouco, não deixei de rir em todas as situações em que ele aparecia.

A formatação do livro é uma graça. Além da capa, a diagramação tem letras em um tamanho bom nas páginas amarelas, com o símbolo do banheiro feminino no início de cada capítulo. A única coisa que me estranhou foi a marcação dos diálogos com aspas, em vez de travessões, provavelmente copiadas da edição original.


O livro possui uma história agradável e divertida, capaz de entreter, mas não é uma leitura que deixará uma marca duradoura. O romance é delicado e equilibrado, sem exageros ou momentos grandiosos, porém transmite a mensagem de que aqueles que se sentem solitários podem perceber que sempre haverá pessoas interessantes - independentemente de serem agradáveis ou não -, mas o mais importante é viver para si mesmo e, quem sabe, encontrar alguém especial.

Adorei a releitura!


Um pouco sobre a autora:
o Barrett é uma escritora de romances nascida em Okinawa, no Japão, mas só fala uma palavra japonesa; Sushi. Barrett emigrou para San Antonio, Texas, e foi para a Universidade do Texas em Austin, onde recebeu a Normandy Scholarship. Ela atualmente reside na Carolina do Norte com sua família paciente e de apoio, enquanto ela concilia sua carreira de escritora e sua posição como analista de programação. Ela ganhou inúmeros prêmios e continua escrevendo sempre que pode. Um dia, ela espera deixar de lado seu chapéu de programadora e escrever em tempo integral. Muitos dos seus sonhos já se realizaram. O que é mais um?
O Livro secreto do Banheiro Feminino é o seu único livro publicado no Brasil.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.