Criaturas Extraordinariamente Brilhantes (Shelby Van Pelt)

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Ficha Técnica:
Nome Original: Remarkably Bright Creatures
Autor: Shelby Van Pelt
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Giovanna Chinellato
Número de Páginas: 400
Ano de Lançamento: 2023
ISBN-13: 9788550820040
Editora: Tag Inéditos
SKOOB | GOODREADS | Compre na AMAZON

Oi gente que ama livros, hoje venho coma resenha do 71º Criaturas Extraordinariamente Brilhantes (Shelby Van Pelt). Este livro chegou para mim através da caixinha da Tag Inéditos e eu nunca tinha ouvido falar da autora. Este livro traz na proposta uma reflexão sobre o luto, porém sob a perspetiva de um polvo e não, não se trata de um livro fantástico.

O livor nos traz o Marcellus, um dos narradores em primeira pessoa é um polvo-gigante do Pacífico, que odeia quando dizem que ele foi “resgatado”, sendo que ele “estava lá de boa” e trouxeram ele para um aquário. Ele é uma criatura curiosa que parece entender o que se passa ao seu redor. 



Logo, no início da narrativa, percebemos que Marcellus, como ele é chamado, sabe de alguma coisa sobre a morte do filho de Tova, que é a faxineira do aquário. Ela, no entanto, nem desconfia que Marcellus saiba algumas pistas que podem solucionar esse mistério que perdurou por anos. Sendo assim, ele percebe que precisa mostrar a ela as pistas sobre o desaparecimento do seu filho antes que seja tarde demais. 

Um detalhe bem importante é que a parte da narração do Marcellus, começa no dia 1299 do cativeiro, e temos a informação de que ele é um polvo-gigante do Pacífico, que não vive mais do que 4 anos, ou seja, o que quer que o Marcellus saiba sobre a vida do filho de Tova, que faleceu aos 18 anos, ele tem pouquíssimo tempo para revelar.

E, para ajudar, a amizade entre Marcellus e Tova começou graças a uma de suas escapadinhas. Embora seja um polvo, ele é absurdamente inteligente e gosta de sair do seu aquário quando ninguém está vendo e caçar as “suas comidinhas”. E a Tova, sempre ajudava ele a retornar ao seu lugar, como uma boa amiga. Nessas “fugidinhas” dele, ele também acaba encontrando vários “tesouros” dos humanos e as levando para o fundo do seu aquário. 


Achei incrível a forma como a autora transmitiu a forma de pensar de um polvo, e achei isso absurdamente genial, porque torna a leitura mais divertida, principalmente porque ele julga os humanos o tempo todo, então, por mais que o tema abordado seja o luto, há vários episódios engraçados, o que deixa a leitura mais leve.

Tova é uma senhora adorável. Viúva de 70 anos que, mesmo aposentada, decide ajudar seu amigo, faxinando o aquário, para se manter ocupada. O enredo gira muito em torno dela e o mistério do que aconteceu com o seu filho, que desapareceu aos 18 anos, e que ela acredita que não tenha cometido suicídio.

Enquanto Tova executa o seu trabalho no aquário, ela percebe em Marcellus, uma criatura muito inteligente, afinal, parece que ele entende tudo o que ela fala. Assim, eles criam um vínculo de amizade muito forte, que os persegue até que ela nota que o tempo de seu melhor amigo, está se esgotando.

Em meio a tudo isso, ela ainda sofre um acidente que a afasta do trabalho e aumenta a sua sensação de solidão. Então, além da perda, ela ainda tem que lidar com o sentimento de se afastar daqueles que mais ama.


Um terceiro personagem importante é o Cameron. Ele tem 30 anos, não para em emprego nenhum, até que é demitido mais uma vez, sua namorada o expulsa de casa. Ele é o personagem mais complexo desse enredo. Ele foi abandonado pela mãe aos 9 anos, e tudo o que ele sabe é que, ela tinha problemas com o uso de drogas, e por esse motivo, o deixa aos cuidados da irmã dela. Ela também nunca lhe revelou quem era o seu pai. 

Após algumas investigações da parte dele, no entanto, Cameron descobre que tem um possível paradeiro do seu pai e vai atrás disso, a fim de cobrar toda a pensão que ele passou anos sem receber e quem sabe, mudar sua vida financeira de uma vez por todas.

É claro que, em algum momento dessa narrativa, esses três personagens vão se encontrar, e o desfecho dessa história é bem previsível, porém, ainda assim, emocionante. 

Eu não imaginava que ficaria tão ligada a uma história cheia de peculiares que na real, não me chamam muito a atenção, porém o livro me envolveu de uma forma que foi uma das minhas leituras favoritas do ano.

Existem temas sensíveis no decorrer da narrativa e a bela escrita da autora me manteve conectada na história durante todo o tempo.

Eu amei!


Um pouco sobre a autora:
Shelby Van Pelt nasceu em Tacoma, Washington, EUA, perto da fronteira com o Canadá, mas agora, vive em Chicago, confessa ter tremendas saudades das montanhas dessa região. É viciada na leitura de flash-fiction e tenta equilibrar o melhor que pode a atenção dada aos gatos e aos filhos. Criaturas Extraordinariamente Brilhantes é o seu único livro publicado no Brasil até o momento.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.