A Menina que Roubava Livros (Markus Zusak)

domingo, 3 de setembro de 2023

Ficha Técnica:
Título Original: The Book Thief
Autora: Markus Zusak
Tradução: Vera Ribeiro
País de Origem: Austrália
Editora: Instrínseca
Número de Páginas: 480
Ano de Publicação: 2007
ISBN: 978-85-98078-17-5

Oi, gente que ama livros! Hoje trago a resenha do 55º livro que li em 2023, "A Menina que Roubava Livros" (Markus Zusak). Este livro foi a minha terceira escolha para a Maratona de Releituras deste ano. Li este livro pela primeira vez em 2008 e tinha uma lembrança intensa desta leitura. Não foi um livro que funcionou imediatamente, cheguei até pular páginas para a leitura engrenar, mas depois, a narrativa me envolveu e ele se tornou um dos melhores livros que eu já li na vida.

"A Menina que Roubava Livros", é uma obra cativante que mergulha os leitores em uma narrativa emocionante e única. O livro é ambientado durante a Segunda Guerra Mundial e apresenta a história de Liesel Meminger, uma jovem adotada que encontra consolo e refúgio nos livros que rouba.


Uma das maiores forças dessa obra é a sua narrativa incomum, uma vez que é contada pela perspectiva da Morte. Essa abordagem peculiar adiciona uma camada extra de profundidade e reflexão à trama, proporcionando uma visão única dos horrores e das injustiças da guerra. Markus Zusak demonstra uma habilidade extraordinária ao criar uma narrativa envolvente e impactante, capaz de transmitir uma gama de emoções aos leitores.

Além disso, o livro aborda temas universais e atemporais, como amor, coragem e amizade. Liesel Meminger é uma protagonista memorável, cujo desenvolvimento ao longo da história é comovente e inspirador. Através dela, somos lembrados da resiliência do espírito humano, mesmo nas circunstâncias mais sombrias.


A escrita de Zusak é poética e repleta de metáforas poderosas, que evocam imagens vívidas na mente do leitor. Sua prosa habilidosa torna cada página uma experiência visual e sensorial, transportando-nos para a atmosfera sombria da guerra e os momentos de ternura e esperança.

"A Menina que Roubava Livros" é um livro que fica gravado na memória dos leitores. Sua mensagem sobre a importância da literatura e como ela pode nos libertar e proporcionar conforto em tempos difíceis é poderosa e duradoura. Markus Zusak conseguiu criar uma obra-prima que não apenas nos entretém, mas também nos faz refletir sobre o valor da humanidade e a força do indivíduo diante da adversidade.


Recomendo enfaticamente "A Menina que Roubava Livros" para qualquer pessoa que aprecie uma narrativa envolvente, personagens complexos e uma reflexão profunda sobre a natureza humana. É um livro que toca o coração e deixa uma marca indelével em quem o lê.

Eu amei reler.


Um pouco sobre o autor:
Mais novo de quatro filhos de um austríaco e uma alemã, Markus cresceu ouvindo histórias a respeito da Alemanha Nazista, sobre o bombardeio de Munique e sobre judeus marchando pela pequena cidade alemã de sua mãe. Ele sempre soube que essa era uma história que ele queria contar. Zusak já se firmou como um dos mais inovadores e poéticos romancistas dos dias de hoje. Com a publicação de "A Menina que Roubava Livros", ele foi batizado como um "fenômeno literário" por críticos australianos e norte-americanos. Zusak é o autor vencedor do prêmio de quatro livros para jovens, receptor de um Printz Honor em 2006 por excelência em literatura jovem. Markus Zusak vive em Sydney com sua esposa e sua filha. Gosta de surfar e assistir filmes em seu tempo livre.

Seus livros publicados no Brasil são:

  • A Garota Que eu Quero
  • A Menina que Roubava Livros
  • Eu sou o Mensageiro
  • O Construtor de Pontes
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.