A Próxima Grande Sensação (Johanna Edwards)

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Ficha Técnica:

Nome Original: The Next Big Thing
Autor: Johanna Edwards
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Ângelo Ikeda
Número de Páginas: 316
Ano de Lançamento: 2009
ISBN-13: 9788576654254
Editora: Essência
SKOOB | GOODREADS | Compre na AMAZON

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 53º livro lido em 2023 e foi A Próxima Grande Sensação (Johanna Edwards). Este livor foi a minha primeira escolha para a Maratona de releituras deste ano. Li este livro pela primeira vez em 2011 e tinha uma lembrança divertida deste enredo.

O livro nos traz a Kat que é uma mulher gorda e parece que isso é tudo que todos conseguem ver sobre ela. Ninguém repara em como ela é uma boa amiga, ou como é profissional ou  inteligente. As situações pelas quais Kat passa são aquelas que toda pessoa gorda pode se identificar. Ela cresceu ouvindo que tinha um rosto muito bonito então "por que não tenta perder um pouco de peso?".


Ela aprendeu a ter vergonha de comprar as roupas que realmente cabem nela, aprendeu a ter vergonha de comer em público, guardava no armário uma roupa "para quando fosse magra", já havia tentado diversas dietas malucas e exercícios. Ela aprendeu a se odiar unicamente por causa do seu peso e, dessa forma, criou uma situação mental para si mesma de que, quando fosse magra, quando atingisse um número específico de manequim, ela finalmente seria feliz.

Kat cometeu o mesmo erro que muita gente por aí: achar que a sua felicidade é um destino, um lugar que ela vai atingir quando conquistar algo, e no caso dela esse algo é o manequim 36. Até porque, esse é o tamanho que o namorado virtual dela acha que Kat usa.

Depois de convencer o namorado de que não pode visitá-lo, Kat toma uma medida drástica para perder peso: entrar para o Fat2Fab, um reality show de perda de peso. Só que ela nem imagina o que encontrará nessa nova sensação americana que muito pouco tem a ver com perder peso.

A primeira vez que li o livro ele me divertiu, mas desta vez ele me fez refletir e embora eu tenha amado as duas leituras, penso que duas pessoas diferentes o leram ou a mesma pessoa leu dois livros diferentes.

Por algumas páginas, eu quis odiar esse livro. Porque ele falava tão claramente sobre muitas coisas que eu já passei na vida e, dada a tantas do livro, me pareceu que a autora quis dar uma "suavizada" nas ferrenhas críticas que vinha fazendo. Mas felizmente terminei o livro e posso dizer que o acho incrível. É quase como se, ao me tornar magra, tudo que terá acontecido até aquele ponto deixará de ter importância. Minha vida vai começar de verdade.

Cada página de A Próxima Grande Sensação nos apresenta uma mulher real, ainda que nos moldes do bom e velho chick lit. Kat se mete em algumas situação exageradas que acontecem devido ao gênero da obra, mas na maior parte, a história se manteve bastante fiel a vida real. O começo nos apresenta uma mulher com baixa autoestima pelos anos de rejeição e hostilidade simplesmente por não ter um corpo socialmente aprovado.


Kat não é capaz de amar a si mesma porque foi ensinada que, por ser gorda, não é digna de amor. Ela só passará a ser merecedora do sentimento caso perca muitos quilos. E isso faz com que ela acabe entrando em relacionamentos nada saudáveis e fechando os olhos para comportamentos inaceitáveis de pessoas que, supostamente, deveriam amá-la. E não importa o quanto sua melhor amiga tente apontar isso. Até porque Donna é magra e, por isso, ela julga que não tem capacidade para entender a vida de Kat.

Em algumas passagens ela até demonstra estar ciente de que certos comportamentos são inaceitáveis, mas acaba relevando eles porque, já que é gorda, não pode se dar ao luxo de perder o que tem – mesmo que isso lhe faça mais mal do que bem.

Entrar para o programa, no entanto, faz com que ela passe a encarar a vida por outro ângulo, especialmente agora que está na companhia de várias outras mulheres que passaram a vida inteira por situações como as que ela enfrentou.

As situações que o programa cria para as garotas me deixaram com raiva diversas vezes, pois em sua essência parece-se muito com um programa desenhado para humilhá-las e ridicularizá-las por seu peso, e não para promover uma mudança saudável nos estilos de vida e na saúde daquelas mulheres. Mas o bom disso é que são situações como essas que fazem Kat questionar sua motivação para estar ali e, aos poucos, começar a aceitar a si mesma.

A jornada de empoderamento dela está clara, é árdua e prova-se longa, mostrando que na vida, quando escolhemos nos amar e aceitar, quando fugimos dos padrões e expectativas sociais, precisamos encarar o fato de que nadaremos contra a maré todos os dias, que é um processo diário de aceitação e desconstrução. E o grande acerto do livro é fazer isso com um tom divertido e leve.


Um grande medo, quando cheguei pela metade do livro, foi de que ele acabasse sendo mais uma história sobre a mulher que perdeu peso e ai conquistou o mundo. Mas a mensagem final foi ainda melhor. Tudo bem você querer perder peso, e também tudo bem você se sentir confortável na própria pele, o imprescindível é não esquecer que a sua felicidade ou qualquer outro objetivo não depende de você se encaixar ou não em padrões malucos impostos por uma sociedade controladora e opressiva.

Eu adorei fazer esta releitura e este livro me levou para um lugar de aconchego comigo mesma que eu não sentia a muito tempo.

Adorei!

Um pouco sobre a autora: Johanna Edwards nasceu em 1978 em Memphis, Tennessee. É jornalista e produtora de rádio e TV. Durante o tempo em que trabalhou no The Daily Helmsman entrevistou personalidades conhecidas no mundo do espetáculo como Carrie-Anne Moss, Kevin Smith, Carmen Electra, Paul Walker e David Duchovny, entre outros.

Seus livros publicados no Brasil:

A Próxima Grande Sensação
Sua Grande Chance
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.