O Primeiro a Morrer no Final (Adam Silvera)

quarta-feira, 8 de março de 2023

Ficha Técnica:
Nome Original: The First to Die at the End
Autora: Adam Silvera
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Carlos César da Silva e João Pedroso
Número de Páginas: 544
Ano de Lançamento: 2022
ISBN: 978-65-5560-351-4
Editora: Intrínseca

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 19º livro lido em 2023 e foi O Primeiro a Morrer no Final (Adam Silvera). Esse é o segundo livro no universo Central da Morte em que as pessoas são avisadas sobre o dia em que morrerão por uma central que surgiu na noite de 30 de julho de 2010, em que as pessoas se reuniram em várias cidades dos Estados Unidos para a inauguração da Central da Morte, um serviço polêmico que informa que seus usuários enfrentarão a morte prematuramente nas próximas 24 horas. 

O livro nos traz Orion Pagan, um jovem que espera há anos que alguém lhe diga quando ele morrerá, já que só assim finalmente deixará de se preocupar com a doença que pode levá-lo a qualquer instante e começará a focar em outras coisas. 

Há também o Valentino Prince e a última coisa que ele queria era uma ligação de um centro de extermínio. Depois de deixar o Arizona e se mudar para Nova York, ele mal podia esperar para começar um novo capítulo em sua vida e realizar seus sonhos. Orion e Valentino se encontram sob as luzes da Times Square e a conexão entre eles é imediata. 

No entanto, durante esse encontro, um deles descobre que sua morte virá nas próximas vinte e quatro horas. Já que o inevitável se aproxima, Valentino e Orion decidem aproveitar o que resta do tempo de um deles da melhor forma possível: juntos. 

Eu estava meio em dúvida se esse prequel era realmente necessário, porque eu amei "Os Dois Morrem no Final" e toda a intensidade que ele apresentou. Minha curiosidade com este livro era saber como a central da morte surgiu, o que não é explicado.

Ainda assim, a narrativa me envolveu de igual modo ao primeiro livro porque o autor sabe usar a sensibilidade das palavras certas para nos conduzir a sentimentos intensos. Embora saibamos quem recebeu a ligação, tememos pela vida dos dois meninos e assim, a leitura ganha um ritmo quase que alucinante conforme avança. 

O final é melancólico e ainda que eu não tenha chorado, fiquei extremamente comovida com a conclusão de uma história de amor relâmpago entre dois jovens que poderiam ter a vida inteira pela frente juntos se não fosse a morte a abreviar isso.

Estou à espera de um terceiro livro para que a estrutura desta central seja finalmente explicada, mas confesso que se outra história de amor como essa for contada, eu lerei freneticamente.

Gostei muito!!!


Um pouco sobre o autor:
Adam Silvera nasceu e cresceu no Bronx. Ele era livreiro antes de entrar no ramo editorial infantojuvenil e já trabalhou em uma empresa de desenvolvimento literário, em um website de escrita criativa para adolescentes e como crítico de romances infantojuvenis e de jovens adultos. Atualmente ele mora na cidade de Nova York.
 
Alguns de seus livros publicados no Brasil são:
  • Lembra Aquela Vez 
  • História é Tudo o Que Me Deixou
  • E Se Fosse a Gente
  • Os Dois Morrem no Final
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.