Minha Avó Pede Desculpas (Fredrik Backman)

segunda-feira, 6 de março de 2023

Ficha Técnica:
Nome Original: Min mormor hälsar och säger förlåt
Autor: Fredrik Backman
País de Origem: Suécia
Tradução: Paulo Chagas de Souza
Número de Páginas: 384
Ano de Lançamento: 2016
ISBN: 978-85-9517-049-0
Editora: Fábrica 231
SKOOB | GOODREADS | Compre na AMAZON

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 18º livro lido em 2023 e foi Minha Avó Pede Desculpas (Fredrik Backman). Como a minha experiência com o autor é de extremo sucesso – todos os livros que li dele se tornaram livros favoritos – parti para esta leitura com a expectativa lá no sol.

O livro nos traz a Elsa, uma garotinha de sete anos, dona de uma maturidade e inteligência acima da média, fã de Harry Potter e que adora corrigir a gramática de todos a sua volta. A única amiga de Elsa é a sua excêntrica avó de 77 anos, capaz de assaltar um jardim zoológico porque a neta está triste, fumar em lugares proibidos, andar nua na varanda e pregar valentes sustos nos seus vizinhos. Quando a avó morre e deixa uma série de cartas pedindo desculpas a todas as pessoas com quem já errou, tem início a maior aventura da vida de Elsa. 

Se enxergamos bem, com aquele olhar que mora lá no fundo da nossa mente, talvez percebamos que a vida é um grande conto de fadas. É possível identificar semelhanças entre a rotina do nosso dia a dia, com sua confusão de sentimentos e relações interpessoais, com reinos dominados por heróis e vilões, monstros e mascotes. Talvez – esse talvez é mais carregado de certeza que de dúvida – a vida seja bem mais fácil de ser vivida e os obstáculos superados se conseguirmos enxergar esse grande conto de fadas. E nada melhor do que o aconchego do lar e da convivência de uma avó para despertar em nós esse olhar imaginativo, fantasioso e corajoso. É um aprendizado que nos molda para sempre.

A avó de Elsa é uma dessas pessoas que conseguem enxergar além. Ela fez questão de mostrar para a neta cada segredo guardado nas nuances da vida, e assim fazer com que a pequena superinteligente possa encontrar um refúgio para as dificuldades que logo cedo se impõem à frente de quem é considerado diferente dos demais e sofre perseguições e consequências disso. Elsa sofre bullying por ser perspicaz demais para a idade. Ela tem apenas sete anos e possui um conhecimento que supera, às vezes, o de seus próprios pais. E sua avó, excêntrica por natureza, encontrou no mundo da imaginação uma forma de preparar a neta para o mundo real e suas dificuldades. 

Como lidar com o luto da perda de alguém que amamos? Como descobrir quem era, de verdade, a pessoa por trás da heroína que nos ensinou a encarar a vida? Como entender que no meio em que vivemos, seja um condomínio, um bairro ou uma escola, existe uma variedade de sentimentos, dificuldades, idas e vindas, tragédias pessoais, sonhos abandonados, e que uma palavra nossa pode fazer a diferença? Essas respostas são o legado que a avó deixa para que Elsa descubra por conta própria a partir de uma série de cartas que a levam a desvendar não só seus vizinhos, mas também sua avó. Temos um livro tocante, emocional e de extenso aprendizado, pois são nos detalhes da nossa trajetória de vida que moram os grandes gestos que mudam as vidas ao nosso redor.

O autor me surpreende por seu jeito descontraído e coloquial de contar uma história. De fato, é como se ele estivesse sentado num sofá e nós, leitores, à sua volta escutando. A trama flui de uma forma cativante, encantadora e numa montanha-russa de sentimentos e acontecimentos. A imaginação se funde ao real para nos mostrar as belezas da vida. A magia de ter sete anos e perder um pouco da inocência infantil para a dura realidade.

Minha Avó pede Desculpas é um livro de avó. Uma história que traz recordações e nos faz viajar nas mais gostosas lembranças, pois todo mundo tem ou deveria ter uma história gostosa envolvendo a casa dos avós. Todo mundo tem, em maior ou menor grau, a experiência da perda e do luto quando tudo isso chega ao fim. Backman soube traduzir tudo isso em uma maravilhosa obra. Daquelas que a gente lê, relê e nunca se cansa porque tem gostinho de saudades. “Porque toda criança de sete anos merece um super-herói”. Talvez nós, adultos, também.

Mais uma vez o autor me deixou muito satisfeita com sua narrativa, originalidade, sensibilidade e inteligência. 

Eu adorei demais este livro!!!


Um pouco sobre o autor:
Fredrik Backman é jornalista e escritor. Nasceu em 1981, na cidade de Estocolmo, Suécia. 

Seus livros publicados no Brasil são:

    • Um Homem Chamado Ove
    • Gente Ansiosa
    • Britt-Marie Esteve Aqui
    • Minha Avó Pede Desculpas
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

48 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.