The Big Bang Theory e a Filosofia (Dean A. Kowalski)

sábado, 8 de janeiro de 2022

Ficha Técnica:
Nome Original: The Big Bang Theory and Philosophy
Autor: Dean A. Kowalski 
País de Origem: Estados Unidos
Tradução:
Número de Páginas: 294 
Ano de Lançamento: 2013 
ISBN-13: 9788576846451
Editora: Best Seller

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 107º livro lido em 2021 e foi The Big Bang Theory e a Filosofia (Dean A. Kowalski). Como fã obcecada pela série de TV que tem o mesmo nome, essa leitura era imperativa para mim porque eu adoro filosofia também. Por isso parti para essa leitura na certeza que eu ia amar.

O livro é muito interessante porque se trata de uma composição de artigos escritos por vários filósofos, e que além de apresentar o seriado e seus personagens, vai apresentar temas do pensamento filosófico, como por exemplo a amizade em Aristóteles, correlacionando com o que acontece na série. Essa abordagem é interessante porque traz para o cotidiano do leitor a possibilidade de pensar questões que fazem parte da sua realidade concreta. O livro também vai apresentar questões e conceitos da ciência, sobretudo da física, haja vista que a série também fala da ciência.


Você não precisa ser um físico para entender por que a série The Big Bang Theory, com mais de 14 milhões de telespectadores, é uma das mais populares dos últimos tempos. Quatro nerds e uma garota atraente em uma comédia calculada com resultados sagazes e hilários! Este livro conduz a um grande mergulho pelo universo da série. Você poderá conhecer detalhes a respeito dos personagens e de cada episódio, descobrirá um pouco mais sobre os locais em que se passam as histórias (desde o sofá da casa de Sheldon e Leonard até o espaço sideral) e vai rir muito com as cenas engraçadas dos bastidores. Para completar, o livro traz dicas para você explorar o nerd que existe em você e um guia com as principais referências culturais e científicas usadas nos episódios


Leio para me divertir. E nada melhor que, junto com a diversão, venha um pouco de conhecimento e relembranças das ideias dos principais pensadores de todas as épocas.

O confronto de filosofia e comédia é uma viagem meio chata, mas ter a oportunidade de rever algumas tiradas dos personagens da série é o prêmio dessa empreitada. Gostei principalmente da parte da incompreensão do sarcasmo por parte de Sheldon, e a tentativa da observação desse fenômeno pela lente da filosofia.

Só não dei 5 estrelas porque ele não acompanhou todas as temporadas do TBBT (pela data de lançamento do livro dá pra deduzir que chegou até a 6ª), então teria como ficar melhor porque as referências aos episódios não seriam tão repetitivas. Não que o assunto seja repetido, mas os episódios citados acabam sendo. E essa foi a única parte "menos boa”.


Durante o livro você percebe que os autores realmente assistiram a série, e as análises feitas são maravilhosas. Mas pra ler esse livro você tem que estar familiarizado com os personagens sim, se não a coisa vai ficar confusa. Eu amooo a série, já assisti umas 5 vezes então a leitura ficou muito gostosa, porque eu pegava absolutamente todas as referências.

Se você tem interesse nesse livro mas não sabe muita coisa da série, sugiro que assista pelo menos até a 4ª temporada (não tem muita referência da 5ª nem da 6ª) e assim você vai conhecer o perfil dos personagens e não vai ser difícil acompanhar o que rola no livro.

Enfim, gostei demais!!!


Um pouco sobre o autor:
Dean Kowalski é professor da University do Wisconsin e se formou no Ripon College, obtendo diplomas de graduação em filosofia e história. Ele obteve seu Ph.D. em filosofia pela UW-Madison e escreveu, editou ou coeditou sete livros, cada um com alguma conexão com a cultura e filosofia popular. Ele é casado e tem dois filhos. Quando ele não está ocupado "extraindo" a verdade - que * está * lá fora - ele gosta de se exercitar, ir ao cinema, levar seus filhos a parques aquáticos, noites tranquilas com sua esposa, jogar xadrez e pingue-pongue. 

Seus livros publicados no Brasil são:

    • Jogos Vorazes e a Filosofia
    • The Big Bang Theory e a Filosofia
 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

45 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Resenhas

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Filmes

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.