6.8.21

O Caso Evandro (Ivan Mizanzuk)

Ficha Técnica:
Nome Original: O Caso Evandro
Autor: Ivan Mizanzuk
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 448
Ano de Lançamento: 2021
ISBN-13: 9788595086975
Editora: HarperCollins

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 54º livro lido em 2021 e foi O Caso Evandro (Ivan Mizanzuk). Com o mesmo nome, a série documental do GloboPlay fez um grande sucesso no mês de maio e após ver o meu interesse por ela, ganhei o livro de aniversário da Lais e comecei a ler quase imediatamente.

O livro nos traz o desaparecimento do menino Evandro Caetano, de 6 anos, em abril de 1992 na cidade litorânea de Guaratuba, no Paraná. Nesta época, várias crianças estavam desaparecidas e Evandro foi mais uma delas, mas seu caso pareceu mais que um sequestro, pois dias após o desaparecimento, seu corpo foi encontrado com sinais extremos de violência – subtraíram alguns dos órgãos internos, mãos, pés, olhos e todo o couro cabeludo – mas ainda assim o pai foi capaz de reconhecer o corpo em função de um sinal de nascença nas costas de Evandro. Uma investigação foi instaurada e em julho do mesmo ano aconteceu a primeira grande reviravolta no caso: a polícia concluiu que o crime havia sido cometido em um ritual de satanismo feito pela esposa do prefeito da cidade, sua filha e mais cinco pessoas envolvidas em uma religião que praticava esse tipo de rito. Dos sete acusados, cinco confessaram o envolvimento no assassinato de Evandro e dois não. Isso causou uma comoção popular imensa pela revolta contra a família do prefeito, porém a segunda reviravolta acontece quando as duas principais acusadas são ouvidas pelo juiz e bem como os outros que haviam confessado, dizem que haviam sido torturados para confessar.


O livro se desenvolve em esmiuçar este caso pelos anos do processo, nos trazendo detalhes sobre a investigação e a opinião pessoal do autor que o pesquisou a fundo e criou um podcast de grande sucesso sobre o caso, que resultou na série e no livro.


Com uma linguagem simples e direta, o autor nos coloca no local do crime e em ordem cronológica, nos apresenta o passo a passo de cada ação, bem como a motivação da polícia na investigação e em pontos em que foi falha. Apesar do livro ter a opinião pessoal do autor, apresenta questões que justificam se pensar o contrário, o que torna o livro inteligente e dinâmico, não manipulador ou maniqueísta.


Como se trata de um caso real, a série foi fiel ao livro, porem o livro é sobremaneira mais completo, com dados de pesquisa mais detalhados, interessantes e aprofundado em estudos que não funcionariam em uma adaptação audiovisual. Ainda assim, uma obra não anula a outra, são complementares e igualmente interessantes. Foi uma leitura interessante, em alguns momentos indigesta e que me deixou extremamente satisfeita quanto ao que vi e li.Gostei demais!!!


Um pouco sobre o autor:
Ivan Mizanzuk é professor universitário, escritor, palestrante e idealizador dos podcasts AntiCast e Projeto Humanos. Dá cursos de storytelling, já foi designer e hoje acha que é mais fácil ser chamado de jornalista - pelo menos até as pessoas saberem o que é um podcaster.
Seus livros publicados são:
    • O Caso Evandro
    • Arcano XV
    • Até o Fim da Queda
    • Existe Design?

Nenhum comentário:

Postar um comentário