Without Merit (Colleen Hoover)

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Ficha Técnica:
Autora: Colleen Hoover
País de Origem: Estados Unidos
Número de Páginas: 384
Ano de Lançamento: 2017
ISBN-13: 9781501170621
Editora: Kindle
SKOOB | GOODREADS | Compre na Amazon

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 45º livro lido em 2018 e foi Without Merit (Colleen Hoover). Sou declaradamente admiradora desta escritora e a grande maioria dos seus livros me agradaram bastante, por isso decidi encarar esta leitura em inglês, porque este livro ainda não foi lançado no Brasil, porque realmente estava curiosa para qual caminho de sofrimento ela nos levaria desta vez.

O livro nos traz a Merit, uma adolescente que coleciona troféus. Não que ela seja uma grande vencedora em qualquer coisa, simplesmente compra troféus e os mantém organizados em uma coleção. A família de Merit é um pouco complexa. Os pais são separados, seu pai tem uma nova esposa e um filho deste novo relacionamento, porém, todos moram na mesma casa. A mãe que sofre de agorafobia – pânico em lugares abertos, depois de ter vencido um câncer, mora no porão e a nova esposa do pai fica na casa com os outros irmãos de Merit, um mais velho e a irmã gêmea dela que se chama Honor. Como se esta configuração familiar já não fosse bem desconfortável, eles moram no local em que um dia foi uma igreja evangélica. Em função de todas essas situações bizarras, cada um deles esconde coisas da família, algumas bem graves e outras não ditas apenas por falta de liberdade para que sejam compartilhadas.

O livro começa quando Merit conhece um garoto chamado Sagan em uma loja de antiguidades e tem um momento mágico e encantador com ele. Porém, na sequência ela descobre que ele é namorado da sua irmã e isso a deixa bem chateada e a partir disso, vemos a protagonista tomando decisões e tendo atitudes bem controversas.

O livro se desenvolve em Merit tentar esquecer o garoto por quem se apaixonou ao mesmo tempo que vai entendendo porque suas atitudes são tão estranhas. A cada nova pisada na bola dela, nos aproximamos de uma verdade séria: Merit tem depressão e a todo tempo nega isso, fugindo do fato que precisa de ajuda profissional para vencer este seu momento complicado.

Como disse no início da resenha, eu gosto muito dos livros da Colleen, mas esse realmente não funcionou para mim. Embora a protagonista tenha me despertado empatia e eu estivesse predisposta a torcer por ela, não consegui me conectar com sua problemática. Ela é egoísta e mimada e isso me irritou várias vezes. Os outros personagens trazem abordagens interessantes, mas não são aprofundadas da maneira correta e eu só conseguia enxergar muitos problemas e soluções muito instantâneas para os arcos que foram desenvolvidos dentro do enredo. A todo momento eu esperava me envolver com a história, mas não conseguia e, me esforçar para gostar de algo que não estava me agradando, deixou a leitura desgastada e cansativa.

Um ponto alto do livro fica para as gravuras desenhadas pelo Sagan, que eu espalhei pela resenha. Elas eram a forma como ele conseguia interpretar a Merit e a Honor ou alguma situação vivida por elas. Outro ponto positivo foi uma lista de perguntas que foram feitas para Merit entender sua condição emocional. Salvo estes dois detalhes, achei que a história tinha muito potencial, mas foi escrita de forma rápida e com um certo relaxo. Gostaria que a autora desenvolvesse melhor a problemática que o irmão de Merit enfrentava e a própria rivalidade entre ela e a irmã.

Enfim, concluí a leitura com desapontamento. Minha expectativa estava altíssima porque afinal de contas estamos falando de Collen Hoover e ela sempre consegue me emocionar, mas desta vez, fiquei com a sensação que li apenas um livro pretensioso que não conseguiu atingir seu objetivo maior.

Esperava amar e na verdade, nem sei dizer se gostei.


Um pouco sobre a autora: Colleen Hoover é uma escritora norte-americana que começou a escrever romances de forma independente e atingiu números de vendas impressionantes. No Brasil, seus livros publicados são:

MÉTRICA
PAUSA
ESTA GAROTA
UM CASO PERDIDO
SEM ESPERANÇA
EM BUSCA DE CINDERELA
O LADO FEIO DO AMOR
TALVEZ UM DIA
NOVEMBRO 9
NUNCA JAMAIS
NUNCA JAMAIS PARTE 2
CONFESSE
É ASSIM QUE ACABA
TARDE DEMAIS
Comentários
14 Comentários

14 comentários :

  1. Oi sua linda, tudo bem? Como a Tami disse no blog dela, muita gente vem torcendo o nariz pra essa autora, eu a amo demais e entendo totalmente a intenção dela, mas as vezes pode não funcionar né? Acontece. Eu li Tarde demais e aquilo me machucou tanto, acho CoHo incrível mas esse hábito de tratar assuntos tão violentos, acaba me deixando com um pé atrás, mas ainda assim, não me vejo deixando de ler alguma obra dela. Essa obra pelo que sei, não vai ser lançada por aqui tão logo, espero estar recuperada até lá pra poder ler e tirar minhas impressões a respeito.

    ResponderExcluir
  2. Que pena que o livro não foi tão bom assim. Pela história parece ser algo realmente promissor, e até fiquei curiosa para conferir. Eu li só um livro da autora e gostei bastante, quero muito ler outras obras para ver se ela também se torna a minha autora queridinha, como é para outras pessoas. Vamos ver...
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi. Começo dizendo que eu não tenho nem um pingo de simpatia por essa autora ou seus livros. Tentei ler somente um, não posso dizer com propriedade que não gostei das obras, mas confesso que tenho uma certa pré antipatia, se isso existe. Acho que ela escreve forma irresponsável sobre temas importantes demais, romantizando coisas que jamais devem ser romantizadas. Essa resenha só serviu pra reforçar minhas impressões. Odeio quando um autor insere problemáticas sérias e não as resolve satisfatoriamente. Não consigo me interessar por essa autora de jeito nenhum. Obrigada por compartilhar!


    Bjoxx ~ http://www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  4. Conheci a escrita da Colleen no inicio desse ano e infelizmente não foi aquilo que eu esperava, principalmente de pois de ler Tarde Demais. Acho que nunca me decepcionei tanto com um livro como foi com esse...
    Gostei da sua resenha e da forma sincera como você escreveu, mas infelizmente não é um livro que no momento sinta vontade de ler.

    ResponderExcluir
  5. Olá, que pena que o livro não atendeu suas expectativas, temas como a depressão sempre podem ser bastante aprofundados, gerando até mesmo uma conexão maior com o personagem, fazendo a gente entender o drama dele. Já li livros que conseguiram fazer isso muito bem e outros que apenas soaram bem superficial, uma pena que esse não tenha sido suficientemente bom, não senti vontade de ler ele infelizmente.

    ResponderExcluir
  6. Olá... assim como você sou completamente apaixonada pela escrita da colleen. Não conhecia esse livro é acredito que seja por não ter aqui no Brasil Ainda , mas mesmo com a sua resenha um tanto quanto negativa, me interessei pela obra por causa da premissa. Acredito, que pelo que disse, esse livro é de descobertas individuais e apesar de se tratar de um tema que eu não posso ler, fiquei com curiosidade aguçada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ivi

    Eu não li a resenha, ok? Acho que já comentei com você que não leio nada sobre os livros dela antes de lê-los, né? Nem sequer as sinopses. Eu tenho o livro, mas não li até hoje.
    Vi ali que você se decepcionou um pouco, uma pena. Espero que o mesmo não aconteça comigo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?

    Eu sou apaixonada com a Colleen Hoover, mas confesso que a sinopse desse livro não me atraiu muito. É uma pena que essa história não tenha funcionado muito bem para você, é tão ruim quando não gostamos de um livro escrito por uma de nossas autoras preferidas.

    Pela resenha, vi que a autora escreveu sobre alguns problemas mais sérios, só que de uma forma mais relaxada. Dependendo de como a trama se desenrolar, esse pode vir a ser um problema na trama para mim.
    Quando ele for lançado no Brasil, vou querer ler e tirar minhas próprias conclusões.
    Espero não me decepcionar também, obrigada pela dica.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, que pena que essa leitura não lhe agradou como o esperado. A doença da protagonista é bem delicada e depende muito da abordagem do autor e da interpretação do leitor. Eu ainda não li nada da autora mas esse é um livro dela que tenho bastante vontade de ler.

    ResponderExcluir
  10. Olá Ivi, tudo bom?
    É uma pena quando essas decepções acontecem né? E o pior é que a premissa tinha tudo para dar certo se não fosse essa personagem mimada e essa ausência de conexão com os personagens. Ainda tenho vontade de conferir o livro, mas vou levar em consideração suas ressalvas para não ir com "muita sede ao pote".
    Adorei a resenha e a sinceridade de sempre ♥.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, ivi, fiquei sabendo essa semana que esse livro vai vir para o Brasil em novembro, mas admito que não fiquei muito curiosa para lê-lo, principalmente depois do fracasso e da raiva que eu passei com o Tarde demais, mas provavelmente lerei, para sanar minha curiosidade pois apesar de tudo ainda gosto muito da escrita dela. É uma pena a Colleen uma autora tão maravilhosa estar criando coisas tão apressadas como esse, e como o tarde demais, espero que seja apenas um momento e não seja o novo foco dela.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Embora eu leia várias resenhas e recomendações de livros, eu acabei tendo certa preguiça para ler essa autora. rsrs
    Em todo o caso, eu tenho muita curiosidade. Embora a leitura não tenha sido o que você esperava, acho que posso colocar mais este livro na minha lista de leitura.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Eu sou apaixonada nos livros da Colleen, ela é uma das minhas autoras favoritas. E fico triste em saber que ela não cumpriu as suas expectativas nesse livro, eu estava doida para poder conferir esse titulo, mas acho que vou adiar um pouco.

    ResponderExcluir
  14. Olá Ivi!!!
    Acho que sempre existe aquele livro daquele autor que a gente gosta que acaba não funcionando com o leitor e se torna o menos querido do mesmo para gente.
    Uma pena mesmo que o livro não tenha funcionado para você, principalmente que ouço maravilhas sobre a autora e estarei na primeira experiência com ela esse mês.
    Adorei sua sinceridade ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Ivi Campos

48 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.