12.11.20

O Bom Partido (Curtis Sittenfeld)

Ficha Técnica:
Nome Original: Eligible
Autora:  Curtis Sittenfeld
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Alexandre Barbosa de Souza
Número de Páginas: 320
Ano de Lançamento: 2019
ISBN-13: 9788542215571
Editora: Essência

Oi gente que ama livros hoje venho com a resenha do 88º livro lido em 2020 e foi O Bom Partido (Curtis Sittenfeld). Este livro estava na minha lista de leituras desde o início do ano e eu sempre adiava. Mas então, decidi ler e adianto que fiquei chateada por ter demorado tanto a ler o livro.

O livro nos a Liz Bennet, uma mulher de 38 que tem o espírito juvenil e cheio de garra. Liz é jornalista e escreve para uma revista de grande projeção na mídia americana. Ela mora em Nova York e sua vida é bem organizada, salvo pela vida amorosa, que segue enrolada em um relacionamento do passado que nunca chega a lugar nenhum. Sua irmã mais velha Jane, de 40 anos, também mora em Nova York e diferente de Liz, é meiga e pura, sonha em ter sua família, porém já acredita que isso é impossível, vai atrás de uma inseminação artificial para realizar o sonho de ser mãe. Liz e Jane recebem a notícia que seu pai está muito doente e as duas seguem para Cincinatti, cidade onde a família mora e lá elas reencontram as três irmãs mais novas, Lydia, Kitty e Mary.

Lydia é a mais nova, sempre ambiciosa e cheia de opiniões ultrajantes, ela e Kitty se dedicam ao CrossFit. Kitty vive quase que indiferente a todos ao seu redor, egoísta e mimada. Mary está no seu terceiro mestrado, dessa vez em Psicologia, sendo considerada a irmã de aparência mais diferente e que por vezes acham que é lésbica por causa de seu jeito e saídas às escondidas.

A família toda se reúne em função da enfermidade do sr. Bennet e Liz e Jane tentam organizar a vida na cidade da família, deixando a vida pessoal delas em segundo plano e Liz acaba descobrindo que a família está financeiramente quebrada porque a mãe é uma compradora compulsiva e o pai, muito desorganizado com as finanças. 

Paralelo a isso, elas conhecem o participante mais famoso de uma reality show chamado O Bom Partido, Chip Bingley e seu melhor amigo Darcy. Jane e Chip acabam se interessando um pelo outro, enquanto Liz e Darcy desenvolvem um ódio a primeira vista.

Se você reconheceu os nomes dos personagens, já sabe que esse enredo é uma releitura do perfeito Orgulho e Preconceito e basicamente sobre o mesmo plote, essa narrativa se desenvolverá, inserindo é claro, o contexto contemporâneo e a inserção de personagens negros, gays e mulheres no comando de suas próprias vidas.

A leitura foi um pouco arrastada no início do livro, mas depois, ela ganhou ritmo e acabou per ser uma leitura muito divertida. A autora trabalhou cada personagem com desenvolvimento o suficiente para nos importarmos com eles. Os protagonistas é claro, ocupam mais tempo e nos afeiçoamos mais rapidamente, mas nenhum personagem entra na trama sem alguma coisa importante a fazer isso é muito interessante porque temos aqui uma grande família, em que cada membro é diferente do outro e assim, caracterizando cada um, sabemos quem é quem sem confusão.

O romance gato e rato entre Liz e Darcy é divertido e angustiante ao mesmo tempo, porque sabemos que os dois ficarão juntos no final, mas tudo parece atrapalhá-los, inclusive eles.

Enfim, o livro nos relembra o enredo de Orgulho e Preconceito, sendo uma releitura respeitosa e muito bem desenvolvida, deixando nos fãs a saudade de talvez, reler o romance original.

Eu gostei muito!


Um pouco sobre a autora:
Curtis Sittenfeld é a autora best-seller de cinco romances. Seus livros apareceram em listas de melhores livros do ano pelos jornais e revistas The New York Times, Time, Entertainment Weekly e People, e já foram traduzidos em mais de trinta países. Formada pela Universidade de Stanford e pelo Iowa Writers' Workshop, Curtis já entrevistou personalidades como Michelle Obama para a revista Time e apareceu em diversos programas como convidada. Seus livros publicados no Brasil são:

    • O Bom Partido
    • A Esposa Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário