2

Tag - Títulos


Olá pessoal! A Ívi viu no canal do Minha Vida Literária uma tag bem legal falando sobre títulos de livros e pediu para que eu respondesse, então, eu vim aqui responder e espero que gostem! 
Vamos lá conferir minhas escolhas.

O título mais longo de um livro que você já leu.
“Os homens que não amavam as mulheres”, título do primeiro livro da trilogia Millenium, de Stieg Larsson. Uma das melhores trilogias, ou série, uma vez que Larsson lançou três livros antes de seu falecimento, e agora, alguns anos após sua morte, foi lançado um quarto livro escrito por um outro autor. Para mim será sempre uma trilogia, lancem quantos livros quiserem escrito por outra pessoa.

O título mais curto de um livro que você já leu.
EU”, uma autobiografia escrita pelo artista Ricky Martin. Para quem não conhece (?!) é um cantor, ator, autor, produtor, diretor, compositor, filho, tio e mais do que tudo, pai. Como ele mesmo diz. Junto com esse livro está “YO”, que também li, no idioma original, espanhol. Um livro que vale a pena ser lido não apenas por fãs do artista uma vez que ele não conta fatos apenas de sua carreira artística, mas fatos que achou importante revelar sobre sua vida, como a busca pela espiritualidade e o que o levou a criar sua fundação. Um livro profundo que fala sobre buscas e realizações.

Um título que não tem absolutamente nada a ver com o livro.
Voltando a trilogia Millenium, de Stieg Larsson, tem o terceiro livro escrito por ele, que é “A Rainha do Castelo de Ar”, que eu sinceramente não vi nada no livro que remetesse diretamente a esse título escolhido, mas a série é tão excelente que no final achamos que tudo está perfeitamente escolhido e inserido. O título original em sueco é Lufslottet som sprängdes, que de acordo com o Google quer dizer “O Castelo de Ar Que Explodiu”, e como a tradução dos outros títulos está correta, então imagino que seja essa mesmo a tradução mais próxima do título original.

Um título que descreve o livro perfeitamente.
Esse são vários já que a grande maioria dos títulos resumem muito bem o que vem a ser a história contada. Vou marcar aqui o título do livro que estou lendo atualmente, “Joyland”, de Stephen King, onde Joyland é o nome de um parque de diversões onde se passa toda a história.



O título mais chato.
Um livro que eu tenho e não gosto do título é “Dexter é Delicioso”, quinto livro da série Dexter, de Jeff Lindsay. Do original, Dexter is delicious, onde mostra que o gosto por escolher foi mesmo do autor, não do tradutor. Tudo bem que Dexter é delicioso, charmoso, tudo de “oso”, mas é um título bobinho que o autor poderia ter evitado.


Misture todos os títulos que você escolheu e faça o seu próprio título.
Agora é que são elas. Vamos lá tentar um título com essa miscelânea:

Eu, Dexter o delicioso e os homens que não amavam as mulheres, vamos a Joyland em busca da rainha do castelo de ar.

Acho que não ficou tão mal, apesar de que seria, sem dúvidas, o maior título de todos os tempos.

Gostaram da tag? Conta pra gente quais seriam suas escolhas, e se postarem no blog, colem o link para vistitá-los.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Tag interessante...
    Realmente Os Homens que Não Amavam as Mulheres é o maior título que já li...
    Acho que o menor título é a minha mais recente leitura, Proibido
    Pior título... são vários... Tem vezes que fico pensando que raios o autor ou o tradutor pensou
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza!
      Tem vários títulos combina única palavra, como um outro que li que é "Coma", de Robin Cook, mas com duas letras acho que nenhum vai ganhar desse.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjs

      Excluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014