3

Filme da Vez: #2 A Teoria de Tudo - Lais Caparroz


Hoje venho falar de outra grande paixão e vício: cinema. Nessas férias eu me acabei de assistir todos os lançamentos que não assisti em 2014, e como tenho tido por hábito, assim que sai a lista do Oscar eu assisto os filmes indicados, principalmente para Melhor Filme. 

Ontem estreou um dos filmes que eu mais esperava, A TEORIA DE TUDO, que conta uma parte da história da vida de Stephen Hawking. Imagino que assim como eu, você já ouviu falar desse brilhante físico mas não sabe muito sobre ele. Eu, sinceramente, nem sabia o que ele estudava ou publicava. Já tinha uma ideia da sua aparência devido a doença que o aflige e de uma rápida aparição na série THE BIG BANG THEORY, outra paixão.

Primeiro vou falar brevemente sobre a história do filme, já que quero manter a curiosidade de vocês. O filme começa quando ele está cursando seu doutorado em Cambridge e conhece a doce Jane Wide, em apenas três encontros ele já estão apaixonados, são cenas muito delicadas e românticas. Na loucura de descobrir o tema da sua tese e a escrever, vamos observando alguns sintomas da doença, que ele ignora. Até o dia em que sofre um acidente e é levado ao hospital. Lá ele descobre que tem uma doença motora degenerativa, a qual é incurável. Hoje essa doença é mais conhecida pelo nome de Esclerose Lateral Amiotrófica, ELA. Nessa época ele tem apenas 21 anos e o prognóstico é de que ele sobreviverá por apenas dois anos. A principio ele se isola completamente, mas Jane não aceita essa atitude dele e diz que quer aproveitar ao máximo o tempo que eles ainda tem. Eles se casam, e essa é uma das cenas mais fofas do filme.

Juntos, eles enfrentam a doença, o preconceito, dificuldades e desafios. Com o passar dos anos ele foi parando de andar e falar devido a uma traqueotomia que salvou sua vida, até ficar praticamente sem movimento nenhum movimento e passar a usar um computador que reproduzia o som da voz humana dos textos que ele digitava com apenas um dos dedos. 


É por essa voz que eu o conhecia. 

Como sabemos, hoje Stephen está com 72 anos, o que nos mostra que a previsão dos médicos estava muito aquém da realidade. 

Uma das coisas que mais me surpreendeu no filme foi a doçura de Stephen, a maneira tranquila como ele encarou todas as dificuldades, trazendo sempre um sorriso aberto no rosto. 

FICHA TÉCNICA: 
Título Original: The Theory of Everything
Ano de Produção: 2014 
Lançamento: 29 de janeiro de 2015 
Duração: 2h03mim 
Gênero: Biografia, Drama 
Nacionalidade: Reino Unido 
Classificação Etária: 10 anos 
Direção: James Marsh - é um diretor britânico. Não assisti nenhum de seus outros filmes, injustamente ao meu ver não foi indicado ao Oscar de melhor diretor por este trabalho.
Elenco
  • Eddie Redmayne - Personagem: Stephen Hawking - atuação excepcional, me surpreendeu muito, estou torcendo pelo premio de melhor ator. Atuou em OS MISERÁVEIS e OS PILARES DA TERRA.
  • Felicity Jones - Personagem: Jane Hawking - atuação boa, deu a leveza e seriedade que o papel precisava. Atuou em O ESPETACULAR HOMEM ARANHA 2, HISTERIA e PAIXÃO INOCENTE. 
  • David Thewlis - Personagem: Dennis Sicama, professor e amigo de Stephen. Personagem secundário, mas uma boa atuação. Atuou em CAVALO DE GUERRA, HARRY POTTER, O MENINO DO PIJAMA LISTRADO, etc. 
  • Harry Lloyd - Personagem: Brian, colega de turma e melhor amigo de Stephen. 
  • Emily Watson - Personagem: Isobel Hawking, mãe de Stephen. 
  • Simon McBurney - Personagem: Frank Hawking, pai de Stephen. 
Produção: Working Title Films 
Distribuidor brasileiro: UNIVERSAL PICTURES 

O filme também está concorrendo a Melhor Roteiro Adaptado e Melhor trilha sonora, que está linda.

Eu indico este filme para qualquer pessoa, pois é um exemplo de vida, de superação. Não só por ser a história de alguém que tem uma doença e conseguiu lutar com as dificuldades dos sintomas, mas também que enfrentou as dificuldades da vida também, dos relacionamentos e superou as expectativas como cientista. Se você gosta de pessoas que venceram na vida e nunca desistiram, esse filme é pra você.

TRAILER OFICIAL

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Olá, tudo bem??

    Estou doida pra ver esse filme e também para ler o livro que o originou... Achei muito legal a voz dele ter sido usada para o filme. Sempre ouvi só coisas boas sobre ele, mas o meu conhecimento também é meio vago... Espero preencher esses buracos depois de assistir!

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: te vejo lá no meu cantinho, né?

    ResponderExcluir
  2. Quero muito assistir esse filme, vi o trailer no cinema e fiquei apaixonada, quando eu assistir te falo minha opinião. Bjs

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014