Ficha Técnica:
Nome Original: The Shining
Autor: Stephen King
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Betty Ramos de Albuquerque
Número de Páginas: 520
Ano de Lançamento: 1977
ISBN-13: 9788556510464
Editora: Suma de Letras
Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 63º livro lido em 2020 e foi O Iluminado (Stephen King). Sempre tive uma curiosidade imensa com este livro, mas, ao mesmo tempo, aquele medinho de encarar a leitura. Assisti a adaptação cinematográfica do livro no ano passado, confesso que não gostei muito e isso me desanimou a fazer a leitura, mas, ainda assim, comecei a ler.
O livro nos traz o Jack Torrance, um homem que está em um momento complicado de sua vida. Ele era professor, se envolveu em uma confusão e perdeu o emprego. Ele alimenta o sonho de ser escritor e já teve alguns trabalhos publicados, mas sabe que não pode se dar ao luxo de investir em uma nova carreira, por isso quando aparece a oportunidade de cuidar de um hotel que ficará fechado por todo o inverno, ele aceita o emprego e segue com a esposa Wendy e o filho Danny para lá.
O hotel Overlook é uma construção imensa e muito popular, tanto pelos hóspedes que o visitaram quanto pelas tragédias que aconteceram nas suas dependências, mas Jack ignora isso e acredita que conseguirá escrever seu novo trabalho enquanto estiver no hotel.
Danny, o filho de Jack tem 5 anos e é uma criança especial. Ele consegue ouvir os pensamentos das pessoas e tem um amigo imaginário que lhe mostra alguns flashes do futuro, inclusive coisas horríveis que podem acontecer no período em que a sua família estará no Overlook. Logo que eles chegam ao hotel, Danny é apresentado ao Dick Hallorann, um funcionário que percebe em Danny esse dom especial porque possui as mesmas habilidades do menino.
O livro se desenvolve em Jack ser aterrorizado por imagens e ilusões produzidas naquele lugar e acreditar que precisa matar sua família para tudo se resolver.
Acho que este livro é o mais dinâmico e frenético do autor. Stephen King é conhecido por ser prolixo e detalhista, mas não perde tempo descrevendo espaços ou personagens neste enredo e parte para a ação com cenas que podem assustar e gerar apreensão no leitor, sensações que tive durante a leitura. Do momento em que as estranhezas do hotel começam a aparecer, a tensão aumenta e são sustos, temores e violência no decorrer do livro.
Minha experiência com a narrativa foi imensamente superior a que tive com o filme, que de certa forma descaracterizou os personagens e os tornou caricatos. No livro, Wendy é forte e determinada. Sabe que apesar de amar loucamente o marido, precisa proteger a si mesma e ao filho da loucura dele. Danny por sua vez, é uma criança encantadora e não teve tanto espaço no filme para conquistar o público. Já Jack nos cria antipatia desde as primeiras páginas, o que só aumenta conforme ele se deixa levar por suas alucinações.
Eu adorei o livro e talvez tenha sido a obra do autor que mais me deu medo, isso mostra o quanto a história entrega aquilo que promete.
Para quem gosta de terror, é um livro com uma história original, forte e muito bem desenvolvida. Para quem quer começar a ler e se assustar com as histórias do autor, é uma excelente porta de entrada porque tem todos os elementos que caracterizam seu trabalho. É instigante, intenso, assustador e completo.
Eu adorei!!!
Um pouco sobre o autor: Stephen Edwin King é um escritor americano, reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. Os seus livros venderam mais de 350 milhões de cópias, com publicações em mais de 40 países. Livros do autor que eu já li:
1977 – O Iluminado
1979 – A Zona Morta
1982 – Quatro Estações
1983 – O Cemitério
1986 – It - A Coisa
1987 – Misery – Louca Obsessão
1996 – À Espera de Um Milagre
2006 – LOVE: A História de Lisey
2009 – Sob a Redoma
2011 – Novembro de 63
2017 – Belas Adormecidas
Oi, Ivi!
ResponderExcluirPensa numa pessoa feliz quando abriu seu blog hoje. SIM, sou eu! Eu tava doida pra ler sua resenha sobre o livro, porque tem MUITO tempo que eu quero ler esse livro. Ontem foi aniversário do King e eu vi tanta postagem em homenagem a ele e fiquei super mal, porque nunca consegui ler nada do autor. Pra não dizer nada, eu comecei a ler em pdf pelo celular O Iluminado, mas ler assim é horrível. Não tenho Kindle, então sou adepta a livro físico. O pouco que li sobre a história, eu lembro que AMEI a forma que o King escreve. Ele te instiga muito e você fica doida querendo ler mais e mais. Esse filme eu assisti há pelo menos 10 anos e tenho evitado assistir justamente pra ler e depois rever. Esse livro tá nos meus desejados há séculos, espero algum dia pegar uma promoção legal e comprar o livro. Aliás, os livros do King são tão caros, dá vontade de chorar quando vejo os valores. Mas sem sombra de dúvidas, é o livro dele que quero começar a ler.
Amei o post de hoje.
Ivi!
ResponderExcluirCom Stephen King é tudo na base da aclamação, né? Faz algum tempo que li O Iluminado mas sem sombra de dúvidas a obra é uma das melhores do autor, embora eu não a considere tão assustadora como a maioria das pessoas.
Eu acho que as coisas nesse livro demoram muito para acontecer, e algumas partes são extremamente lentas. Por outro lado, há um excelente desenvolvimento dos personagens, pois passamos a conhecer intimamente cada membro da família Torrence.
Você pretende ler Doutor Sono? Eu sou do contra e considero a sequência muito melhor, ao contrário de basicamente todos os fãs do autor.
Beijos.
Olá Ivi!
ResponderExcluirSempre quis conhecer a escrita do autor, por ver vários elogios às suas obras, o problema é que eu não gosto nem um pouco de terror, tenho muito medo. A história é bem interessante, abordando esse aspecto dos dons paranormais de Danny, e Jack me pareceu uma representação do autor em uma das fases de sua vida, quando começou a escrever, quis desistir mas foi incentivado pela esposa. Os fãs com certeza vão adorar a obra, pena que o filme não retrata toda a sua granndeza.
Beijos
Oi, Ivi!
ResponderExcluirNunca li nada do Stephen King, é que o estilo dos livros dele não faz o meu estilo de leitura, não curto terror, mas sempre tive curiosidade em conhecer sua escrita... quem sabe futuramente?!
Em relação a O Iluminado, confesso que não tenho coragem de o ler, fujo de livros que provocam sustos e temores, e possui violência, sem falar que achei bem assustador o protagonista está sendo aterrorizado por imagens e ilusões e acreditando que matando sua família tudo se resolveria... Mas que bom que o livro não te decepcionou como aconteceu com a adaptação.
Bjos!
Eu AMO O Iluminado. Já li tanto ele quanto a continuação, Doutor Sono. Além da escrita do Stephen ser maravilhosa, ele traz uma história muito original que deixa o leitor desesperado pra saber o desfecho. Não tenho muitas recordações de Doutor Sono, mas lembro que quando fiz a leitura eu acabei não gostando muito.
ResponderExcluirJa li alguns livros e King, mas O iluminado não tive coragem de ler e nem assisti ao filme, conheço a história e morro de medo. Quem sabe um dia eu encontro a coragem que me falta. Mas para quem curte ébum livro top dos tops.
ResponderExcluir