Pele (Rafael Calça e Jefferson Costa)

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Ficha Técnica:

Nome Original: Pele
Autor: Rafael Calça
Ilustrador: Jefferson Costa
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 96
Ano de Lançamento: 2019
ISBN-13: 9786555126457
Editora: Panini
SKOOB | GOODREADS | Compre na AMAZON

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 98º livro lido em 2022 e foi Pele (Rafael Calça e Jefferson Costa), que na verdade é uma HQ e foi a minha primeira escolha para a TBR especial de novembro, em que eu lerei apenas autores pretos que escreveram suas histórias com protagonismo preto.

A história traz Jeremias, personagem popular da Turma da Mônica como um acriança inteligente, bem articulada e muito amado pelos pais. Em um dia em que sua classe na escola tem que participar de um evento de profissões, a sua professora escolhe a profissão de cada criança e escolhe para Jeremias a profissão de pedreiro. Ele não acha ruim ser pedreiro, mas, na verdade, ele quer ser Astronauta e quando fala isso pra professora, ela responde que para um menino como ele, aquela profissão seria muito difícil.


Quando Jeremias chega em casa e conta o ocorrido par aos pais, eles entendem imediatamente que aquilo foi uma atitude racista da professora e conversam com Jeremias sobre o que é aquele crime e o quanto ele está sujeito a ser vítima disso em uma sociedade como a nossa.

Tudo nesta HQ é de uma perfeição sem fim, a começar deste enredo e se desenvolve de forma brilhante, nos dando uma conclusão que nos enche de esperança, mas a arte também é maravilhosa, sendo um componente narrativo fundamental para que tudo se encaixe.


Essa leitura me emocionou demais e eu a concluí em lágrimas e a indico para que todos leiam e conheçam um enredo que traz o tema do racismo vivido e sentido por uma criança e a forma como a família tem que lidar com isso. 

Eu amei demais!!!


Um pouco sobre o autor:
Rafael Calça é roteirista e ilustrador de São Paulo. Escrevendo, já participou das coletâneas Front #16 (Via Lettera, 2005), Tecnorama Quebra-Queixo Vol.3 (Devir, 2010), e lançou os álbuns Jockey (Veneta, 2015), Crônicas da Terra da Garoa (Sesi-SP, 2016) e as Graphic MSP Jeremias – Pele (Panini, 2018) e Jeremias – Alma (Panini, 2020). Ilustrando, já fez storyboards para publicidade e colaborou com várias editoras para revistas e livros.

Um pouco sobre o ilustrador:
Trabalhos como quadrinhista, GMSP "Jeremias - Pele", vencedor do 31º Troféu HQMix, nas categorias: Edição Especial Nacional e Publicação Juvenil, "Arcane Sally & Mr. Steam", "La Dansarina", livro que ganhou Troféu HQMix de melhor Edição Especial de 2015 e melhor roteiro, adaptação de A Tempestade de Shakespeare, HQMix na categoria Adaptação para os Quadrinhos em 2013, A Dama do Martinelli, pela Editora Devir, ."Muzinga", Quebra QueixoTechnorama I, II e III, Fim do Mundo em quadrinhos, Front -16 (com a história Feliz Aniversário, Feliz Obituário!), coletâneas Máquina Zero #1 e #2 e Gibi Quântico #1 (HQMix 2015 na categoria Melhor Publicação Mix) e #2. Lançamento, "Roseira, Engenho, Medalha e outras histórias". Nos EUA, adaptação para HQ do livro Kiss me Judas, antologia Gunned Down (publicado no Brasil como Bang Bang, pela Devir), ambos publicados pela Editora Terra Major. Ainda nos EUA, pela Image, antologia de western "outlaw territory 3". Atua em diversas áreas. Ilustrador, storyboarder, desenhista de personagens e cenários em séries de animação e longa-metragem, Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas),Cartoon Network, As Micro Aventuras de Tito e Muda da Discovery Kids, em produção, e desenhista e animador nas series Megaliga, Fudêncio, Infortúnio, Peruíbe Salva, The Jorges e Rockstarghost, todos da MTV.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.