All The Broken Places (John Boyne)

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Ficha Técnica:
Nome Original: All The Broken Places
Autora: John Boyne
País de Origem: Irlanda
Número de Páginas: 400
Ano de Lançamento: 2022
ISBN: 9780593653074
Editora: Dorman Books

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 31º livro lido em 2023 e foi All The Broken Places (John Boyne). Como fã do autor, me desafiei a ler todos os livros que ele publicou e particularmente, estava curiosa com este livro por ser a continuação do maior sucesso dele, O Menino do Pijama Listrado, escrito para crianças e sobre Bruno, o jovem filho de um comandante de Auschwitz que faz amizade com Shmuel, um menino judeu, através da cerca que cerca o campo de concentração.
 
O autor explica que começou a fazer anotações para All the Broken Places assim que terminou de escrever seu antecessor. Seus temas principais são a culpa, a cumplicidade e os aparentemente inescapáveis ciclos de luto decorrentes de eventos que abalam o mundo.
 

O livro nos traz a Gretel, irmã de Bruno no primeiro livro e seu desenvolvimento se dá com a família dela fugindo da Alemanha com o pós-guerra, tentando se refugiar pelo mundo e tendo que sofrer as consequências da contingência.


A voz inteligente, envolvente e intransigente de Gretel atrai o leitor habilmente. Sem uma narrativa linear, acompanhamos o presente de Gretel muitas décadas após o fim do primeiro livro, viúva e vivendo pacificamente em Londres, assim como também vemos como foram os primeiros passos fora da Alemanha e até em outro continente, procurando ser perdoada por si mesma e pelo mundo por ser quem é.

A escrita do autor é maravilhosa e isso é indiscutível para mim, mas com menos de cinquenta páginas, eu já sabia que esse livro era desnecessário e problemático em alguns pontos importantes. Gretel se mostra muito arrependida e se sente culpada pelas atitudes de seu pai, mas em nenhum momento isso me convenceu. Minha sensação era que se a Alemanha tivesse vencido a guerra, o posicionamento da protagonista seria outro.



Existe um ato final de Gretel que é digno de uma heroína trágica: com elementos de purgação envolvidos, ela enfrenta o seu próprio mal e o dos outros. O livro nos obriga a considerar a natureza da expiação e se a violência pode justificar a prevenção de algo ainda pior. O livro tenta ser uma defesa da necessidade de que a literatura ilumine os aspectos mais sombrios da natureza humana, porém não o faz com a habilidade ou precisão.

Foi uma decepção para mim e sem dúvida, eu esperava muito mais.



Um pouco sobre o autor:
John Boyne nasceu na Irlanda em 30 de abril de 1971, foi professor de inglês em instituições importantes no Reino Unido, mas foi na escrita que se encontrou como profissional. 

Seus livros publicados no Brasil são:

    • O Menino do Pijama Listrado
    • O Garoto do Convés
    • O Palácio de Inverno
    • Noah Foge de Casa
    • O Pacifista
    • O Ladrão do Tempo
    • Tormento
    • A Coisa Terrível Que Aconteceu com Barbaby Brocket
    • Fique Onde Você Está e Então Corra
    • Dia de Folga (Conto)
    • A Casa Assombrada
    • Uma História de Solidão
    • O Menino no Alto da Montanha
    • As Fúrias Invisíveis do Coração
    • Uma Escada Para o Céu
    • Por Lugares Devastados

Mais sobre o autor AQUI
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.