Indicações: Personagens Deficientes #01

domingo, 9 de setembro de 2018


Como já comentei algumas vezes aqui, sou deficiente física e adoro quando encontro algum personagem deficiente durante a leitura, então hoje venho para indicar alguns livros que apresentam personagens com deficiência no enredo.

Vamos conferir?

Como eu era antes de você (Jojo Moyes)
Will Traynor é um advogado bem sucedido, fica tetraplégico após ser atingido por uma moto e afasta as pessoas ao seu redor por seu temperamento difícil. Lou Clark precisa de um emprego, aceita ser cuidadora dele, os dois se envolvem e ela consegue convencê-lo a fazer várias coisas que ele não teria aceitado antes. O desfecho é polêmico e ao mesmo tempo emocionante, li em 2013 e continua sendo um dos meus livros favoritos! O livro trata de coragem, persistência e acima de tudo, tentar aceitar as decisões e compreender os motivos do outro. A adaptação cinematográfica também é ótima, assisto quantas vezes for possível, adoro!
Resenha AQUI







Extraordinário (R. J. Palacio)
O garoto August (Auggie) possui uma doença genética que causa deformação em seu rosto. O início do livro relata o primeiro dia do garoto na escola, com todas as dificuldades dele em enfrentar os olhares, preconceito e até bullying dos demais alunos. Além dos capítulos narrados pelo próprio Auggie, há também a narração da irmã Via, dos amigos de escola Jack e Summer e até do namorado de Via (Justin), o que oferece uma perspectiva praticamente completa, por abordar vários personagens principais. O livro já foi lançado há bastante tempo, mas confesso que só o li um pouco antes de assistir ao filme (lançado em 2017) e fiquei absolutamente comovida e até me identifiquei com algumas situações vividas pelo garoto. A mensagem do livro é de amor, amizade e superação, o filme é bem fiel e me fez chorar MUITO!
Resenha AQUI




Enquanto você respirar (Michelle Passos)
Já conhecia Leandro Lamarck da duologia “Aos teus pés” / Em tuas mãos” e fiquei muito empolgada para conferi-lo como protagonista. Leandro é cadeirante e estudante de Direito, conhece a companheira de curso Cindy e se encanta por ela, mas não hesita em expor suas inseguranças ou reconhecer seus erros. Leandro também demonstra coragem ao encarar com confiança um fato inesperado que abala a todos e tem uma relação linda com o irmão Frederico. O livro traz exemplos de determinação e superação, amor, admiração e amizade em todos os momentos, assim como culpa, arrependimento e perdão e eu torci demais para que Leandro alcançasse todos seus objetivos, em todos os sentidos. O final é coerente e real, mostra a importância de ser feliz da melhor maneira possível, de aproveitar todos os momentos e acreditar e perceber que o amor sempre vale a pena.
Resenha AQUI





Contratempo (Ivi Campos)
Leticia é uma modelo conhecida internacionalmente, e apesar de receber todo o amor por parte da mãe Lais, seu maior sonho é conhecer o pai, Rodrigo. Ele é portador da síndrome de Guillain-Barré, doença neurológica grave caracterizada pela inflamação dos nervos e fraqueza muscular, limitando seus movimentos. As reações e atitudes de Rodrigo são bem compreensíveis, assim como o amor que demonstra a filha mesmo sem conhecê-la. O livro trata de persistência, amor e preconceito, com direito a várias situações tensas. Destaque também para a forma em que a tragédia na boate Kiss em Santa Maria (RS) foi abordada e inserida na história, gerando um momento super tenso e dramático, em que é possível imaginar toda a situação e nos colocarmos no lugar das pessoas que ali estavam e de suas famílias.
Resenha: AQUI  




Mentira Perfeita (Carina Rissi)
Marcus tornou-se cadeirante após um acidente de moto e deseja morar sozinho, só que a família exige que ele tenha uma cuidadora. Júlia mente que tem namorado para a tia doente pois achava que ela morreria, porém, após sua recuperação, precisa sustentar a mentira. Logo, Júlia e Marcus se conhecem e fazem um acordo entre eles para atingir seus interesses, ele como seu namorado e ela como sua cuidadora. É previsível que eles se envolvam, mas o romance é bem divertido! Marcus se esforça para aproveitar a vida e apesar de relatar as dificuldades que os cadeirantes enfrentam na sociedade, mostra também que muitas vezes, só é necessário algum tipo de adaptação para que possam alcançar seus objetivos.
Resenha AQUI
  





Com outros olhos (Thati Machado)
Lana é uma jovem atriz, que ficou cega após um acidente de carro. Ela é forte e mesmo com a ajuda do irmão, decide se mostrar independente e deseja ser reconhecida somente pelo talento. Ao ser escolhida para interpretar Julieta, enfrenta situações complicadas de forma bem real: com coragem, superação e felicidade quando é possível fazer algo que ninguém acredita, mas também tristeza ou raiva ao perceber que situações tão comuns e fáceis para todos sejam bem mais complexas de serem realizadas devido a deficiência.
O livro é curto (90 páginas) e trata de determinação, superação, preconceito e aceitação. Quando uma situação que mudaria o futuro de Lana não ocorreu, eu valorizei demais a história!
Resenha AQUI




The year we fell down (Sarina Bowen)               
Corey é ex-jogadora de hóquei e se tornou cadeirante após um acidente, decide começar a faculdade até para provar que é capaz de ser independente. Corey conhece Adam Hartley, seu vizinho de quarto, que por estar com uma das pernas engessada, sente praticamente as mesmas dificuldades que ela. O romance entre eles é previsível, com atitudes surpreendentes e sensíveis da parte dele. Me identifiquei em várias situações enfrentadas por Corey e valorizei a abordagem da deficiência de forma tão delicada e verdadeira, até com descrições de uma sessão de fisioterapia. Também foi interessante perceber a preocupação da autora em relatar a necessidade de acessibilidade nos quartos da universidade e a dificuldade real com os obstáculos que geralmente passam desapercebidos pelas pessoas, como degraus e calçadas desniveladas.
Resenha AQUI



Além do olhar (Nana Pavoulih)
O violoncelista Ramon Martinez ficou paraplégico após ser atingido por um tiro em uma tentativa de assalto. Conhece a atriz Marcela, que precisa estudar para uma personagem e logo se sentem atraídos. Me pareceu bem interessante a pesquisa e o detalhamento da autora sobre os tratamentos possíveis (bem sucedidos ou não), as reações de Ramon a eles e alguns transtornos vividos pelos que apresentam a mesma condição. Destaque também para o personagem tetraplégico Alfredinho, que enfrenta situações bem difíceis com leveza e humor. Marcela é forte e determinada, ajuda Ramon a todo momento, mas também é ajudada por ele em diversas situações. Li esse livro quando ainda estava publicado no wattpad, mas já não está disponível completo por esta plataforma, pode ser encontrado AQUI




Inesquecível (Andy Collins)
Esse livro faz parte da série “The Originals”, a banda de rock formada por Gael, Micah, Braden e Josh. O protagonista de Inesquecível é Josh, mas a personagem que me chamou a atenção nesse livro foi Lillith, que ficou cega aos 17 anos. Ela e Josh se conhecem no período em que ele está no hospital, ela se mostra independente, mas a irmã Jannet a superprotege. Lillith é espirituosa, de respostas rápidas, sempre analisa as situações pelo lado positivo e consegue emprego como cantora no bar de Callie, o que a ajudará financeiramente para fazer a cirurgia que deseja. A relação dela com Josh é complicada, já que ele sofreu uma perda e está sempre em conflito. O livro aborda amor em todas as formas, preconceito e superação. Gostei dos vários epílogos que o livro apresenta, contemplando todos os integrantes da banda.
O livro pode ser encontrado AQUI



Espero que vocês tenham gostado da sindicações e se vocês conhecem outros livros com este tipo de abordagem, deixem par amim nos comentários porque vou adorar conferir.


Beijos
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Amei😍😍😍, Tem não livros em que um dos protagonistas tem alguma deficiência? Obrigada pelas indicações 😘

    ResponderExcluir
  2. Estava pesquisando sobre personagens com deficiência, por isso cheguei aqui.Tema importantíssimo! Em 2016, escrevi o livro Reino de Aequalis, que é uma história de inclusão. É um reino aparentemente perfeito onde existe uma lei injusta para as pessoas com deficiência. Agora estou realizando pesquisas para um novo livro sobre inclusão. Um forte abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.