16.2.18

Enquanto Você Respirar (Michelle Passos)

Ficha Técnica:
Nome Original: Enquanto você respirar
Autora: Michelle Passos
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 427
Ano de Lançamento: 2017
Reg. BN: 748383
Publicação Independente

Compre AMAZON

Minha expectativa para esse livro era imensa, já que o protagonista Leandro Lamarck é o meu personagem preferido da duologia “Aos teus pés” / “Em Tuas Mãos”, que li na época da publicação no wattpad quando ainda era livro único. Resenha AQUI

Meu encantamento começou assim que recebi o livro físico, com um marcador lindo e fofo, que simboliza o casal protagonista com perfeição. A narração é alternada entre Leandro e Cindy, ele é estudante de Direito, cadeirante, mas não permite que a deficiência o impeça de conquistar seus objetivos. Cindy é tranquila, dedicada aos estudos e também luta por seus sonhos, sai da cidade pequena em que nasceu para cursar Direito, o que faz com que conheça Leandro, já que são companheiros de curso.
“A vida pode ter me tirado o movimento das pernas, mas não a vontade de lutar pelas coisas em que eu acredito”. – página 69.
A relação dela com a família é complicada e encontra na companheira de quarto Roxanna, a amiga com quem pode contar nos momentos difíceis, mesmo com personalidades totalmente opostas. Cindy é fã da autora Colleen Hoover, releu várias vezes o livro “Talvez Um Dia” e se encanta pelos personagens.

Com espírito justiceiro e protetor, Leandro “salva” Cindy do assédio de um aluno e os dois se aproximam. Em alguns trechos, o confiante Leandro se mostra inseguro ao perceber o envolvimento com Cindy e que talvez não possa oferecer tudo a ela devido a ser tetraplégico, o que é um questionamento bem justo e natural entre as pessoas com deficiência, mas encontra apoio e incentivo na família e amigos e se esforça para conquistá-la e ser digno do amor dela.
“Meus pés podem me levar para os palcos, os do seu irmão podem o levar para os campos, mas os seus.. os seus podem te levar para onde sua vontade te permitir, para onde o seu coração desejar e isso é lindo”. – página 336
A relação de Leandro com o irmão Frederico (Fred) é linda, de amor incondicional com direito a brigas e discussões como qualquer irmão, principalmente quando Fred tenta superproteger e muitas vezes “comprar as brigas” do irmão sem necessidade, mas ambos reconhecem os erros e se mostram unidos acima de tudo. Uma proposta de Fred a Cindy pode abalar a relação dos irmãos e também o relacionamento dela com Leandro. Marina, a namorada de Fred, também é importante na vida de Leandro, pelo apoio e conselhos no momento em que ele mais precisou dela.

O relacionamento de Leandro e Cindy evolui, mas um fato inesperado os abala profundamente, assim como todos que os conhecem. Há alguns capítulos narrados por Fred, que trazem momentos impactantes e emotivos com o irmão. Uma proposta a nível profissional coloca Fred no maior conflito de sua vida. A questão de agressão familiar (verbal e física) é abordada de forma bem real com duas personagens, assim como o amor pela profissão e esforço para obter sucesso na carreira escolhida.
“Ele nunca vai precisar explicar. Sou capaz de sentir. Certos tipos de amor e cumplicidade não precisam de explicação, só precisam ser vividos. E isso é ser irmão desse moleque. Viver o amor puro e a cumplicidade verdadeira em sua essência todos os dias”. – página 339.
A mensagem do livro é de determinação e superação, amor, admiração e amizade em todos os momentos, assim como culpa, arrependimento e perdão. Situações diversas demonstram que nunca é tarde para reconhecer os erros e ajudar a quem precisa, duas cartas inesperadas trazem notícias boas e importantes. O final é bem coerente e real, mostra a importância de ser feliz da melhor maneira possível, de aproveitar todos os momentos e acreditar / perceber que o amor sempre vale a pena. A playlist traz músicas como Save me (Hanson), Me Espera (Sandy e Tiago Iorc) e Perfect (Ed Sheeran), presentes em momentos especiais e importantes para Leandro e Cindy, detalhe para a carta LINDA escrita por ele!  

Como deficiente, valorizo a inclusão de personagens deficientes e Leandro como protagonista foi especial, demonstrou força, coragem, determinação, mas não hesitou em expor suas inseguranças ou reconhecer seus erros, adorei!  Super recomendo! :)

Como eu já tinha os outros dois livros, ganhei o conto "Em Nossos Corações", que conta a linda surpresa de Fred para Marina no dia dos namorados após 5 anos do início do relacionamento deles. Adorei saber sobre os acontecimentos na vida deles e dos amigos nesse período.
“O amor deve ser maior que qualquer risco, que qualquer dúvida, que qualquer medo, que qualquer obstáculo. Até quando a gente acredita que o amor pode não existir, é ali mesmo que ele fará morada. Pois como bem me lembrou um dos homens que mais amo e admiro nessa vida: “O amor sempre é a resposta, até mesmo quando não há uma pergunta”. – página 417.

Um pouco sobre a autora: Michelle Passos nasceu e vive em Belo Horizonte, Minas Gerais. Formou-se em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e já trabalhou como repórter e fotógrafa. Louca por viagens, por suas cachorrinhas, apaixonada por música, viciada em séries, ama estar entre seus amigos e adora ler um bom romance. Descobriu recentemente uma paixão pela Escócia e tudo o que diz respeito a ela, assim como café e chocolate nunca podem faltar. Seus livros publicados são:
- Aos teus pés
- Em tuas mãos
- Enquanto você respirar
- Em nossos corações

Nenhum comentário:

Postar um comentário