Crippen (John Boyne)

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Ficha Técnica:
Nome Original: Crippen
Autora: John Boyne
País de Origem: Irlanda
Número de Páginas: 368
Ano de Lançamento: 2004
ISBN-13: 9780312343583
Editora: Thomas Dunne Books

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 92º livro lido em 2022 e foi Crippen (John Boyne). Selecionando os livros para a TBR de outubro, qu fiz apenas com livros de terror e horror, me deparei com este livro na estante que ganhei há muitos anos e deixei de lado na esperança dele ser publicado em português, mas ele nunca foi publicado no Brasil. Como a sinopse se encaixava com a temática do mês, tratei de incluí-lo.

O livro nos traz Hawley Crippen, um homem que com um jovem pupilo, embarca no S. S. Montrose, um navio grandioso que viajará da Antuérpia na Bélgica para a América do Norte. A questão é que um investigador na Inglaterra encontrou o corpo da esposa dele, Cora Crippen no porão de Crippen. Como esta viagem está muito suspeita, tudo indica que Hawley tenha matado a mulher e fugido. Assim, uma busca por Crippen se inicia.


O livro então faz uma serie de flashbacks para entendermos a história de vida de Hawley e nada foi muito tranquilo na vida dele. Hawley nasceu nos Estados Unidos e sempre sonhou em ser médico, porém sem o dinheiro necessário para aos estudos, se tornou um aspirante das ciências fazendo cursos de anatomia. Sua família que nunca o apoiou é a responsável por jogar Hawley numa vida de frustração profissional.

Além do protagonista, temos uma série de personagens o acompanhando nesta viagem de navio. Todos são muito peculiares, a começar do jovem que acompanha Hawley e que pode despertar na leitura a primeira reviravolta interessante do enredo.


Temos também Matthieu Zelá, um homem rico, muito carismático e inteligente e que visita esta trama como coadjuvante, sendo protagonista do livro “O Ladrão do Tempo”, primeiro livro publicado do autor. Além deste universo compartilhado, Boyne ainda se auto referencia com outro personagem de outro livro, muito discreto e suave e que faz sentido apenas para quem conhece e ama os livros do autor.

A trama sobre Hawley é intensa e crescente. Quando o assassinato da esposa é solucionado, tudo é muito bem explicado, o que dá consistência para a trama.


O curioso de todo este livro de ficção é que Hawley Crippen de fato existiu. Apesar de romancear a história de sua vida, o autor consegue fazer com que os caminhos da trama se encontrem no final, unindo ficção e história, trazendo uma conclusão muito boa para a narrativa.

Mais uma vez, adorei a leitura de um livro de John Boyne que raramente não entrega o que promete. Lamento que uma história tão boa não tenha sido publicada no Brasil e sinceramente, acho que nunca será. Se você lê em inglês, procure esse título porque é um livro muito bom!


Um pouco sobre o autor:
John Boyne nasceu na Irlanda em 30 de abril de 1971, foi professor de inglês em instituições importantes no Reino Unido, mas foi na escrita que se encontrou como profissional. 

Seus livros publicados no Brasil são:

    • O Menino do Pijama Listrado
    • O Garoto do Convés
    • O Palácio de Inverno
    • Noah Foge de Casa
    • O Pacifista
    • O Ladrão do Tempo
    • Tormento
    • A Coisa Terrível Que Aconteceu com Barbaby Brocket
    • Fique Onde Você Está e Então Corra
    • Dia de Folga (Conto)
    • A Casa Assombrada
    • Uma História de Solidão
    • O Menino no Alto da Montanha
    • As Fúrias Invisíveis do Coração
    • Uma Escada Para o Céu

Mais sobre o autor AQUI
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

46 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Resenhas

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Filmes

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.