8

Tag: Meu Autor Favorito (Ivi Campos)


Oi gente que ama livros, hoje venho responder a Tag MEU AUTOR FAVORITO e eu acho que não é segredo para ninguém que o meu autor predileto é o John Boyne e falar dele aqui é um prazer imenso.

John Boyne nasceu na Irlanda em 30 de abril de 1971, foi professor de inglês em instituições importantes no Reino Unido, mas foi na escrita que se encontrou como profissional. 

Meu primeiro contato com a escrita do autor se deu através do seu livro mais famoso, O MENINO DO PIJAMA LISTRADO. Eu sabia que era uma história que tinha a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo e como na mesma época em que eu tive conhecimento do livro, o filme baseado na obra homônima estava sendo lançado, me aventurei a ler e foi apaixonante. Adorei a história, as descrições, a maneira como o autor inseriu personagens fictícios em um cenário histórico e ao concluir a leitura eu já sabia que leria tudo o que ele publicasse, porém no Brasil, naquela época, só tinha este livro disponível. Quase um ano depois, foi lançado no Brasil o livro O GAROTO DO CONVÉS e eu comprei sem nem imaginar do que se tratava e a experiência foi incrível. Eu estava rendida ao talento de John Boyne.

Já li todos os livros do autor que foram publicados no Brasil. Aqui, já temos 10 dos 16 títulos que ele publicou e espero ansiosamente para conhecer o restante da sua obra, muito certa de que irei apreciar todos os livros. Dos que eu já li, o meu favorito é O PACIFISTA, um livro corajoso que conta a história de amizade entre dois soldados na Grande Guerra. Este livro me envolveu de uma maneira que eu me sentia dentro do campo de batalha. A narrativa era tão rica e emocionante que eu conseguia ouvir os tiros dos canhões e sentir o cheiro da lama nas trincheiras. Foi um livro que me deixou impressionada em função do final inesperado, mas muito bem construído. Penso nos personagens e suspiro de saudade. Porém ainda que O PACIFISTA seja o meu livro preferido do John Boyne, eu acredito que o melhor ainda é O MENINO DO PIJAMA LISTRADO em função da sensibilidade que o autor usou para colocar seres inocentes dentro do caos e manter essa ingenuidade nos diálogos e nas atitudes dos personagens e por fazer o leitor entender que todos os envolvidos tiveram uma parcela de perda na segunda guerra, independente do lado em que se encontrava.

Os livros do autor publicados no Brasil são:

TORMENTO (2014)
DIA DE FOLGA (E-BOOK) (2013)
O PACIFISTA (2012)

Minha coleção nacional
Observando a lista de livros publicados no Brasil, eu não encontro um livro em especial que poderia ser indicado para quem não conhece nada do autor, até porque todos os livros são tão incrivelmente bons, na minha opinião, que qualquer um deles proporcionaria uma boa leitura. Porém dentro desta lista encontramos alguns livros que se encaixam dentro da categoria infanto-juvenil, como A COISA TERRÍVEL QUE ACONTECEU COM BARNABY BROCKET e NOAH FOGE DE CASA. Então se o leitor prefere uma abordagem mais adulta, eu indicaria não começar por estes.

Minha coleção gringa
Além de ser um autor talentosíssimo, é preciso deixar registrado que ele é um fofo com os leitores. Todas as vezes que eu escrevi para ele no Twitter, e não foram poucas vezes, ele me respondeu com muita atenção. Mais que isso, chegou a deixar uma mensagem para mim quando o livro  O LADRÃO DO TEMPO estava para ser lançado no Brasil e eu não preciso dizer que fiquei muito feliz com a lembrança dele. Se ele só escrevesse bem eu já seria sua admiradora, mas o fato dele ser humilde e carinhoso me tornaram escrava do seu talento. Amo e super indico todos os seus livros. 

John Boyne tem a característica de pegar um fato histórico, esmiúça-lo e criar personagens que possam vivenciar aquela realidade como eu e você viveríamos. Seus livros são aulas de história mundial sem cair na chatice de datas e nomes importantes. São personagens vivendo algo que pessoas reais viveram e isso é fascinante.

Se você já conhece a escrita dele, sabe do que eu estou falando, agora se você ainda não leu nada dele, não perca tempo, se aventure agora mesmo nos seus livros, porque são maravilhosos.


Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Eu já assisti O Menino do Pijama Listrado e amei a historia, só não entendi um pouco porque estava em inglês e só tinha a legenda em português.
    Gostei da tag e de como falou do autor John Boyne.

    ResponderExcluir
  2. Gente, devo dizer que não li nenhum livro do autor, mas já ouvi falar muito bem, estou louca para ler O menino do pijama listrado, pois esse é o que mais vejo falar e de onde saem os maiores elogios, amei o post.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  3. Olá, só li O menino do pijama listrado e é claro que me apaixonei, sua escrita é inesquecível. E depois de ler seu post estou me perguntando loucamente porque ainda nao li mais nada dele. Muito obrigada por fazer essas indicações e me lembrar. Anotei vários aqui na lista de desejados. Adorei seu post.
    beijos e bom sábado. Fer

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Li somente O Menino do Pijama Listrado,na época do lançamento, e não sabia que ele tem tantos livros publicados. Fiquei bem curiosa pelos outros títulos, que parecem ser excelentes.
    Adorei o sei post.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu tenho uma imensa curiosidade d e ler alguns livros do John, confesso a você que nunca tinha visto o filme de o Menino do Pijama Listrado; só vi ano passado e amei de mais. Sou muito fã deas duas grandes guerras e tenho 8masa curiosidade de ler FIQUE ONDE ESTÁ E ENTÃO CORRA. A capa é linda e tem uma proposta tão legal. Adorie ver sua coleção gringa
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Oi Ivi, você acredita que eu nunca li nada dele? Eu até assisti ao filme O Menino do Pijama Listrado mas sei que não é a mesma coisa que o livro, apesar de ter gostado e me emocionado bastante. Mas tenho muita curiosidade em ler os livros dele, ainda mais com você falando assim dele.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    De nome eu náo conhecia o autor, mas já conhecia os livros O menino do pijama listrado e O Garoto no Convés. Gostaria muito de ler O menino do pijama listrado, pois gostei bastante do filme apesar de muito triste. O garoto no convés já não tenho tanta vontade por causa de alguns relatos do livro feito por uma amiga. Achei a tag super legal e adorei saber que o autor é super gente boa e atencioso com os fãs.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  8. OI Ivi!

    Eu já vi o filme do Pijama Listrado e me emocionei, chorei muito, entretanto nunca li esse autor e confesso que suas obras me chamam bastante atenção. Não sou fã dele, isso pq ainda não entrei em seu mundo e nem me envolvi em seus enredos, todavia pretendo fazer isso. Beijos!!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014