A origem do mundo: Uma história cultural da vagina ou a vulva vs. o patriarcado (Liv Strömquist)

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

#104 – 2024
Ficha Técnica:
Título Original: Världens ursprung: En kulturhistoria om slidan eller vulvan vs. patriarkatet
Autora: Liv Strömquist
País de Origem: Suécia
Tradução: Kristin Lie Garrubo 
Editora: Quadrinhos na Cia
Número de Páginas: 144    
Ano de Publicação: 2018
Isbn: 978-8535930689
SKOOB | GOODREADS | Compre AMAZON
Sinopse: Se “o pessoal é político”, como dizia o slogan da segunda onda feminista, iniciada nos anos 1960, Liv Strömquist criou um livro radical. Com humor afiado, a artista sueca expõe as mais diversas tentativas de domar, castrar e padronizar o sexo feminino ao longo da história. Dos gregos antigos a Stieg Larsson, das mulheres da Idade da Pedra a Sigmund Freud, de Jean-Paul Sartre a John Harvey Kellogg (o inventor dos sucrilhos), da fábula da bela adormecida a deusas hindus, de livros de biologia ao rapper Dogge Doggelito, A origem do mundo esquadrinha nossa cultura e vai até o epicentro da construção social do sexo. Para Liv, culpabilizar o prazer é um dos mais efetivos instrumentos de dominação ― graças à culpa, a maçã é venenosa e o paraíso mantém seus portões fechados. Uma crítica hilária, libertadora e instrutiva sobre o sexo feminino.


Um pouco sobre a autora:
Strömquist nasceu em Lund e cresceu em Ravlunda, na região de Österlen, no sul da Suécia. Hoje ela mora em Malmö. Já aos cinco anos de idade, ela fazia seus próprios quadrinhos, mas parou, até começar a desenhar quadrinhos aos 23 anos. Sua colega de apartamento a fez se interessar por fanzines de quadrinhos. Ela estudou ciência política. Seus quadrinhos são principalmente sobre questões sociopolíticas de uma perspectiva feminista e de esquerda. Eles são ensaios satíricos sobre poder e injustiças. 

Seus livros publicados no Brasil:
  • A rosa mais vermelha desabrocha
  • Na sala dos espelhos
  • A origem do mundo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

48 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Vlogmas 24

Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.