Amêndoas (Won-pyung Sohn)

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Ficha Técnica:

Título Original: 아몬드
Autora: Won-pyung Sohn
País de Origem: Coreia do Sul
Tradução: Yonghui Qio Pan
Editora: Rocco
Número de Páginas: 288
Ano de Publicação: 2023
ISBN: 9786555951783
SKOOB | GOODREADS | Compre AMAZON

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 75º livro lido em 2023 e foi Amêndoas (Won-pyung Sohn). Este livro tem sido muito comentado nos últimos meses em função de ter sido uma indicação de um cantor de Kpop e por causa da premissa, eu acabei me interessando por ele também.

O livro nos traz Yunjae que possui uma peculiaridade: ele tem alexitimia, que segundo o dicionário, trata-se de uma condição neurológica que torna seu portador incapaz de identificar e expressar sentimentos – incluindo alegria, tristeza, raiva ou medo. O livro diz que a ciência atribui uma das causas dessa condição ao tamanho pequeno das amídalas cerebelosas.

Yunjae chama essas amídalas de “amêndoas”, pela semelhança física entre elas. Ele está com 15 anos quando o conhecemos – e nunca sorriu. Vive de maneira fleumática, impassível, plácida, mas vive bem, cercado do afeto e da preocupação de sua mãe e de sua avó.

Mais tarde, ele conhece Gon, que é percebido por todos ao redor como um monstro. O que falta em sentimentos e emoção em um, sobra no outro. O que sobra em afeto familiar para um, sempre faltou ao outro.

As duas histórias se cruzam num momento de muita fragilidade para ambos. E os dois garotos vão se tornando, meio sem querer, amigos. Ainda que o primeiro não saiba o que é o sentimento de amizade e o segundo talvez nunca tenha se aberto para um amigo na vida.

Não quero contar mais sobre a história porque acho que qualquer spoiler estragaria uma história que é muito bem escrita e bem contada

O livro mostra que o cérebro humano é misterioso, complexo, mas também é simples, porque ele pode ser treinado. Pode se adaptar, mudar hábitos. A palavra-chave, aliás, é mudar. Todos podemos mudar – para melhor ou para pior.

O livro também trata de inclusão. Seu personagem principal, tendo esta condição tão rara, é visto como “retardado” por uns, psicopata por outros, sofre bullying de todos. É superprotegido pela mãe, mas acaba aflorando melhor longe dela.

Outro ponto abordado pelo premiado “Amêndoas” é sobre estrutura familiar, e o quanto ela é capaz de nos tornar mais fortes e de facilitar muito esse percurso de uma vida mais tranquila. A própria autora escreve sobre isso nos agradecimentos, ao falar sobre sua própria família amorosa:
“Acabei percebendo que o amor e apoio incondicionais que recebi durante minha adolescência tranquila eram presentes raros e preciosos, que serviram como uma arma inestimável, uma arma que me deu a força de olhar para o mundo de diferentes ângulos, sem medo.”
Enfim, “Amêndoas” é um livro lindo, sobretudo sobre como o amor é capaz de fazer “de alguém um ser humano, assim como o que faz de alguém um monstro”.

Eu adorei!!!



Um pouco sobre a autora:
Won-pyung Sohn é uma premiada diretora de cinema, roteirista e romancista nascida na Coreia do Sul. Ela se formou em ciências sociais e filosofia na Sogang University e em direção de cinema na Korean Academy of Film Arts. Amêndoas é seu primeiro romance e sua estreia no mundo literário, e ganhou o Prêmio Changbi de Ficção para Jovens Adultos, seguido pelo Prêmio Jeju 4.3 Peace Literary.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.