Ficha Técnica:
Nome Original: Tina: Respeito
Autora: Fefê Torquato
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 96
Ano de Lançamento: 2019
ISBN-13: 9788542623260
Editora: Panini
SKOOB | GOODREADS | Compre na AMAZON
Nome Original: Tina: Respeito
Autora: Fefê Torquato
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 96
Ano de Lançamento: 2019
ISBN-13: 9788542623260
Editora: Panini
SKOOB | GOODREADS | Compre na AMAZON
Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 22º livro lido em 2023 e foi a HQ Tina: Respeito (Fefê Torquato). Na minha fase de ler HQ's, peguei essa que comprei na CCXP e estava animadíssima para ler porque meu filho leu e me garantiu que eu amaria.
A HQ nos traz como protagonista a Tina com um tema muito sério na trama: o assédio. A grande maioria dos brasileiros cresceu lendo os gibis da Turma da Mônica. As histórias de Mauricio de Sousa chegaram à casa de muitas pessoas. Por isso foi tão importante ver um tema urgente como esse - algo que muitas de nós já vivemos – chegar às HQs de um de seus personagens. No caso, Tina, que é da turma dos mais velhos, já na faculdade. É lindo ver nesse livro várias referências às fases vividas pela personagem nos gibis – quem lembra dela hippie usando calça boca de sino?
A história de Tina – Respeito, criada em aquarela por Fefê Torquato para o selo Graphic MSP, mostra a vida de Tina recém-formada trabalhando na redação de um jornal, seu maior sonho. Aparecem Pipa, Zecão e Rolo, além de novos personagens, como o chefe que a assedia, sua mãe e sua amiga Kátia. Toda essa turma ainda cria espaço para outros temas como acolhimento, sexualidade, racismo e aceitação do corpo. É uma história urgente, que nos faz pensar sobre todos os abusos sofridos por nós, mulheres. Ler tudo isso nas páginas de um livro da turma mais famosa do Brasil é importantíssimo.
Para quem não sabe, o selo Graphic MSP é editado por Sidney Gusman e reúne releituras de personagens da Turma da Mônica feitas por quadrinistas brasileiros como Bianca Pinheiro, Cris Eiko, Lu Cafaggi e Cris Peter. O mais legal é que, assim como Tina, os livros trazem também histórias protagonizadas por personagens secundários que amamos como Jeremias e Louco, HQs que já li e indico.
Enfim, foi uma leitura ótima que eu indico para todos os públicos.
Um pouco sobre a autora: Fernanda Melendres, mais conhecida como Fefê Torquato (Imbituba, 8 de agosto de 1983) é uma quadrinista e ilustradora brasileira. Começou a trabalhar com ilustração em 2010 e com quadrinhos em 2014.
Alguns de seus trabalhos:
- Tina: Respeito
- Gata Garota
- Estranhos