Ficha Técnica:
Nome: Desencantada
Autora: Carina Rissi
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 476
Ano de Lançamento: 2018
ISBN: 978-85-7686-461-5
Editora: Verus
Como mencionei na resenha de “Prometida” que você pode conferir AQUI, não via a necessidade de uma continuação da série Perdida, mas não pude resistir a conhecer “Desencantada”, o quinto livro. A protagonista é Valentina, amiga de Eliza (protagonista do livro anterior e irmã de Ian Clarke). A história narrada por ela se passa em 1835, Valentina vive com o pai e a madrasta e tem relacionamento difícil com ela e sofre pela falta de atenção do pai.
“Um erro nunca fica realmente para trás. É disso que todos somos feitos. É o que nos torna humanos. É o que torna a vida tão preciosa.” – página 226
Ao contrário das moças de sua idade, Valentina é corajosa e atrevida, não deseja se casar e sabe que não é uma princesa encantada. Ao procurar um presente para o pai, conhece o capitão Leon Navas de forma inusitada ao disputar a caixa de charutos com ele. Leon tem uma história obscura em seu passado com a ex- noiva, o que gera desconfiança dos habitantes da cidade.
“O amor nasce sem fazer alarde, sem levantar suspeitas, domina o peito e tudo o que se abriga ali, fincando raízes profundas, impossíveis de cortar. O coração não tem escolha, exceto fazer o que sabe melhor: amar. Essa é a diferença. Os seres humanos criam regras. O amor não obedece a nenhuma. Não vê impossibilidades, posição social, gênero, religião, nada”. – página 401.
A aproximação entre ele e Valentina é bem previsível e uma situação engraçada os faz noivos. O fato de Leon ser espanhol e chamá-la de sirena (sereia), que por acaso também é título de uma música de uma dupla que eu amo (Sin Bandera), ganhou pontos comigo. Manteiga, o cachorro de Valentina, gera momentos divertidos e de lealdade incondicional, assim como a relação de amor e proteção da protagonista com o irmão Félix.
Um incidente com Valentina durante o passeio de barco muda o rumo da história, já que ela se transforma em Dominique para tentar descobrir o responsável pelo ocorrido e enfrenta momentos complicados e perigosos no processo. Os momentos em que Leon descreve o sofrimento por ela são dramáticos e bem descritivos. Reconheço que gostei mais de Leon do que da própria Valentina, ele é sincero e direto em todos os momentos, demonstra suas opiniões e sentimentos de forma bem detalhada e descritiva, sem deixar de proteger e apoiar aqueles com quem se importa.
Um conflito envolvendo o pai de Valentina e segredos de família não me prendeu, assim como um fato fantasioso com Valentina também é bem desnecessário. Me pareceu que ambos foram escritos para alongar a história de quase 500 páginas, mas que poderia ter menos de trezentas se fossem considerados somente os fatos realmente relevantes para mim.
Apesar disso, devo ressaltar a importância da conclusão do ocorrido com Adelaide (citada em “Prometida”) e o final fofo, que demonstra amor incondicional, além da importância da liberdade e poder fazer as próprias escolhas. Homossexualidade é abordada de forma delicada e a impunidade devido a classe social e ao dinheiro também está presente, como alerta de que isso acontece desde aquela época. Um encontro com os outros personagens da série e a ligação entre eles acrescenta à leitura, gostei bastante de “rever” Sofia, Ian, Eliza e Lucas.
Mesmo tendo ficado encantada com Leon Navas, sua postura e atitudes, recomendo o livro somente para fãs de Carina Rissi ou da Série Perdida, pois na minha opinião, a série poderia ter terminado no terceiro livro (“Destinado”), com o ponto de vista de Ian Clarke.
Um pouco sobre a autora: Carina Rissi é uma leitora voraz, sempre lê a última página de um livro antes de comprá-lo e tem um fascínio inexplicável pelo tema “amores impossíveis”. Vê nas obras de Jane Austen uma fonte de inspiração. Quando se desgruda dos livros – tanto dos que lê quanto dos que escreve –, Carina se diverte assistindo a comédias românticas ao lado da família e planejando viagens a lugares exóticos que não conhecerá tão cedo, devido ao seu pavor de avião. Nasceu em Ariranha, interior de São Paulo, onde mora atualmente com o marido e a filha. Carina já vendeu mais de 400 mil exemplares e teve seus livros publicados em Portugal, na Rússia, na Ucrânia e na Itália. Seus livros publicados são:
- Perdida
- Encontrada
- Destinado
- Prometida
- Desencantada
- Quando a Noite Cai
- Procura-se Um Marido
- Mentira Perfeita
- No Mundo da Luna
- No Mundo da Luna: a Entrevista
- Menino Veneno
- O Livro dos Vilões
Oi Ivi!
ResponderExcluirEu amo os livros da Carina Rissi e Perdida é um dos meus favoritos, mas acho que essa série já deu o que tinha que dar desde Encontrada e por isso não fiz muita questão de ler Desencantada assim que foi lançado (na verdade ainda nem o comprei), ainda mais por ser sobre uma personagem por quem tenho menos apego. Uma pena saber que a trama tem mais páginas do que o necessário por conta das situações acrescentadas, ao menos o par romântico é um bom personagem e imagino que isso tenha criado um contrapeso.
De qualquer forma pretendo ler Desencantada em algum momento, mais por desencargo de consciência mesmo.
Beijos!
Olá!
ResponderExcluirAcho que serei ainda mais radical que você, não precisava ser série e sim ter ficado em duologia mesmo. Infelizmente não tenho vontade mais de realizar essas leituras, acho os livros extensos demais e bem chatos.
Gosto das outras tramas da autora, por isso essa dica passo.
Beijos!
Camila de Moraes
Nunca li nada da autora. E olha que sempre vejo os leitores falando muito bem de suas obras.
ResponderExcluirDesencantada é um livro que gostaria de ler. Adoro romances onde as mocinhas são além do tempo delas ♥ Apesar dos contratempos que você mencionou que não precisavam estar no livro, a história parece-me bonitinha.. Vai que agora dou uma chance a autora né?
Oi Ivi! Eu nunca li nada da Carina, e pra ser sincera, não tenho muito interesse.. Apesar de gostar muito de romances de época, e de fantasia, acho que ela peca um pouco em misturar os dois elementos sem muito limite.. Muita gente elogia, e não sei se nessa história exitem esses elementos, mas eu não tenho tanta vontade de ler assim.. Obrigada pela dica!
ResponderExcluirBjoxx ~ www.stalker-literaria.com
Oi, Kelly!
ResponderExcluirAndo meio cansada desses livros com mais de 500 páginas que poderiam ter bem menos se não tivesse tanta coisa a mais >< Mas gosto do estilo de escrita da Carina, ela consegue fazer com que acompanhemos suas histórias sem nem perceber. (e super concordo, poderia ter parado no terceiro livro)
Beijos!
Oi, Kelly.
ResponderExcluirEu li apenas o primeiro livro dessa série e isso foi há muuuito tempo. Para você ter uma ideia, minha edição é aquela primeira da Baraúna, antes da Carina Rissi se tornar um grande sucesso!! Rs... (Sim, sou velha! Rs)
Por mais que eu tenha amado o Perdida, nunca encontrei tempo para ler os livros seguintes... Talvez por ter passado tanto tempo acreditando que aquele era um livro único... Sei lá!! Até tenho os outros e quem sabe um dia me anime...
beijos
Camis - blog Leitora Compulsiva
Oii Kelly, tudo bem? Da Carina eu li apenas o "Perdida" até agora e amei o livro! Achei leve, divertido e muito envolvente. Não li os outros da série ainda, e nem sei se tenho interesse no momento, mas se o fizer vai ser apenas do segundo e terceiro. Gostei muito da sua resenha!
ResponderExcluirBeijos
Também achei que a autora poderia ter parado bem antes, tanto finalizei Destinado há anos e demorei ir atrás dos outros. Mas gosto da escrita dela de paixão e tenho quase todos os livros.
ResponderExcluirOlá, Kelly!
ResponderExcluirConfesso que não fiquei interessada na história, embora a série Perdida esteja entre os meus livros desejados. E tenho medo de também pensar como você e achar que ela prolongou desnecessariamente a série.
Mas algo que amei foi à menção ao Sin Bandera!!!! Como amo essa banda! Se não me engano, eles se separaram há alguns anos, mas o Noel segue me apaixonando com suas músicas! Me encantam! É difícil escolher uma preferida, mas sinto profundamente a música No Te Pertenece que ele gravou com o Luis Fonsi (minha paixão).
Da Carina Rissi só li No Mundo da Luna e gostei muito! Tenho Quando a Noite Cai, mas ainda não tive oportunidade de ler.
Bjs!
oie!
ResponderExcluirEu preciso continuar a minha leitura com os livros da Carina. Ainda faltam dois livros para eu ler, e estou pensando seriamente em ler desde o primeiro livro da série novamente, pois é uma autora que vale a pena a leitura.
Bjks!
Histórias sem Fim
Olá Kelly!!!
ResponderExcluirEu sou uma das fãs incondicionais de Carina e acho que por isso fiquei encantada que ela trouxe a série de "Perdida" *-*
Apesar que concordo com o fato do primeiro livro não precisar de uma continuação, mas mesmo assim não deixo de deixar de amar um pouquinho mais da história.
Amei a resenha e admito que esse ainda é um livro dela que estou louca pra ler, pois quero saber mais da protagonista *-*
lereliterario.blogspot.com
Ainda não li nada de escrito por essa autora. Mas sempre vejo por aí o pessoal falando o mesmo sobre essa série que poderia ter parado em seu terceiro volume com maestria. De vez em quando acontece isso mesmo, os volumes seguintes de uma série embora nos encante não nos agrade tanto. Pretendo começar a ler os livros da Carina, mas começarei pelos que não fazem parte de série, leio séries demais já. Bexus @prefirolercomcalma
ResponderExcluirOlá, tudo bem Kelly?
ResponderExcluirEu (Yvens) já li algumas resenhas super positivas sobre desencantada, mas confesso que esse não é um livro que me desperta muito interesse. Achei interessante você recomendar apenas para quem curte a escrita da Carina e confesso que mesmo lendo outras resenhas desse livro eu não sabia que era uma série.
Abraço!
Oi tudo bem? Você acredita que não conheço ainda a escrita da Carina? Pois é, eu acho que os livros dela não me chamaram a atenção, mas sempre escuto coisas boas sobre suas obras, vou tentar a todo custo esse ano, ler algum livro dela. Parabéns pela resenha, obrigado pela dica, bjs!
ResponderExcluirOlá Kelly,
ResponderExcluireu iniciei o primeiro livro dessa série a bastante tempo e embora tenha até gostado da escrita e das abordagens tive que interromper a leitura e priorizar outro livros, desde então não tive a oportunidade de retomá-lo, inclusive quero. Como não li quase nada e conheço bem pouco da história e dos personagens, fico bem receosa com esse tanto de livro que não são nada pequenos, por isso pretendo ler o primeiro e ver se o interesse pelos outros surge no processo. Gostei da sua resenha e levarei os pontos positivos em consideração quando chegar a hora de decidir fazer ou não essa leitura.
Abraços!
Nosso Mundo Literário
Oi Kelly, eu li todos os livros da coleção Perdida, até porque estou no último livro e, achei q os 3 últimos livros foram simplesmente uma surpresa pra mim de ter outros personagens narrando a história! Não acho que devia ter somente Perdida e Encontrada, eu sei que estou um pouco atrasada mas é isso kkk
ResponderExcluirabraços