The Congress of Rough Riders (John Boyne)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Ficha Técnica:

Nome Original: The Congress of Rough Riders  
Autor: John Boyne
País de Origem: Irlanda
Número de Páginas: 392 
Ano de Lançamento: 201
ISBN-13: 9780753813829
Editora: Phoenix
SKOOB | GOODREADS | Compre na AMAZON

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do quinto livro lido em 2023 e foi The Congress of Rough Riders (John Boyne). Com a meta de ler 12 livros que não sejam escritos em português no ano de 2023 e querendo zerar todas as obras publicadas do meu autor favorito, tirei este livro da estante que eu ganhei em 2014 e nunca li porque acreditava que seria lançado no Brasil.


O livro nos traz William, bisneto do lendário Buffalo Bill, um americano que no século XIX ficou conhecido por ter matado uma quantidade notória de búfalos. Buffalo Bill chamava-se William Cody, existiu de fato e o autor cria uma história romanceada do cowboy enquanto o bisneto alimenta a curiosidade de saber quem ele foi enquanto procura no mundo um lugar para si mesmo. Entre estes dois personagens de mesmo nome, existe o Isaac, pai do William contemporâneo, com suas próprias frustrações e sonhos e uma relação delicada com o filho.

A narrativa leve e em algumas vezes bem-humorada desenvolve o Buffalo Bill, mesclando fatos reais e sua trajetória enquanto um típico homem do campo, com a maioria das características vistas em personagens assim em filmes de velho oeste, inclusive com a dominação violenta branca sobre os indígenas que ainda tentavam viver na região. Há também o desenvolvimento do William contemporâneo, desejando se tornar um escritor, passando pelo jornalismo e se realizando no campo profissional, chegando a entrevistar celebridades e políticos muito influentes. Em comum entre os dois homens há a necessidade de amar e ser amado, algo quase universal na natureza humana.


A leitura foi prazerosa e leve até o final do livro, quando sua conclusão me comoveu em função da baixa de alguns personagens que eu havia me afeiçoado durante a leitura.

Este livro foi publicado originalmente em 2001 e embora suas histórias tenham amadurecido ao longo do tempo, é fácil encontrar nas entrelinhas os motivos que me fazem amar tanto a escrita do John Boyne. Ele humaniza seus personagens sem passar pano para suas fraquezas e consegue colocar cor nos tons frios da dor ao mesmo tempo que insere seriedade às alegrias, justificando-as ou talvez, validando-as.



Eu adorei ler mais um livro do autor e embora o idioma não me seja íntimo totalmente, foi algo desafiador e a história se encorpava de forma tão orgânica que não senti o peso da dificuldade.

Eu adorei!!!



Um pouco sobre o autor:
John Boyne nasceu na Irlanda em 30 de abril de 1971, foi professor de inglês em instituições importantes no Reino Unido, mas foi na escrita que se encontrou como profissional. 

Seus livros publicados no Brasil são:

    • O Menino do Pijama Listrado
    • O Garoto do Convés
    • O Palácio de Inverno
    • Noah Foge de Casa
    • O Pacifista
    • O Ladrão do Tempo
    • Tormento
    • A Coisa Terrível Que Aconteceu com Barbaby Brocket
    • Fique Onde Você Está e Então Corra
    • Dia de Folga (Conto)
    • A Casa Assombrada
    • Uma História de Solidão
    • O Menino no Alto da Montanha
    • As Fúrias Invisíveis do Coração
    • Uma Escada Para o Céu

Mais sobre o autor AQUI
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.