20

Harry Potter e o Prisioneiro de Azcaban (J. K. Rowling)

Ficha Técnica:
Nome Original: Harry Potter and the Prisoner of Azkaban
Autora: J. K. Rowling
Tradução: Lia Wyler
País de Origem: Inglaterra
Número de Páginas: 318
Ano de Lançamento: 1998
ISBN-13: 9788532527868
Editora: Rocco

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 78º livro lido em 2016 e foi Harry Potter e o Prisioneiro de Azcaban (J. K. Rowling). Seguindo com o meu projeto pessoal de ler a saga mais popular do universo, comecei a ler este volume, muito empolgada. Parte porque a leitura do livro anterior havia sido ótima e, parte porque muitas pessoas me falaram que este é o melhor livro da série.

O livro inicia com Harry Potter de férias na casa dos tios e outra vez, sofrendo com o convívio complicado. Os dias passam lentamente e ele não consegue realizar suas tarefas de férias porque todo seu material escolar está trancado. Os problemas ficam ainda  mais sérios quando uma tia vem visitar e Harry perde a paciência com ela, em função dos comentários horríveis que ela faz dos seus pais. Harry acaba usando magia e indo embora da casa dos tios, antes das férias acabarem.


Neste momento, uma notícia começa a ser ouvida, sobre um prisioneiro muito perigoso que está foragido da prisão. Sirius Black é o criminoso e tem uma ligação muito séria com Harry, porque ele estava cumprindo pena por ter assassinado Lilian e Thiago, os pais dele, mesmo sendo o melhor amigo e padrinho de Harry.

O livro então irá se desenvolver em proteger Hogwarts do Sirius Black, mantendo Harry o mais longe possível dele, enquanto uma série de aventuras se desenvolve em sub-histórias muito consistentes e cheias de aventuras. Neste livro, conhecemos o professor Lupin e vemos Hagrid iniciar suas aulas, com uma dose de confusão em função do chatinho do Draco. Temos ainda a Hermione usando um recurso muito inteligente para assistir muitas aulas e claro, Rony sendo o melhor amigo de sempre. Além é claro, do surgimento do Mapa do Maroto, que é uma das coisas mais originais que já li na vida.


O livro é cheio de detalhes interessantes e envolventes. Sirius Black já havia me conquistado no filme, mas no livro, ele ocupou o meu coração de uma mentira poderosa e eu consegui entender os motivos pelos quais muitos fãs da série, elegeram este livro como um dos favoritos. 

Preciso deixar claro aqui, no entanto, que a leitura só não foi ainda mais proveitosa, porque fiz através daquela edição de colecionador de capa branca. Infelizmente a encadernação destes livros é muito apertada, as páginas são muito finas e brancas, e em vários mementos, a leitura se deu de forma desconfortável. Não o suficiente para me fazer desistir, mas confesso que não foi fácil. Entendi que edição de colecionador não deve ser usada para leitura (?) e sim, apenas contemplada na estante.

No demais, o livro foi fascinante. Detalhes ricos e o amadurecimento dos personagens já é sentido facilmente conforme a aventura vai se descortinando página por página. 

Mais uma vez, fiquei com aquela sensação de que perdi um tempo valioso da vida em não ter lido este livro antes, porque realmente adorei a trama deste volume. Mais uma vez, comecei a ler com o meu filho, porém desta vez não fizemos um capítulo por dia, porque os capítulos deste livro são bem grandes, e por lermos juntos apenas a noite, a leitura se deu de forma mais lenta, mas a experiência de ler com ele, está sendo mágica e muito íntima.


Quem ainda não leu e acha que sabe tudo do universo de Harry Potter porque assistiu os filmes, está equivocado. Os livros têm se mostrado para mim, mais interessantes, completos, envolventes e muito bem desenvolvidos.

Eu adorei!!!


Um pouco sobre a autora: J.K.Rowling, é uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter, e de três outros pequenos livros relacionados a Harry Potter. Seus livros, traduzidos para 64 línguas, venderam mais de 450 milhões de cópias pelo mundo todo, e renderam à autora por volta de 576 milhões de libras, mais ou menos 1 bilhão de dólares, segundo estimativa da Forbes em fevereiro de 2004, tornando-a a primeira pessoa a tornar-se bilionária (em dólares) escrevendo livros. Seus livros publicados no Brasil são:

1997 Harry Potter e a Pedra Filosofal
1998 Harry Potter e a Câmara Secreta
1999 Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
2000 Harry Potter e o Cálice de Fogo
2001 Animais Fantásticos e Onde Habitam
2001 Quadribol Através dos Séculos
2003 Harry Potter e a Ordem da Fênix
2005 Harry Potter e o Enigma do Príncipe
2007 Harry Potter e as Relíquias da Morte
2008 Os Contos de Beedle, O Bardo
2012 Morte Súbita
2013 O Chamado do Cuco
2014 O Bicho da Seda
2015 Vocação para o Mal
2016 Harry Potter e a Criança Amaldiçoada
Comentários
20 Comentários

20 comentários:

  1. Olá
    Eu, apesar de gostar de Harry, sou bem poser quando vai se falar bem aprofundado kkk. Eu nunca li nenhum dos livros dessa mulher, mas assisti todos os seus filmes, inclusive a da biografia dela que confesso ter curtido bastante. Quando as infinitas edições que a Rocco tem, eu prefiro a nova edição, mesmo sabendo que a editora é famosa por quebrar lombada rsrs. Adorei a resenha, até para conhecer mais sobre a história. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Ivi sou apaixonada por essa séries HP sempre em meu coração, a forma como a autora conduz os livros sem se perder, nos encantando com tanta magia, amo amo, adoro esse volume Sirius é uma das gratas surpresas da série, e como ele cuidou de Harry é uma de suas qualidade. Eu ainda não tenho essa edição, mas pretendo comprar. beijos e ótima resenha.

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ivi
    Assim como você, também acho que perdi bastante tempo por não ler esse livro e agora acompanhando a série, estou amando! Esse volume é realmente incrível e posso dizer que amei demais o Sirius. O Lupin também me conquistou bastante e adorei ver o Hagrid dando aulas. Uma pena a leitura não ter sido tão proveitosa assim para você por conta da edição colecionador, mas realmente é um livro maravilhoso!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Adorei poder conferir suas considerações a respeito desse livro. Os livros são muito interessantes mesmo né, especialmente por conta de cada detalhe e a gente sempre acaba encontrando algo diferente. Particularmente, esse entra na lista dos favoritos dentre a série, e sou bem suspeita em comentar sobre.. mas sempre recomendo muito! Sirius é um ótimo personagens, mas todos são, não é mesmo?! Essa questão da edição para colecionador pode mesmo dificultar a leitura, e isso é uma pena..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oi. Eu sou suspeita pra falar porque eu amo essa série. É nostálgica porque me lembra infância e parte de minha adolescência, ou seja, cresci com esse bruxinho. Realmente os filmes não fazem jus embora tenha gostado deles. Sobre essa obra em especial foi um.dos livros que mais gostei. Gosto de Sirius e chorei horrores no final, só não chorei tanto quanto no livro 6, mas ai vou deixar você ler. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Ivi!
    Eu nunca tive vontade de ler essa séria, mas como meu filho começou a aprender a ler e escrever estou querendo muito fazer a leitura com ele. Acho que ela vai chamar a atenção e quero muito inseri-lo a leitura. Adorei saber que o livro é tão bom e vou comprar os livros em breve.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Ainda não li nenhuma obra da série, mas fico feliz que você tenha iniciado e que esteja gostando. Também já ouvi falar que esse é o melhor livro da série e adorei saber que não te decepcionou em nada, sendo bem construído.
    Sem contar que acho lindo você e seu filho lerem juntos!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ivi, tudo bem?
    Eu morro de vontade de conhecer essa série, e acredite se quiser, mal vi os filmes. E fico contente em saber que eles se diferem bastante dos livros, assim posso conhecer os personagens de uma maneira diferente. Já li um livro da autora, "O chamado do cuco" e gostei muito, já adquiri os outros dois livros e logo pretendo ler. É uma pena que a edição do livro não é boa e nem agradável para a leitura, certamente irei adquirir outra edição da série quando comprar. Estou curiosa para saber o porquê desse livro ser o mais favoritado entre os fãs.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ivi. Eu acho essa coleção tão linda <3
    Embora eu seja uma grande fã dos filmes do HP, eu ainda não consegui ler os livros. Na verdade, eu li o primeiro e por já ter visto o filme eu não consegui prosseguir com a leitura, mas pretendo ler todos os volumes logo porque tenho certeza de que se eu passar da fase inicial de estranhamento eu vou me apaixonar. Esse é um dos meus filmes preferidos e pelo que você falou na resenha sei que se tornará um dos meus livros também.

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu confesso que so li a serie ate aqui! :) E amei tmabem! :) Considero, sim, que este e o melhor ate agora, pela reviravolta reforçada no final! :) Ainda que segunda não fique quase nada atras...

    Sim, realmente o Sirius Black encanta e conquista os leitores pela reviravolta também... Lembro-me de teres dito que não querias ler HP porque não se adequava ao teu tipo de leitura.. Nossa, ainda bem que estas a a gostar assim! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ivi. Tudo bem?
    Nossa, eu adorei relembrar de Harry Potter com você. Eu já li todos os livros da série e já faz um tempinho - na época em que a série estava no auge. Dos sete livros,confesso que esse é o meu favorito. E não imaginava que fosse de outras pessoas também. Adorei saber. Não sei, eu tive uma experiência sensacional com ele. Não sei o que aconteceu, mas amei lê-lo. Fico feliz que você esteja gostando da história. Espero que goste dos próximos livros também. Bem, eu tenho os livros daquela primeira versão, já vi essa que você tem mais, mas nunca peguei para ver de perto. É uma pena que o livro não seja bem diagramado. Quando você diz que livros de colecionar não foram feitos para ler, me deixa um pouco desconfortável, pois tem muitos livros que são coleção de colecionador e, às vezes, é mais agradável de ler do que as edições normais. Tenho muito essa experiência com os livros da Darkside. Eles são lindo, mas também dão muito prazer de ler. Talvez, a diagramação dessa edição foi um pouco infeliz. Obrigado por me fazer lembrar dessa história incrível.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá Ivi,
    É tão bom ler uma resenha que fala de uma forma tão apaixonante assim. Sirius é meu personagem favorito da série e fiquei contente por saber que ele te conquistou.
    Li os livros nesse mesmo exemplar e não senti dificuldade durante a leitura, mas acho que era porque estava ávida demais para concluir a leitura.
    Espero que os próximos livro continuem te agradando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Ivi, tudo bem?
    Acho que sou a única pessoa da face da Terra que não leu a série ainda! já vi os filmes e sou apaixonada, mas nunca parei para ler os livros. Gostei de ver que eles trouxeram grandes pensamentos para você e tenho certeza que são muito completos, gostei do seu projeto e vou tentar ler a série no ano que vem :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Ivi, tudo bem? Eu já perdi as contas de quantas vezes eu li e reli os livros do Harry Potter. É uma história incrível cheia de detalhes que nos prendem do início ao fim. O prisioneiro de Azkaban realmente è um dos melhores livros da série e que me fez chorar.
    Adorei poder relembrar desse livro por aqui.
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Nem falo nada de Harry Potter viu. No início do ano falei que faria um projeto de leitura, estamos em outubro e até agora nada. E pelo jeito não irei conseguir esse ano. Mas ver o seu post me fez lembrar dessa promessa, irei tentar com todo afinco cumprí-la.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem? Acredita que não li nenhum livro de Harry Potter? Uma vergonha, mas é verdade. Prometi que esse final de ano leria, mas não vai ser possível, mesmo assim ano que vem ta ai já. Fico feliz que a leitura desse volume tenha sido fascinante pra você e eu não duvido disso, uma obra como essa desperta muita coisa no leitor, cheia de detalhes interessantes fica ainda mais instigador. Eu preciso ler e tô prometendo até aqui que vou ler ano que vem todos os volumes hihi Ótima resenha, como sempre muito bem escrita. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Fico muito feliz com esse projeto, é muito bom ver alguém curtindo tanto algo que marcou tanto minha infância. Não é meu livro preferido da série, mas o filme com certeza é um deles, aquela cena do patrono no lago é (na minha opinião) uma das mais legais. Também não sou muito fã dessa edição, acho que a editora poderia ter caprichado um pouco mais. Beijos

    Luana

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li e nem vi algo sobre Harry Potter e apesar de todos os elogios que a história recebe, eu confesso que não tenho muita curiosidade. Acredito que eu gostaria da história, mas não pretendo ler no momento. No entanto, gostei de ler suas impressões, especialmente ler sobre essa edição que eu não compraria kkkk

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Já tentei esse projeto de ler a saga kkk mas pense em como me dá preguiça, não sei porque mas sou uma leitora um tanto esquisita, dificilmente gosto de ler livros que possuem continuação, são raros que me instigam a ter essa dedicação de ler os proximos, enfim, os filmes de Harry Potter são ótimos, eu imagino o livro que como você mesmo disse é rico em detalhes, tentarei seguir seu exemplo e ler a saga inteira kkk otima indicação ;*

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Ai, eu sou bem suspeito pra falar de Hp porque eu amo demais! Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban é o meu livro menos favorito e foi um dos que eu mais demorei para ler da serie. Eu estou morrendo de saudades da serie, acho que vou organizar uma maratona hehe.
    Aproveite a leitura!!!

    Beijos!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014