O Que Resta de Nós (Virginie Grimaldi)

sábado, 30 de setembro de 2023

Ficha Técnica:

Nome Original: Il nous restera ça
Autora: Virginie Grimaldi
País de Origem: França
Tradução: 
Número de Páginas: 272
Ano de Lançamento: 2023
ISBN-13: 9782213717081
Editora: Tag Inéditos
SKOOB | GOODREADS | Compre na AMAZON

Oi gente que ama livro, hoje venho com a resenha do 76º livro lido em 2023 e foi O Que Resta de Nós (Virginie Grimaldi). Este livro veio pela Tag Inéditos e já adianto que não esperava nada deste livro e ele entregou tudo e mais um pouco.

Esta história nos traz três personagens importantes,  Jeanne, Theo e Iris. Jeanne uma senhora de idade avançada que perdeu o marido em função de um ataque cardíaco fulminante. Eles se amaram a vida inteira e infelizmente nunca conseguiram ter um filho, porém isso não diminuiu o respeito e o amor que nutriam um pelo outro. Theo, um aprendiz de confeitaria que viveu grande parte da sua vida em abrigos para crianças abandonadas, decide que seu futuro será diferente e que ele será um homem de bem e honesto. E a Iris, uma mulher de trinta e poucos anos que não fala muito do seu passado, mas que está fugindo de algo.


Essas três pessoas se encontram quando Jeanne, agora viúva, decide alugar um dos quartos do apartamento grande que vive. Iris e Theo estão desesperados por um teto e Jeanne decide alugar para os dois. A partir daí vamos descobrindo quem são estas pessoas e a cada nova página, nos afeiçoando intensamente por eles.

O livro traz temas muito sensíveis e sérios. Do abandono parental, a relacionamentos abusivos. Ainda que trate cada tema de forma muito enxuta, não é leviano ao abordar essas situações com os personagens e assim, entendemos que cada um traz sua bagagem emocional e social e embora eles sejam muito distintos entre si, a história nos mostra que o encontro humano, o acolhimento e a necessidade de um lugar de pertencimento, é inerente a todos nós.


A família que eles não esperavam, mas que precisavam.

Essa é a frase perfeita para descrever a história linda de Jeanne, Theo e Iris. Três pessoas totalmente diferentes, passando por momentos difíceis, mas que conseguiram se curar juntos.

Uma história que aborda assuntos pesados, de uma forma leve e sensível. Um enredo que desenrola de uma forma natural e realista. Sem muitos exageros, mas apenas a vida como ela é.

Um encontro improvável, que uniu pessoas quebradas, e juntos conseguiram colocar as peças no lugar. Uma amizade e um laço lindo que se criou, de uma forma gentil e real.

A escritora conseguiu me comover em vários momentos, alguns deles de alegria porque o livro tem uma história dramática, mas não pesa no melodrama, inclusive existem diálogos muito leves e orgânicos no enredo. 


Este livro aqueceu meu coração de diversas formas e se tornou um favorito do ano pelo equilíbrio entre a seriedade dos temas e a leveza que eles nos foram apresentados.

A conclusão é belíssima e ao desenvolver esta resenha, me emociono em lembrar da narrativa pela qual terei sempre carinho.

Amei!


Um pouco sobre a autora:
Virginie Grimaldi nasceu em Bordeaux, França, em 1977. Publicou seu primeiro romance em 2015, e na sequência, escreveu mais cinco livros que foram sucesso de vendas em diversos países. Em 2019, ela tornou-se a terceira escritora mais lida na França. 

Seus livros publicados no Brasil: 

O Que Resta De Nós
As pequenas alegrias
Tempo de reacender estrelas
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.