Louco: Fuga (Rogério Coelho)

sexta-feira, 10 de março de 2023


FICHA TÉCNICA

Nome original: Louco: Fuga
Texto e arte: Rogério Coelho
País de origem: Brasil
Número de páginas: 84
Ano de Lançamento: 2015
ISBN-13: 9788542602890
Editora: Panini
SKOOB | GOODREADS | Compre na Amazon

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 21º livro lido em 2023 e foi a HQ Louco: Fuga (Rogério Coelho). Desde que me aventurei pelas HQs no ano passado, meu interesse por mais leituras assim aumentou muito. Escolhi essa por ver muita gente elogiando a obra e também porque o protagonista é um dos meus personagens favoritos do universo do Maurício de Sousa.
A HQ nos traz Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, ou melhor, o Louco, que quando criança conheceu um pássaro misterioso e especial. Desde então, ele tem a missão de impedir que a ave seja aprisionada pelos guardiões do silêncio, nem que para isso precise viajar pelas mais diversas histórias e conhecer uma turminha diferente.


O Louco é o mais imprevisível personagem da Turma da Mônica, costumeiramente protagonista de aventuras insólitas. Essa característica é mantida, numa trama cheia de metáforas, metalinguagem e homenagens.

Desde criança, ele se vê envolvido com um misterioso pássaro que está sendo caçado pelos guardiões do silêncio. Nessa duradoura luta para fugir de seus perseguidores, o Louco enfrenta diversos desafios e algumas vezes falha, sendo obrigado a invadir o domínio inimigo para libertar a ave.

Vale pontuar os dois momentos da trama em que isso acontece: o primeiro, quando o personagem ainda era uma criança e a ação de soltar o pássaro o leva a vislumbrar a criação dos personagens da Turma da Mônica.


No segundo momento, o fato é relacionado à expansão do estúdio de Mauricio de Sousa, com os surgimentos de Turma da Mônica Jovem, Chico Bento Moço, da trilogia MSP 50 e das Graphics MSP.

A metáfora é clara e apropriada. O pássaro representa a imaginação e força criativa de todos nós, que, quando libertas, são capazes de criar coisas incríveis. Já os guardiões do silêncio são as adversidades que nos limitam, sejam elas autoimpostas ou criadas por terceiros.

Tudo isso é complementado pela magnífica arte de Rogério Coelho, um ilustrador de mão cheia, que não economiza no serviço e extrapola as características da narrativa visual dos quadrinhos.

Em vários momentos, Rogério joga a leitura para o sentido horizontal com o uso de páginas duplas (até a capa é assim) que servem à trama e não como um chamariz, além de brincar com o fato de o Louco “pular” de um quadro para o outro, viajando entre as diferentes histórias e versões das criações de Mauricio de Sousa.

Página após página, o autor brinda o leitor com alguns dos mais belos desenhos publicados, dignos de serem emolduradas e pendurados na parede (se isso não destruísse a revista).

No final, fica a importante mensagem para deixar sua mente livre e dar asas à imaginação. Asas como as de um pássaro, que voa alto e canta feliz quando escapa da gaiola.

Eu amei demais!!!


Um pouco sobre o autor:
Rogério Coelho é um autor e ilustrador brasileiro que trabalha principalmente com ilustrações de livros infantis e histórias em quadrinhos. Ganhou o Troféu HQ Mix de melhor desenhista pelo trabalho em Louco: Fuga e o Prêmio Jabuti de melhor ilustração de livro infantil ou juvenil pela obra O Barco dos Sonhos.

Alguns de seus trabalhos no Brasil e no mundo:

  • Louco: Fuga
  • Boat of Dreams
  • One Earth
  • Books Do Not Have Wings
  • Roof Octopus
  • Une Seule Terre
  • A Loira e Eu
  • You Be You: Sepia Edition
  • A Flurry of Worry
  • Go with the Flow
  • Roof Octopus: Read Along or Enhanced eBook
  • In My Neighborhood

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.