O Avesso da Pele (Jefferson Tenório)

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Ficha Técnica:
Nome Original: O Avesso da Pele
Autor: Jefferson Tenório 
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 194 
Ano de Lançamento: 2020 
ISBN-13: 9788535933390
Editora: Companhia das Letras

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 91º livro lido em 2021 e foi O Avesso da Pele (Jefferson Tenório). Essa foi a minha quarta escolha para a TBR especial de novembro em função da consciência negra e um dos livros que eu estava mais empolgada para ler em função dos elogios generosos que tem recebido por todos os leitores e pela crítica.

O livro nos traz o Pedro, que é um jovem negro e estuda arquitetura. Seus pais, Martha e Henrique, também negros viveram uma relação conturbada até o dia que se separaram e Pedro passou a ter menos contato com seu pai. A relação com a mãe não é das melhores e, apesar da distância do pai, sempre se remete a ele com muito afeto. É Pedro quem nos narra sua história, na verdade, nos narra a história de seus pais e, através dela, insere a sua.

Em “O Avesso da Pele” o autor faz um resgate afetuoso das memórias afetivas dessa família através da percepção de Pedro, que precisa ir ao enterro do pai e resgatar suas coisas no apartamento em que morava. Isso acontece já nas primeiras páginas do livro e seu desenvolvimento se dá em como foi essa relação.

Com esse resgate, o narrador nos conta sobre a infância difícil de seus pais, das privações que passaram e também da tomada de consciência deles sobre sua raça e a cor de sua pele. É Henrique, pai de Pedro, que faz com que ele também tenha consciência disso.

No livro são abordadas diversas formas de racismo nas estruturas familiares, estatais e educacionais, entre outras. O que me chamou atenção na narrativa é que apesar de trazer conceitos sobre raça e classe no texto e tratá-los de forma bem didática e acessível, o autor não faz de seu livro uma aula. Ele está mais preocupado nas questões subjetivas e como essas questões atingem os personagens.

A análise mais profunda em O Avesso da Pele não se prende ao conceito do racismo estrutural e todas as suas nuances, mas em como afeta cada um dos personagens do livro. É o avesso da pele que interessa ao autor.

Há muitas referências a obras de arte, literatura e música produzidas por artistas negras e negros ao longo da história. É absolutamente linda a passagem em que Henrique, professor de escola pública consegue prender a atenção de seus alunos discutindo a obra “Crime e Castigo” de Dostoiévski.

O livro tem um final comovente e melancólico, a jornada de leitura foi uma experiência maravilhosa para mim e saí dela de forma diferente de como entrei. Enquanto escrevo esta resenha, este livro é um dos finalistas do prêmio Jabuti, o maior prêmio literário do nosso país e eu fico na torcida para que ganhe, porque sem dúvida, foi um dos melhores que li nesse ano.

Adorei!!!


Um pouco sobre o autor:
Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e atua como professor de língua e literatura na rede pública de ensino de Porto Alegre. Em entrevistas, o autor relata que o seu amor pela literatura surgiu depois dos 20 anos. Hoje, ele se orgulha de ter uma biblioteca em casa. As leituras que mais moldaram a sua carreira foram Dom Quixote de la Mancha, Quarto de Despejo e textos filosóficos de Freud.

Alguns de seus livros publicados são:

    • O Avesso da Pele
    • O Beijo na Parede
    • Estela sem Deus
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

45 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Resenhas

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Filmes

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.