Grown Ups (Marian Keyes)

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

FICHA TÉCNICA
Nome original: Grown Ups
Autora: Marian Keys
País de origem: Irlanda
Número de páginas: 656
Ano de Lançamento: 2020
ISBN13: 9780718179748
Editora: Penguin

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 77º livro lido em 2021 e foi Grown Ups (Marian Keyes). O último livro inédito da autora que li foi em 2018 e como ela é uma das minhas autoras favoritas, estava sedenta por ler seu último lançamento lá fora e sem a expectativa da publicação dele no Brasil, comprei o meu exemplar em inglês e me desafiei a ler este calhamaço.

O livro é iniciado com o jantar de aniversário de Johnny em que toda a família está presente. Essa família é enorme, são três irmãos e seus casamentos variados, filhos e famílias. O aniversariante da noite, Johnny é o segundo marido da usina de energia que é Jessie, com dois filhos de seu casamento anterior e três com Johnny. Ela é a bem-sucedida da família, com seu exótico negócio de mercearia e é quem financia as reuniões familiares que estão no cerne deste romance, pois a família é a coisa mais importante para ela. Temos o simpático Ed casado com sua amada Cara, que trabalha no Ardglass Hotel e lida com clientes difíceis. Eles têm dois filhos. O outro membro importante deste clã é o bajulador e desprezível Liam que acaba de se casar com a espirituosa, humanitária e compassiva Nell de cabelo rosa, que trabalha como cenógrafa de teatro. Liam tem dois filhos de seu casamento anterior com Paige.


Nosso foco será em Cara, que sofre por um ferimento na cabeça com uma concussão recente e a consequência disso é que nesta noite de comemoração ela começa a contar todos os segredos dos outros membros da família, abalando e constrangendo todos que estão no evento. A princípio, este ferimento na cabeça de Cara não nos desperta curiosidade, porém após essa confusão no jantar, a narrativa do livro volta a seis meses antes daquela noite e acompanhamos os principais adultos da trama e como Cara conseguiu o tal ferimento. Esse é o tenso fio condutor deste enredo, que aborda um tema sério e delicado, mesclado ao bom humor e a leveza da escrita da Marian Keyes.

O passado inclui reuniões de família que vão da comemoração de um domingo de páscoa, agitadas celebrações do aniversário de casamento dos terríveis pais de Johnny, Ed e Liam, o aniversário de Jessie, a humilhação e as risadas em um fim de semana misterioso no trabalho de Cara e férias da família na Toscana. Ficamos sabendo da baixa autoestima e cegueira de Jessie quando se trata de se preparar para o futuro de seu negócio, a maioridade de Ferdia, Nell lamentando sua decisão de se casar rápido demais sem realmente conhecer Liam, a desconfiança da família do marido morto de Jessie e o distúrbio alimentar de Cara que luta para se manter em um padrão absurdo e ao mesmo tempo, esconder de todo mundo o que acontece com ela.


Às vezes o universo conspira e você se pega lendo o livro certo na hora certa e foi o que aconteceu com essa leitura. Marian Keyes me mergulhou na vida e nos tempos da Família Casey e me fez sentir a angústia dos problemas da vida de qualquer adulto, bem como me fez sorrir em diversas vezes em função de seu humor ágil e assertivo.

Este não é um livro para todos. Para começar, é um livro grande que pode testar a paciência de alguns leitores. No entanto, se você estiver no estado de espírito e humor corretos, é provável que Marian Keyes faça sua mágica usual e o atraia facilmente para o drama, a intriga e as alegrias desta família. Eles são disfuncionais, alguns são tóxicos, outros muito ingênuos, mas a autora desenvolve cada um de forma a humanizar suas dores e tornar suas imperfeições identificáveis com as nossas. Em uma página, seus olhos podem arder ao ver a agonia de uma situação extrema e na outra, você poderá gargalhar em função da veia cômica maravilhosa que essa autora insere em suas histórias. Existem decisões mal pensadas e tudo o que acontece com os adultos negociando suas vidas com os erros que cometem, os sentimentos e questões que orientam suas ações e comportamentos e as consequências disso. 

Apesar das mais de seiscentas páginas em inglês, li o livro de forma rápida e amei cada arco, cada temática e me lembrei as razões que fazem de Marian Keyes mandar na minha estante. Ler um livro novo da(o) nossa(o) autora(o) favorita(o) é como reencontrar o amor da sua vida depois de uma longa separação e ambos descobrirem que ficar juntos agora, é a melhor decisão para todo o universo. Foi exatamente assim que me senti ao ler este livro.


A melhor parte é que este livro será lançado no Brasil e já está em pré-venda, então se você gosta de uma história madura que insere problemas reais e se permite rir das próprias desgraças, este livro foi feito para você.

Eu adorei demais!


Um pouco sobre a autora:
Marian Keyes é uma escritora irlandesa. Nasceu em Limerick, em 10 de setembro de 1963. Ela já vendeu mais de 22 milhões de exemplares no mundo todo, que foram traduzidos para 32 idiomas. 

Os livros dela publicados no Brasil são:

Melancia 
Férias! 
Sushi 
Casório?! 
É Agora... ou Nunca 
Los Angeles 
Um Bestseller pra Chamar de Meu 
Tem Alguém Aí? 
Cheio de Charme
A Estrela Mais Brilhante do Céu 
Chá de Sumiço 
Mamãe Walsh 
A Mulher Que Roubou A Minha Vida 
Dando Um Tempo
Adultos
Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Oi Ivi!
    Já ouvi falar dessa autora, mas não lembro de ler algum livro dela, fiquei curiosa sobre esse livro, ainda bem que já vai ser lançado aqui. Todo esse envolvimento familiar desde segredos e revelações adoro e no decorrer ainda ficar sabendo mais sobre os personagens é maravilhoso, vou anotar a dica e esperar quando for lançado, parabéns pela resenha me deixou completamente animada para ler, bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivi.

    Você acredita que não conheço a escrita da Marian Keyes? Tem muito tempo eu comprei o livro Melancia. Por indicação de uma amiga. Acabei emprestando para minha tia e nunca mais o livro retornou. Fiquei com muita curiosidade de ler essa história que você resenhou. Principalmente por causa da confusão no jantar, já anotei sua dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem? Ah, não conhecia o livro mas achei bem interessante a premissa. Imagina só numa reunião de família expor todos os segredos? Creio que muita gente ficou em maus lençóis. Agora fiquei curiosa para saber tudo o que aconteceu nesses seis meses. Adoro narrativa que intercala presente x passado. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Olá Ivi, tudo bom?
    Fiquei bem curiosa para dar uma chance a esse livro da autora! Eu gosto muito de livros que tratam de dificuldades reais da vida adulta, de problemas familiares... e já me sinto pronta para ler essa reunião de família que acabou em torta de climão rs
    Vou esperar uma promoção desse livro e dar uma nova chance a escrita da autora ♥
    Adorei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir

Ivi Campos

45 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Resenhas

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Filmes

Twitter

Filmes

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.