11.6.21

A Assinatura de Todas as Coisas (Elizabeth Gilbert)

FICHA TÉCNICA
Nome original: The Signature of All Things
Autora: Elizabeth Gilbert
Tradução: Débora Landsberg
País de origem: Estados Unidos
Número de páginas: 520
Ano de Lançamento: 2013
ISBN13: 9780670024858
Editora: Alfaguara

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 39º livro lido em 2021 e foi A Assinatura de Todas as Coisas (Elizabeth Gilbert). Depois da experiência perfeita com Cidade das Garotas da mesma autora, investi em todos os seus livros publicados no Brasil e parti para esta leitura com muitas expectativas.

O livro nos traz a jornada de vida da brilhante Alma Whittaker. Porém, muito mais do que conhecer sua história, também conheceremos grande parte da história de seu pai, Henry Whittaker, nascido em Londres, de origem humilde, mas que sempre lutou e fez de tudo para crescer na vida. Logo no início do livro descobrimos como um jovem humilde como Henry foi capaz de viajar por todo o mundo e aos poucos construir sua fama e fortuna. Nem sempre suas estratégias foram honestas ou limpas, mas, ainda assim, ele construiu seu nome e constituiu sua família ao ir para os Estados Unidos.


Na América, Henry Whittaker estabelece seu império dentro da botânica e a filha Alma Whittaker nasce no ano de 1800. Graças a condição financeira, inteligência e formação dos pais, Alma recebeu a melhor educação possível. Ela esteve em contato com coisas novas desde muito pequena, seus pais a encorajavam a conhecer, descobrir e a não parar de pensar até que entendesse muito bem os assuntos fora de seu alcance. Dessa forma, quando já era uma moça formada, Alma conhecia todo o tipo de informações, estava familiarizada com todos os termos de botânica e além disso, entendia muito bem latim, grego e holandês, entre outras línguas. Alma tinha acesso irrestrito a uma vasta biblioteca, foi capaz de conhecer e compreender os estudos de diversos estudiosos, além de ter tido a chance de trocar ideias com muitos nomes importantes. Alma era extremamente inteligente, mas infelizmente muito solitária em sua vida. Impedidos de terem mais filhos, os pais adotam a linda Prudence quando Alma ainda é criança e ela ganha uma irmã  extremamente diferente dela em muitos aspectos.

O livro se desenvolve na jornada de vida de Alma e na sua busca constante de conhecimento, mas, ao mesmo tempo, em sua carência de amar e ser amada. Os pais a amavam intensamente e apoiavam suas decisões e escolhas, porém sempre deixaram claro que ela não era uma moça bonita ou elegante como as outras garotas da sociedade. Alma sabia que se viesse a se casar, não seria por amor, uma vez que nenhum rapaz se interessava por ela. Ela se apaixonou algumas vezes e sofreu severas decepções, mas sempre via a vida com um olhar inteligente e resignado. Diferente de sua condição acadêmica que a direcionou a estudar, se aprofundar em suas pesquisas e viajar pelo mundo para coletar mais informações.


A Assinatura de Todas as Coisas é maravilhoso e instigante de um modo diferente. Para a criação desse livro a autora realizou uma pesquisa gigantesca, o que só nos mostra o carinho e cuidado dela ao elaborar essa história. Nós somos agraciados com todos os tipos de informações e acreditem quando digo que essas informações não se limitam apenas às plantas, flores ou musgos, vão além disso e nos contam como eram os costumes da época, como essa ou aquela religião era pregada, como eram as construções, as viagens de navio e a lista só cresce. Elizabeth Gilbert se preocupou em elaborar uma história palpável, onde as informações apresentadas fossem reais e corretas. Esses detalhes tornam a trama ainda mais maravilhosa, pois todas as informações estão muito bem amarradas, intimamente ligadas com a história de cada personagem, com a época em que viviam, tornando tudo ainda mais fascinante.

Os personagens também merecem grande destaque. Eles são totalmente humanos, honestos e corretos com sua própria natureza e tomam atitudes ligadas com o que acreditam. A autora foi capaz de nos mostrar ações espelhadas em nós mesmos, nos apresenta escolhas possíveis, reações e sentimentos que provavelmente já observamos se não em nossas próprias vidas, talvez nas vidas de pessoas próximas a nós. Isso torna o livro muito dinâmico porque embora Alma seja uma personagem da ficção, tudo ao seu redor é real, o que dá consistência à trama.


Temos uma história original, diferente e muito bem escrita, com uma protagonista forte que por estar longe da perfeição é tão fácil se identificar com seus desejos e sonhos.

Mais uma vez a autora me deixou mais que satisfeita. O livro é maravilhoso e lamento que suas obras não sejam mais divulgadas no Brasil porque acredito que arrebatariam mais leitores como eu, que sempre sou arrebatada por sua criatividade.

Adorei!!!


Um pouco sobre a autora:
Elizabeth Gilbert Lambiasi nasceu em 18 de julho de 1969 e é uma americana romancista, ensaísta, escritora de contos, biógrafa e memorialista. Alguns de seus livros publicados no Brasil são:
    • Comer, Rezar e Amar
    • Comprometida
    • Sobre Homens e Lagostas
    • Peregrinos
    • O Último Homem Americano
    • A Assinatura de Todas as Coisas
    • Grande Magia – Vida Criativa sem Medo
    • Cidade das Garotas

4 comentários:

  1. Oi Ivi!!

    Nossa, eu nunca tinha ouvido falar sobre esse livro muito menos da autora, mas parece ser eatamente o tipo de livro que eu leria, estou surpresa por nunca ter ouvido falar.

    Adorei saber a sua opinião sobre a história e já tô aqui procurando pra eu ler. Adorei!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivi!

    Adorei conhecer este livro através da sua opinião, eu conhecia apenas o livro Comer, rezar amar da autora. Ainda mais por ter mencionado que é uma história original e diferente de apreciar. A vida de Alma parece que contém dramas humanos com reflexões importantes para os leitores. Vou tentar adquirir o mais rápido possível assim vou conhecer a escrita da autora.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi, tudo bem? Gente que edição mais linda! E esse título? Me deixou bem curiosa. Incrível a autora ter feito um trabalho tão intenso de pesquisa. Para criar uma história tão profunda e cheia de detalhes. Fiquei imaginando toda a jornada dos personagens para alcançar tudo o que queriam. Amei demais suas considerações. Sou bem como você, quando gosto de uma autora quero ler tudo dela. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Oiie!!! Nao conhecia o livro, fiquei bastante curiosa pela história, realmente parece ser um livro maravilhoso, vou procurar saber mais da autora que tbm não conhecia

    ResponderExcluir