19.4.21

A Troca (Beth O’Leary)

FICHA TÉCNICA
Nome original: The Switch
Autora: Beth O'Leary
Tradução: Ana Rodrigues
País de origem: Inglaterra
Número de páginas: 352
Ano de Lançamento: 2020
ISBN-13: 9786555600438
Editora: Intrínseca

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 24º livro lido em 2021 e foi A Troca (Beth O’Leary). Depois da perfeita primeira experiência com a autora através do Teto Para Dois, eu parti para esta leitura muito animada em encontrar outro romance leve e divertido com personagens tridimensionais.

O livro nos traz Leena, obrigada a tirar dois meses de férias após estragar uma grande apresentação de trabalho e que passa por muitas situações delicadas em sua vida: relação estremecida com a mãe, relacionamento romântico que não a contempla em muitos aspectos e o mais difícil de tudo, o luto pela irmã que morreu de câncer há um ano. Junto a Leena, conhecemos Eileen, sua avó de 79 anos que acabou de ficar solteira após o marido ir embora com a professora de dança do casal. Apesar da decepção com o ex-marido, ela ainda quer ter um novo amor e mesmo com a idade avançada, sabe que pode e merece ser amada outra vez.

Quando Leena decide passar seus dois meses de folga na casa de Eileen que mora em um vilarejo em Yorkshire, interior da Inglaterra, as duas decidem trocar de casa por esse tempo. Leena ficará na casa da avó e seguirá sua rotina de aposentada com algumas atividades pitorescas a realizar e Eillen vai morar no apartamento de Leena em Londres. Com o auxílio de uma amiga de Leena, ela se cadastra em um aplicativo de encontros e começa seu novo projeto: se apaixonar outra vez. Essa troca não será apenas de casas ou cidades, mas também de celulares, computadores, amigos e rotinas. Uma jornada que fará com que as duas se redescubram.

As duas protagonistas são rodeadas de personagens bem desenvolvidos e interessantes, o que as torna ainda mais carismáticas já que a interação com esses personagens destacará os pontos positivos de cada uma, assim como os defeitos, o que as humaniza de forma leve e envolvente. Leena reavaliará o que de fato merece sua atenção na vida, bem como tentará reconstruir o seu relacionamento com a mãe e se descobrirá apaixonada por outro homem.

Na populosa e badalada Londres, Eileen se vê em um primeiro momento assustada com a agitação, porém faz novos amigos, aprende a lidar com a tecnologia da modernidade, se abre para viver um novo amor e nada disso é automático ou frenético. Tudo no seu tempo e de maneira natural, dando credibilidade a narrativa que em momento algum perde o fôlego.



A Troca é um livro extremamente fofo, em que a autora conseguiu abordar a importância do amor em qualquer idade, assim como se reencontrar. Com esta mesma leveza, nos faz refletir sobre o fim dos relacionamentos que acreditávamos ser para a vida inteira e nos comove quando o tema do luto é inserido com sensibilidade na trama. 

Tanto o clima do interior vivido por Leena ou a efervescência da capital são descritos de forma que valorizemos cada realidade e torçamos sem parar pelas duas mulheres que mesmo com vidas e objetivos tão distantes estão ligadas uma a outra pelo vínculo indestrutível da confiança e empatia.

Minha expectativa com o livro era alta e ele cumpriu com o que prometeu, trazendo leveza, bom humor, romance e duas personagens originais, que mesmo com temáticas parecidas a qualquer mulher do mundo, nos ganham nos detalhes que as tornam inesquecíveis.


Adorei a leitura e com certeza sou incapaz de dizer qual dos dois livros da autora que mais gostei. Enquanto penso sobre isso, aguardo a adaptação cinematográfica do livro que já se encontra em pré-produção.

Enfim, adorei!!!


Um pouco sobre a autora:
Beth O'Leary estudou Inglês na universidade antes de começar a trabalhar com publicações infantis. Ela vive o mais perto possível do campo, sem se afastar muito de Londres e escreveu Teto Para Dois durante as viagens de trem para o trabalho. Atualmente, ela se dedica em tempo integral à escrita e, se não estiver trabalhando, você a encontrará em algum lugar com um livro, uma xícara de chá e vários casaquinhos de lã (qualquer que seja o tempo). Seus livros publicados no Brasil são:
  • Teto Para Dois
  • A Troca

6 comentários:

  1. Só pela sua resenha eu já estou imaginando a confusão que a senhoria vai arruma nesse procura por namorado dela, além de parecer que a autora tem um tom leve, mas que vamos passar por altos e baixos, pelas temas que ela aborda.

    www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivi, sua linda, tudo bem?
    Essa leveza da história é tudo o que estou precisando no momento. Muitos estão elogiando o livro, e eu acho super interessante esse enredo em que uma troca de lugares dá uma sacudida nas vidas delas, que com novas perspectivas acabam se reencontrando. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Adorei saber que mais uma vez a autora não te decepcionou! Eu só tenho ouvido elogios para suas obras, e sua resenha me deixou ainda mais animada em tentar ler algo dela. A Troca tem tudo para me conquistar, e sendo um romance fofo, curto ainda mais. Ótima fotos e resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi!!

    Ai eu tenho muita vontade de ler os livros dessa mulher, todo mundo que lê diz que é perfeito e que ela nunca decepciona, quero muito conhecer a escrita dela! Esse eu acho super bacana que tem uma personagem idosa, não me lembro de ter lido um livro desse genero com uma personagem assim. Adorei sua resenha!!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada da autora, mas fiquei super interessada nesse livro. Fiquei curiosa para saber como tudo se desenrola, como será uma vivendo a vida da outra. Costumo gostar de livros e filmes que trazem esse tipo de enredo. Com certeza vou cogitar ler esse livro :)

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem ?
    Eu achei a idéia central do livro incrível, algo bem diferentee do que sempre vemos por aí.
    Fico feliz que a leitura tenha te atraído e suprido suas expectativas.
    Adorei a resenha e anotei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir