22.1.21

Friends Forever – Aquele Sobre os Episódios (Gary Susman, Jeannine Dillon e Bryan Cairns)

Ficha Técnica:
Nome Original: Friends Forever – The One About the Episodes
Autores: Gary Susman, Jeannine Dillon e Bryan Cairns
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: 
Número de Páginas: 260
Ano de Lançamento: 2020
ISBN-13: 9788581745329
Editora: Belas Letras

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 3º livro lido em 2021 e foi Friends Forever – Aquele Sobre os Episódios (Gary Susman, Jeannine Dillon e Bryan Cairns). Desde o lançamento do livro eu estava extremamente ansiosa para ter o meu exemplar porque amo apaixonantemente, porém o livro chegou ao Brasil com um preço para lá de abusivo de R$ 150,00 na época e eu esperava pacientemente uma promoção, até que ganhei de presente de natal e meu momento de ter e ler o livro chegou.

O livro traz detalhes e curiosidades sobre o seriado, bem como toda pré-produção, escolha do elenco, figurino e cenários em que por dez anos foram produzidos os episódios de uma das séries mais populares e inesquecíveis da televisão mundial. Organizados por capítulos intitulados pelas temporadas, temos acesso a detalhes que podem ter passado desapercebidos para o espectador e com isso, o livro nos aproxima de um programa que sempre morará no coração do fã.


A edição é linda e traz fotografias maravilhosas, além de uma diagramação dinâmica e bem-feita, porém, existem muitos erros de revisão e de conteúdo. A tradução é de chorar, parece que jogaram o texto em um aplicativo de tradução, copiaram, colaram e mandaram para a gráfica. Muita coisa fica sem referência, mal desenvolvida, com termos que nunca vi no Brasil nem no seriado. A tradução é quase literal, com frases sem sentido e verbos conjugados em tempos e pessoas errados. Os erros vão além da parte técnica, já que existem trechos em que ao executar alguma ação, o nome dos personagens está errado. Como já assisti a série várias vezes, é notória a falta de cuidado que a edição teve, poderiam ao menos solicitar que um fã lesse para conferir se fazia sentido. Existem problemas também de português, mais de uma vez encontrei erros de gramática, mostrando desconhecer a diferença entre "a fim" e "afim" e do uso dos 4 "porquês”.


Ainda assim, a leitura foi divertida. Ler sobre os episódios que me fazem rir até hoje foi interessante e a experiência me trouxe alegria.

Ao contrário do que a maioria dos fãs dizem, Friends não é uma série atemporal. Não envelheceu bem, muitas de suas piadas datadas, o objeto de humor de vários episódios são são legais e as entrevistas inseridas no livro mostram que os roteiristas e diretores sabem disso. Um exemplo é o fato do pai do Chandler ser transgênero e isso ser sempre fruto de humor, assim como o machismo do Ross e a gordofobia de todos os personagens, todos citados como erros que não seriam repetidos nos dias atuais.


De qualquer forma, Friends mora no meu coração e como fã da produção e de todos os principais atores, fiquei feliz em ter o livro na estante ao lado dos DVDs do seriado.


Um pouco sobre os autores: 

Gary Susman cobriu TV e cultura pop para veículos como People, Rolling Stone, Moviefone, CNN, MSNBC, Vanity Fair, Time, Guardian, Chicago Sun-Times e Village Voice. Já foi escritor sênior na Entertainment Weekly, onde escreveu uma coluna sobre Friends durante seu período inicial. É coautor do livro LIFE 75 Years: The Very Best of LIFE. Ele entrevistou dois do sexteto de Friends e inúmeros atores convidados. Mora com a esposa em Denver, Colorado. Ele pensa que é um Chandler, mas definitivamente é um Ross.

Jeannine Dillon é escritora, blogueira e editora best-seller. Publicou muitos livros em sua carreira editorial, incluindo Cyanide & Happiness, Color Me Calm e Burning Man: Art on Fire. Foi indicada pela Publishers Weekly como Star Watch e está trabalhando em uma série de ficção para jovens adultos. Seu episódio preferido de Friends é “Aquele com todas as resoluções” (temporada 5, episódio 11) porque não há nada mais engraçado do que Ross tentando puxar as calças de couro. Ela mora em Nova York.

Bryan Cairns é jornalista de entretenimento cujo trabalho aparece em várias publicações como a revista Sci Fi, Lost: The Official Magazine, revista SFX, The Walking Dead: The Official Magazine, Dog Fancy, Huffington Post Canada, SYFY WIRE e CRB. Alguns dos livros nos quais já trabalhou incluem Fantastic 4: The Making of the Movie e Firefly: The Official Campanion. Entrevistou centenas de celebridades, incluindo Hugh Jackman, Rachel McAdams, Dwayne Johnson e Ryan Reynolds – sem mencionar os criadores de Friends Marta Kauffman e David Crane, além do designer de produção, John Shaffner, para este livro. Mora em Toronto, Ontário.

2 comentários:

  1. Oie,
    Que pena que tiveram tantos erros :( não sabia da existência do livro e, como boa amante da série também, já tinha ficado curiosa haha e acho muito importante a discussão sobre como o comportamento dos personagens não envelheceu bem, apesar de sempre carregar um carinho por eles.

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivi!
    Se tem uma série que não canso de assistir é Friends. Nossa, acho que já vi mais de seis vezes todas as dez temporadas.
    Eu não sabia do lançamento desse livro. Eu quero!
    Beijokas

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir