23.12.20

Depois do Sim (Taylor Jenkins Reid)

Ficha Técnica:
Nome Original: After I Do
Autora:  Taylor Jenkins Reid
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Alexandre Boide
Número de Páginas: 320
Ano de Lançamento: 2020
ISBN-13: 9788584391592
Editora: Paralela

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 106º livro lido em 2020 e foi Depois do Sim (Taylor Jenkins Reid). Este livro chegou pra mim através da parceria com a Companhia das Letras pelo selo Paralela. Mas mesmo que o livro não tivesse sido enviado para mim, eu o compraria porque como 99,99% dos atuais leitores do mundo, estou totalmente viciada na escrita da autora,

O livro nos traz a Lauren e o Ryan. Eles se conheceram no primeiro ano da faculdade, aos 19 anos e se apaixonaram. Começaram a namorar e isso culminou em um compromisso sério, casando-os poucos anos depois. Sempre apaixonados e muito cúmplices, fizeram planos e tentaram viver de modo a fortalecer esse amor. Ab questão é que o livro começa 11 anos depois do momento em que eles começaram a namorar e agora o relacionamento está desgastado, não os faz mais feliz e eles acreditam que nãos e amam mais. Os dois vão tentando suportar um ao outro, ate que decidem se separar e Ryan sai de casa.


O livro é todo narrado sob a perspectiva de Lauren e entendemos tudo o que tinha em Ryan que a fascinava e a envolvia e ao mesmo tempo, vamos entendendo o que foi minando esse amor e admiração. Lauren tem um bom emprego, uma família unida e é uma mulher bonita e interessante e dessa forma, ela começa a viver a sua vida de forma que consiga superar a separação e entender que o relacionamento dela com Ryan teve seu começo, seu meio e seu fim.

Aqui temos um enredo que sabemos exatamente como terminará. No momento que li a sinopse eu já imaginava o final e tinha muita certeza que isso se confirmaria, porém, mesmo sabendo como a história será concluída, em nada a narrativa perdeu o brilho pra mim. A autora cria uma protagonista que se sustenta sozinha, mas, apesar disso, existe uma realidade ao seu redor que dá uma dinâmica maravilhosa ao livro. Lauren tem uma mãe forte que mesmo abandonada pelo marido com 3 filhos pra criar, não desmoreceu. Lauren e a irmã Rachel tem uma relação admirável de apoio e sinceridade. Rachel mesmo sendo uma personagem coadjuvante, é desenvolvida de forma a criar em nós um afeto por ela. Os demais personagens são assim, bem caracterizados e que somam muito a busca de Lauren por uma solução para o seu dilema atual, até o cachorro da família que rouba a cena sendo o melhor doguinho da literatura que li nos últimos tempos.


Como disse, eu já sabia o final pela própria sinopse e eu estava certa. O final imaginado se confirmou, mas além disso, as páginas finais me reservaram uma emoção inesperada que fizeram algumas lágrimas descerem pelo meu rosto. O livro não é dramático, ainda que o tema divórcio, seja realmente triste, mas eu fiquei bem comovida com uma despedida feita nas cenas finais da história.

Mais uma vez a autora me deixou mais que feliz com a leitura. Ela tem uma maneira de descrever um dia a dia comum, em algo próximo e crível o suficiente para entender que a situação de Lauren e Ryan poderia acontecer com a gente ou com qualquer conhecido próximo a nós e isso nos faz criar uma conexão co o enredo que nos impede de largar a leitura.


Enfim, adorei mais esta história escrita pela Taylor e sigo exaltando seu trabalho como uma das melhores escritoras da atualidade.

Amei!



Um pouco sobre a autora:
TAYLOR JENKINS REID é autora de vários romances de sucesso. Seus livros foram indicados como melhores livros de verão pela People, pela Cosmopolitan, pela Glamour, pelo Buzzfeed, pelo Goodreads e outros veículos. Ela mora em Los Angeles com o marido, a filha e o cachorro. Seus livros publicados no Brasil são:
    • Daisy Jones and The Six
    • Em Outra Vida, Talvez?
    • Os Sete Maridos de Evelyn Hugo
    • Amores Verdadeiros
    • Depois do Sim

Nenhum comentário:

Postar um comentário