11.11.20

A Convenção das Aves (Ransom Riggs)

Ficha Técnica:

Nome Original: The Conference of the Birds
Autor: Ransom Riggs
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Giu Alonso e Rayssa Galvão
Número de Páginas: 320
Ano de Lançamento: 2020
ISBN-13: 9780735231511
Editora: Intrínseca
SKOOB | GOODREADS | Compre na AMAZON 

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 87º livro lido em 2020 e foi A Convenção das Aves (Ransom Riggs), quinto volume da série O Lar da Srta. Peregrine, saga que amo apaixonadamente.

Essa resenha possui spoilers dos volumes anteriores da série.

O livro é a continuação direta do quarto volume O Mapa dos Dias, que iniciou um novo ciclo para as aventuras seguindo o desfecho de Biblioteca de Almas. A trama traz Jacob após partir sozinho para o resgate de Noor. Nessa busca, ele descobre que a menina faz parte de uma profecia e precisa se reencontrar com a poderosa e enigmática V. para tentar evitar o previsto apocalipse que destruirá tudo e todos.


O autor fez um ótimo trabalho ao dar um caminho totalmente novo à saga no volume anterior, deixando espaço para atualizar a trama para o momento atual, enquanto apresenta novos lugares e épocas entre as aventuras. Nesse livro, foca na ação, transformando-o em um volume mais dinâmico e mais enxuto do que o antecessor.


Por isso, a leitura é ainda mais fluida. Sem a necessidade de situar a trama no novo rumo tomado, o livro apresenta uma aventura rápida e constante, sem muito tempo para longas explicações, repassando ao leitor o mesmo sentimento que as situações causariam nos personagens.


A parte política do mundo dos peculiares que começou a ser apresentada nos acontecimentos do livro anterior é mais aprofundada nessa história, inserida em meio a momentos de ação. Dá a oportunidade de mostrar as Ymbrynes em seus momentos de glória, que iniciam os acontecimentos que servirão como desfecho da saga.

O livro termina em um cliffhanger enlouquecedor, com um trecho de ação muito bem escrito e que me causou uma euforia intensa. A Convenção das Aves deixa a familiar ansiedade para descobrir o que virá a seguir e termina em um momento crucial que certamente deixará o leitor aguardando impacientemente o lançamento do próximo volume. Próxima ao desfecho, a saga escrita por Riggs parece nunca perder a mão e sempre deixar um gosto de quero mais nos fãs.

Mais uma vez, me surpreendi com a trama e como o autor conseguiu manter a qualidade em todos os volumes, algo bem difícil de acontecer em uma série tão longa. Agora é esperar o próximo livro que chegará no Brasil em 2021.

Amei!!!


Um pouco sobre o autor:
Ransom Riggs cresceu na Flórida, mas agora reside na terra das crianças peculiares, Los Angeles. Ao longo da vida, formou-se no Kenyon College e na Escola de Cinema e TV da Universidade do Sul da Califórnia, além de fazer alguns curtas-metragens premiados. Nas horas vagas é blogueiro e repórter especializado em viagens. No Brasil, os seus livros publicados são:
    • O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares
    • A Cidade dos Etéreos
    • A Biblioteca de Almas
    • Contos Peculiares
    • Mapa dos Dias
    • A Convenção das Aves

Nenhum comentário:

Postar um comentário