13.11.19

A Paciente Silenciosa (Alex Michaelides)

Ficha Técnica:
Nome Original: The Silent Patient
Autor: Alex Michaelides
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Clóvis Marques
Número de Páginas: 350
Ano de Lançamento: 2019
ISBN-13: 9788501116437
Editora: Record

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 80º livro lido em 2019 e foi A Paciente Silenciosa (Alex Michaelides). De uns tempos para cá, eu me interesso cada vez mais por thrillers e livros de mistério. Depois de ouvir muitas pessoas falando bem deste livro, fiquei curiosa com o enredo.

O livro nos traz Alicia Berenson, uma pintora famosa, casada com um fotógrafo consagrado. Em uma noite, Alicia mata seu marido com cinco tiros. Mantida em um hospital psiquiátrico desde a noite do crime há sete anos, Alicia se recusa a dizer uma palavra sequer, até que o psicoterapeuta forense Theo Faber é contratado pela instituição em que Alicia vive. Já conhecendo o caso que foi noticiado com grande ênfase na época, ele acredita que será capaz de fazer Alicia falar. 

O livro então se desenvolve em Theo tentar se aproximar de Alicia dentro do hospital, porém descobre que ela sempre é altamente sedada por ser muito violenta com qualquer pessoa que se aproxime e inclusive já tentou o suicídio em algumas ocasiões. Theo então decide que precisa diminuir os medicamentos de Alicia para conseguir se aproximar dela de forma mais natural e  conseguir fazê-la falar.

O livro nos é contado através do ponto de vista do Theo, mas também temos acesso aos diários de Alicia antes do crime e então conhecemos sua rotina, suas motivações e como era a relação entre ela e o marido. Fora dos diários, temos Theo e toda a sua vida: como cresceu, como conheceu a esposa por quem é apaixonado e como decidiu se tornar um psicoterapeuta. Aos poucos, percebemos o quanto ele é carente e covarde, ainda que tente a todo momento se mostrar como um homem forte e bem resolvido com as suas escolhas. 

A escrita do Alex Michaelides é instigante e consegue passar muito bem todas as emoções da história. Conseguimos visualizar bem as cenas descritas e entender os sentimentos passados ao mesmo tempo que nossa curiosidade aumenta para o dia em que Alicia volte a falar e conte tudo o que aconteceu na noite do assassinato, já que de uma coisa temos certeza: ela tinha um casamento maravilhoso e o marido a amava intensamente.

Quando o ápice do suspense chega, a revelação final é muito bem conduzida e uma série de pistas deixadas pelo autor no decorrer da história começam a fazer muito sentido. Desvendar o mistério é realmente a base do livro e esse aspecto é executado muito bem. Eu fiquei realmente envolvida no mistério e queria muito saber porque Alicia Berenson matara o marido. Conforme o livro se aproximava do final, mais envolvida eu ficava na trama e nenhuma das hipóteses que eu levantei durante a leitura foram confirmadas no final, o que me surpreendeu e é sempre muito bom quando lemos um livro de suspense.

Um fato que me surpreendeu na história é conseguir equilibrar muito bem o mistério com o drama pessoal dos personagens. Para alguém que esteja procurando um enredo mais voltado para o mistério, o livro é uma excelente indicação, porém o desenvolvimento dos personagens também é intenso, o que traz para o enredo uma carga dramática muito forte. Eu gostei do livro conter trechos sobre o mistério e a infância complicada de Alicia assim como trechos sobre o passado difícil de Theo. Isso acrescentou, deu consistência aos personagens e mais peso para as revelações que o livro apresenta. 

No geral, A Paciente Silenciosa é uma história de mistério bem construída, com uma base emocional bastante forte. O livro tem uma história muito interessante, do tipo que é impossível de largar. A escrita do autor é muito boa e eu fiquei realmente impressionada de esse ser o livro de estreia dele. Com certeza ficarei atenta para notícias dos seus próximos trabalhos porque ele me impressionou muito nessa leitura.


Um pouco sobre o autor: Alex Michaelides nasceu no Chipre e é filho de pai greco-cipriota e mãe inglesa, Ele estudou Literatura inglesa na Universidade de Cambridge e fez pós em Roteiro de Cinema no American Film Institute, em Los Angeles. A Paciente Silenciosa é o único livro dele publicado no Brasil.

5 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu não costumava ler livros do gênero, mas no momento estou lendo um e amando. Vejo falarem super bem desse livro, então é claro que sou doida para lê-lo. Adorei tua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oii!!

    Tudo bom!

    Gostei muito da sua resenha, confesso que não conhecia o livro e nem o autor, mas todo esse clima de suspense te encantou. Então, concluo que realmente o autor conseguiu usar as ferramentas literárias ao seu favor e consegue entregar o que promete: leitores ávidos para descobrir a razão dela ter matado o marido se eram tão felizes. Obrigada pela dica.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, amei conferir sua opinião sobre o livro. Já vi comentários super positivos sobre ele e também alguns negativos, mas estou super curiosa para ler esse livro e ver se o Theo vai conseguir descobrir alguma coisa.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li, mas estou super ansiosa para ler. Gostei dos comentários sobre o livro e p autor. Obgd 08/06/2020

    ResponderExcluir